Ford do Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ford do Brasil
Ford logo.svg
Slogan Ouse ir mais longe
Indústria Automobilística
Fundação 1919
Sede São Bernardo do Campo, SP
Proprietário(s) Ford
Empregados 14 mil
Sítio oficial www.ford.com.br

Ford do Brasil é a subsidiária brasileira da montadora estadunidense Ford. Fundada em 1919, a Ford do Brasil dedicou-se inicialmente à importação de veículos produzidos no exterior. Foi a segunda filial sul-americana da Ford, depois da Ford Argentina, e a primeira a se instalar no Brasil, inicialmente num armazém na Rua Florêncio de Abreu, em São Paulo, mudando-se um ano depois para a Praça da República, até a inauguração, em 1921, de instalações especialmente projetadas para funcionarem como linha de montagem de veículos, na Rua Solon, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo. O automóvel Ford Modelo T e o caminhão Modelo TT foram os primeiros veículos montados pela Ford no Brasil. 1953 A Ford completa 50 anos e a partir de uma divisão criada em 1951, a Ford Archives, foi possível documentar toda a rica história da Ford. Inaugurada a nova fábrica da Ford no Brasil, no bairro do Ipiranga (São Paulo). Montando automóveis americanos e europeus, caminhões, tratores e chassis de ônibus, foi a mais moderna instalação industrial automobilística da época. Humberto Monteiro assume o cargo de Gerente-Geral da Ford brasileira e foi um dos grandes entusiastas da produção nacional de veículos.

1954 Surge o Thunderbird no cenário da indústria automobilística e, rapidamente, se torna um clássico americano. Muitos são importados para o Brasil. Nas comemorações do 4° Centenário da Cidade de São Paulo, o stand da Ford no Parque do Ibirapuera apresenta o veículo, modelo 1955. Líder em pesquisa e desenvolvimento em segurança, a Ford Motor Company coloca em prática o seu 1º crash-test.

1955 As primeiras cabines de pick-ups e caminhões, feitas com aço de Volta Redonda, marcam o programa de nacionalização da produção da Ford no Brasil.


O primeiro automóvel lançado pela Ford do Brasil foi o Ford Galaxie 500 em abril de 1967, igual ao modelo norte-americano de 1966 exceto pela motorização, e era na época o mais moderno automóvel fabricado no Brasil. Ainda em 1967 a Ford do Brasil adquiriu o controle acionário da Willys Overland do Brasil, herdando então um projeto de carro médio que viria a ser lançado, depois de extensas modificações, como o Ford Corcel em 1968.

O maior sucesso da Ford no Brasil foi o automóvel Corcel II, introduzido em 1978.

Atualmente a Ford é a quarta maior força no mercado automobilístico brasileiro, sendo que a divisão latino americanalatinoamericana da Ford é a mais lucrativa da empresa. Os principais modelos da Ford do Brasil são o Ford Fiesta, Ford EcoSport e o Ford Fusion, este último importado do México.

Em Março de 2008 a Ford vendeu as marcas Jaguar e Land Rover para a Tata Motors.

Veículos comercializados no Brasil[editar | editar código-fonte]

A Ford Brasil também possui uma linha de caminhões - Ford Caminhões - cujos produtos dividem-se entre a Série F e Linha Cargo e uma montadora de veículos off-road, a Troller, localizada na cidade de Horizonte, no Ceará.

Recalls no Brasil[editar | editar código-fonte]

Data de anúncio Problema Modelos afetados Causa Solução
25 de setembro de 2014[1] Cilindro de ignição pode girar sozinho Novo Ka Hatch (chassi F8121717 a F8128826) Defeito Troca do cilindro de ignição, da fechadura da porta do motorista, e das chaves principal e reserva

Referências

  1. Novo Ka é chamado para recall no mesmo mês de lançamento (em português) G1 (25 de setembro de 2014). Visitado em 26 de setembro de 2014.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]