MAN SE

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Clock underconstruction.png
Esta está sendo editada neste momento durante um curto período.
Por favor, não edite esta página enquanto esta mensagem estiver em exibição. O usuário que adicionou esta mensagem estará listado no histórico desta página. Se esta página não foi editada por vários dias, favor remover esta predefinição. Esta mensagem tem a intenção de ajudar a reduzir os conflitos de edição; favor remover este aviso entre sessões de edição para que outros possam editar a página.

Esta página foi editada pela última vez por 179.105.94.29 (D C) há 5 dias. (Recarregar)

MAN SE
Logo MAN.png
Tipo Societas Europaea
Indústria Automobilística
Sede Munique, Alemanha Alemanha
Locais Mundial
Empregados 55.903 (2014)
Produtos Autocarros, Caminhões e Motors
Accionistas Volkswagen
Sítio oficial www.man.eu
Foto de um autocarro produzido pela Maschinenfabrik Augsburg-Nürnberg em Viernheim, em Mannheim, na Alemanha

A MAN SE (Maschinenfabrik Augsburg-Nürnberg; Societas Europae) é uma empresa alemã que actua no sector do transporte. O Grupo MAN, com sede em Munique, é conhecido pela produção de autocarros e camiões, embora tenha outros campos de actividade tais como Motores Diesel[1] e Turbomaquinaria. O Volkswagen AG detém 75,28% com a maioria das ações ordinárias no grupo. MAN emprega 55.903 funcionários em todo o mundo (incluindo 32.309 na Alemanha), com vendas anuais de 14,3 bilhões de euros (2014), dos quais 80% no exterior.

A origem da empresa remonta ao ano de 1758 com a criação de uma das primeiras fábricas de ferro na região do Ruhr. Hoje, é líder europeia na produção de equipamentos técnicos e veículos industriais.

A empresa está a ampliar a sua presença no mercado, através de joint ventures e cooperação com companhias locais como na Índia, Polónia e Estados Unidos.

Foto de um autocarro de dois andares, em Hong Kong, na República Popular da China

A MAN está cotada no DAX e tem vindo a ganhar terreno no sector do transporte. Demonstrativo disto são numerosos prémios recebidos. Os títulos mais recentes são o de "Camião do Ano" (TGL) e "Autocarro do Ano" (Neoplan Starliner).

MAN em Portugal[editar | editar código-fonte]

Caminhão militar produzido pela MAN

A MAN em Portugal[2] é a filial portuguesa da Maschinenfabrik Augsburg-Nürnberg Nutzfahrzeuge AG. Desde a sua fundação, a 1 de Julho de 1998, não tem parado de se desenvolver. Depois de seis anos com sede em Avintes, a MAN Portugal mudou-se no dia 1 de Abril de 2004 para Lisboa.

MAN no Brasil[editar | editar código-fonte]

No final de 2008, a MAN Latin America adquiriu a divisão de caminhões da Volkswagen, com fábrica em Resende[3] e continua a utilizar a marca Volkswagen na sua linha de caminhões (Delivery, Worker e Constellation) e nos Volkswagen Volksbus. No início de 2011, iniciou a fabricação baseada nos modelos existentes na Europa. Os primeiros caminhões da MAN Brasil fabricados saíram no começo de 2010. A MAN Latin America produz uma linha completa[4] com mais de 40 modelos disponíveis comercializados em 30 países da América Latina, África e Oriente Médio.[5] [6]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre MAN SE

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.