Ford do Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ford do Brasil
Razão social Ford Motor Company Brasil Ltda.
Tipo Empresa de capital fechado
Slogan Go Further (Vá mais longe)
Indústria Automotiva
Gênero Subsidiária
Fundação 1919 (99 anos)
Sede São Bernardo do Campo, SP
Área(s) servida(s) Em todo o Brasil.
Locais Camaçari, BA
Taubaté, SP
Tatuí, SP
Proprietário(s) Ford
Presidente Lyle Watters
Empregados 14,596
Produtos Ford Ka, Ford Fiesta, Ford Focus, Ford Ecosport, Ford Fusion, Ford Courier, Ford Ranger, Ford Edge
Subsidiárias Troller
Faturamento Baixa US$5.41 bilhões (2012)
Website oficial www.ford.com.br

Ford do Brasil é a subsidiária brasileira da montadora estadunidense Ford. Fundada em 1919, a Ford do Brasil dedicou-se inicialmente à importação de veículos produzidos no exterior. Foi a segunda filial sul-americana da Ford, depois da Ford Argentina, e a primeira a se instalar no Brasil, inicialmente num armazém na rua Florêncio de Abreu, na cidade de São Paulo, mudando-se um ano depois para a Praça da República, até a inauguração, em 1921, de instalações especialmente projetadas para funcionarem como linha de montagem de veículos, na Rua Solon, no bairro do Bom Retiro. O automóvel Modelo T e o caminhão Modelo TT foram os primeiros veículos montados pela Ford no Brasil.

O primeiro automóvel lançado pela Ford do Brasil foi o Ford Galaxie 500 em abril de 1967, igual ao modelo norte-americano de 1966, exceto pela motorização, e era na época o mais moderno automóvel fabricado no Brasil. Ainda em 1967 a Ford do Brasil adquiriu o controle acionário da Willys Overland do Brasil, herdando então um projeto de carro médio que viria a ser lançado em 1968 depois de extensas modificações, o Ford Corcel. Nas décadas seguintes vieram o Corcel II, a Belina (perua), o Del Rey, e o Escort.

Em 2017, a Ford foi a quarta maior força no mercado automobilístico brasileiro.[1] Os principais modelos da Ford do Brasil são o Ford Fiesta, Ford EcoSport e o Ford Fusion, este último importado do México. A sede da montadora está localizada em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.[2]

Em março de 2008 a as concessionárias da Ford do Brasil representaram as marcas Jaguar e Land Rover para a Tata Motors.

Fábrica da Ford - Histórico[editar | editar código-fonte]

Fábrica da Ford em Bom Retiro - SP.

Até metade dos anos 1910 o Brasil e a América do Sul tinham uma dominância de veículos importados da Europa. Este cenário começou a mudar com o início da Primeira Guerra Mundial que praticamente paralisou a importação de automóveis daquele continente para o Brasil. A região já contava, desde 1913, com uma sucursal da Ford na Argentina (a primeira da América do Sul) com oficina e salão de vendas. Naquela época os veículos Ford Modelo T vinham para o território brasileiro importados por William T. Wright.

No ano de 1914 a pequena sucursal da Ford no país vizinho tornou-se uma filial industrial, o que abriria o caminho para alguns anos mais tarde ser viabilizada a construção da filial brasileira, em São Paulo.

Em 1919 a filial da Argentina transfere um capital de 25 mil dólares para o Brasil para a criação da Ford Motor Company brasileira, que daria seus primeiros passos em nosso país a partir de um pequeno depósito de dois andares na Rua Florêncio de Abreu, em São Paulo, onde iniciou-se a montagem de automóveis Modelo T e caminhões Modelo TT. A empresa tornou-se com isso a primeira fabricante de automóveis a se estabelecer em território nacional.

Prédio abandonado de uma antiga unidade da Ford do Brasil

No ano de 1920 o então Presidente da República, Epitácio Pessoa, dá autorização formal para o funcionamento das operações da Ford no Brasil que então deixa seu modesto depósito da Rua Florêncio de Abreu para um endereço maior, em antigo ringue de patinação na Praça da República. Nesta época aumenta a demanda dos brasileiros pelo Ford Modelo T e pelos caminhões da empresa, o que leva a empresa americana a iniciar a construção de sua primeira grande fábrica no país.

Com projeto do engenheiro americano B.R. Brown, o mesmo que projetou a fábrica da Ford em Highland Park, nos Estados Unidos, era inaugurada em 1921 a grande fábrica brasileira da Ford Motor Company em São Paulo,  na Rua Solon, bairro do Bom Retiro.

A inauguração desta fábrica permitiu a companhia expandir suas operações em território brasileiro como nunca e iniciar um período de prosperidade nos negócios realizados por aqui. Especialmente durante toda a década de 20 a predominância dos veículos da Ford nas ruas do país, sejam eles automóveis de passeio ou caminhões era gritante. No ano de 1923 a produção da fábrica da Rua Solon, com um time de 124 funcionários, atingia 4700 automóveis e 360 tratores por ano, um número bastante expressivo para aquela época.

No ano de 1927, visando a ampliação do parque industrial da Ford em São Paulo, a empresa adquire um terreno no bairro da Vila Prudente(1) para uma nova fábrica, que seria inaugurada em 1953.

A unidade da Vila Prudente foi desativada em 2001 e depois demolida para a construção de um shopping center.

A velha unidade da Ford chama atenção pelo seu tamanho, razoavelmente grande para a realidade brasileira de quase cem anos atrás. A extensão da fábrica se dá por boa parte da Rua Solon, desde a esquina da Rua Visconde de Taunay até o Viaduto Eng. Orlando Murgel.

Em 1967 foi inaugurada a unidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista.[2]

Veículos comercializados no Brasil[editar | editar código-fonte]

A Ford Brasil também possui uma linha de caminhões - Ford Caminhões - cujos produtos dividem-se entre a Série F e Linha Cargo e uma montadora de veículos off-road, a Troller, localizada na cidade de Horizonte, no Ceará.

Recalls no Brasil[editar | editar código-fonte]

Data de anúncio Problema Modelos afetados Causa Solução
25 de setembro de 2014[3] Cilindro de ignição pode girar sozinho Novo Ka Hatch (chassi F8121717 a F8128826) Defeito Troca do cilindro de ignição, da fechadura da porta do motorista, e das chaves principal e reserva

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]