MAN SE

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Clock underconstruction.png
Esta está sendo editada neste momento durante um curto período.
Por favor, não edite esta página enquanto esta mensagem estiver em exibição. O usuário que adicionou esta mensagem estará listado no histórico desta página. Se esta página não foi editada por vários dias, favor remover esta predefinição. Esta mensagem tem a intenção de ajudar a reduzir os conflitos de edição; favor remover este aviso entre sessões de edição para que outros possam editar a página.

Esta página foi editada pela última vez por 89.180.153.101 (D C) 52 dias atrás. (Recarregar)

MAN SE
Logo MAN.png
Tipo Societas Europaea
Indústria Automobilística
Sede Munique, Alemanha Alemanha
Locais Mundial
Empregados 55.903 (2014)
Produtos Autocarros, Caminhões e Motors
Accionistas Volkswagen
Sítio oficial www.man.eu
Foto de um autocarro produzido pela Maschinenfabrik Augsburg-Nürnberg em Viernheim, em Mannheim, na Alemanha

A MAN SE (Maschinenfabrik Augsburg-Nürnberg; Societas Europae) é uma empresa alemã que actua no sector do transporte. O Grupo MAN, com sede em Munique, é conhecido pela produção de autocarros e camiões, embora tenha outros campos de actividade tais como Motores Diesel[1] e Turbomaquinaria. O Volkswagen AG detém 75,28% com a maioria das ações ordinárias no grupo. MAN emprega 55.903 funcionários em todo o mundo (incluindo 32.309 na Alemanha), com vendas anuais de 14,3 bilhões de euros (2014), dos quais 80% no exterior.

A origem da empresa remonta ao ano de 1758 com a criação de uma das primeiras fábricas de ferro na região do Ruhr. Hoje, é líder europeia na produção de equipamentos técnicos e veículos industriais.

A empresa está a ampliar a sua presença no mercado, através de joint ventures e cooperação com companhias locais como na Índia, Polónia e Estados Unidos.

Foto de um autocarro de dois andares, em Hong Kong, na República Popular da China

A MAN está cotada no DAX e tem vindo a ganhar terreno no sector do transporte. Demonstrativo disto são numerosos prémios recebidos. Os títulos mais recentes são o de "Camião do Ano" (TGL) e "Autocarro do Ano" (Neoplan Starliner).

MAN em Portugal[editar | editar código-fonte]

Camião militar produzido pela MAN

A MAN em Portugal[2] é a filial portuguesa da Maschinenfabrik Augsburg-Nürnberg Nutzfahrzeuge AG. Desde a sua fundação, a 1 de Julho de 1998, não tem parado de se desenvolver. Depois de seis anos com sede em Avintes, a MAN Portugal mudou-se no dia 1 de Abril de 2004 para Lisboa.

MAN no Brasil[editar | editar código-fonte]

No final de 2008, a MAN Latin America adquiriu a divisão de caminhões da Volkswagen, com fábrica em Resende[3] e continua a utilizar a marca Volkswagen na sua linha de caminhões (Delivery, Worker e Constellation) e nos Volkswagen Volksbus. No início de 2011, iniciou a fabricação baseada nos modelos existentes na Europa. Os primeiros caminhões da MAN Brasil fabricados saíram no começo de 2010. A MAN Latin America produz uma linha completa[4] com mais de 40 modelos disponíveis comercializados em 30 países da América Latina, África e Oriente Médio.[5] [6]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre MAN SE

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.