The Walking Dead

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde janeiro de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
The Walking Dead 2010 logo.svg
The Walking Dead edição 1.jpg
Editora Image Comics
Data das edições outubro de 2003 - presente
Equipe criativa
Escritor(es) Robert Kirkman
Criador(es) Robert Kirkman
Tony Moore
Arte Tony Moore (#1–6)
Charlie Adlard (#7–)
Letrista(s) Rus Wooton
Colorista(s) Cliff Rathburn

The Walking Dead (Os Mortos-Vivos, em Portugal) é uma publicação mensal de "banda desenhada" (em Portugal) ou "história em quadrinhos" (no Brasil), publicada nos Estados Unidos pela Image Comics a partir de 2003. A história foi criada e escrita por Robert Kirkman e o desenhista Tony Moore, substituído por Charlie Adlard a partir da edição número 7, mas que continuou a desenhar as capas até a edição número 24. A série narra a história de um grupo de pessoas tentando sobreviver em um mundo atingido por um apocalipse zumbi. No Brasil a série é publicada em forma de encadernados pela HQM Editora. Em Portugal está a ser editada pela Devir Livraria.

A série não teve grandes vendas durante seu lançamento, mas ganhou grande popularidade com o tempo. Em 2006, a primeira tiragem da trigésima terceira edição da série esgotou em apenas 24 horas.[1] Em 2010 a série ganhou o prêmio Eisner Award de Melhor série contínua, anunciado na San Diego Comic-Con.[2]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

The Walking Dead é centrada em Rick Grimes, um oficial de polícia de uma cidade no estado da Geórgia/EUA.Também acompanha a trajetória de sua família e uma série de outros sobreviventes que se uniram para manterem-se vivos depois que o mundo foi infestado por zumbis. Com o progresso da série, as personagens tornam-se mais desenvolvidas e suas personalidades são demonstradas sob a tensão de um apocalipse zumbi, especialmente a de Rick.

No início da série, Rick e seu parceiro Shane participam de um tiroteio e Rick é baleado, entrando em coma. Ao acordar em um hospital, ele descobre que os mortos-vivos infestam o edifício e cidade inteira está destruída e deserta. Bem, não completamente deserta afinal... Rick retorna para casa e vê que sua família não está lá. Ao vagar pela rua encontra Morgan e Duane Jones, que lhe explicam tudo o que está acontecendo no mundo desde que que ele entrou em coma. Ao saber de Morgan que em Atlanta foi montada uma base militar de refugiados, decide partir para lá, na esperança de encontrar sua esposa Lori e seu filho Carl. Ao partir para lá, ele então descobre que a base militar não existe mais e que Atlanta está repleta de zumbis. Enquanto é perseguido pelos "zumbis" alguém o puxa para um beco, então descobre-se ser um rapaz chamado Glenn, um entregador de pizzas, que faz parte de um bando de sobreviventes. Com sua ajuda, Rick consegue escapar da cidade, saltando sobre os prédios.

Seguindo Glenn, Rick descobre que o grupo de sobrevivente do qual Glenn faz parte também é integrado por sua esposa Lori e seu filho Carl, que estão bem. Seu ex-parceiro Shane também sobreviveu e está lá, mas este último não fica nada feliz ao ver que Rick está vivo e bem, uma vez que ele havia começado a relacionar-se com a esposa de Rick, Lori e já tratava Carl como se fosse seu próprio filho. Rick também conhece outros sobreviventes do grupo, que fica feliz em agora contar com um policial e bom atirador para juntar-se a eles. O grupo procura por um lugar para chamar de lar, estabelecendo-se em vários acampamentos temporários - incluindo uma prisão - que chama a atenção de um homem louco que se autodenomina "O Governador". O Governador administra a sua pequena comunidade de sobreviventes chamada Woodbury como um ditador, e tortura Rick e outros membros de seu grupo, o que culmina em um grande ataque contra a prisão. Vários dos principais personagens morrem na batalha, incluindo o próprio Governador. Após a prisão deixar de ser um lugar seguro devido ao ataque, Rick e os membros sobreviventes seguem para Washington em uma tentativa de achar a cura para a infecção. Porém acabam encontrando humanos canibais no caminho, e também uma cidadezinha fechada e segura contra zumbis. Após se estabelecerem nessa comunidade, Rick e seu grupo encontram um sobrevivente chamado Jesus, representante de uma cidadela denominada Alto do Morro que lhes conta sobre a existência de outras comunidades propondo iniciarem um sistema de trocas entre si. Ao iniciarem essa relação com as outras comunidades Rick e seus amigos descobrem que existe uma comunidade hostil denominada Salvadores comandada por um homem violento chamado Negan que cobra metade de tudo que as outras comunidades produzem e coletam em troca de proteção. O grupo de Rick então constata que eles tem algo a temer além dos pútridos mortos vivos.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Os personagens de The Walking Dead se encontram na página abaixo:

Edições Encadernadas[editar | editar código-fonte]

A série em quadrinhos está sendo lançada no Brasil pela HQM Editora. Ela segue os mesmos moldes das encadernações americanas, porém ao final de cada volume eles colocam as capas originas da série e um posfácio escrito por um convidado.

Os encadernados americanos reúnem 6 edições cada, mas somente contém a história e não as artes das capas originais. Cada encadernado possui um título. Segue a relação dos encadernados dos EUA que são base para os encadernados Brasileiros.

Título em Inglês Título em Português Edições Reunidas
The Walking Dead Vol. 1: Days Gone Bye Os Mortos-Vivos - Vol. 1: Dias Passados The Walking Dead #1–6
The Walking Dead Vol. 2: Miles Behind Us Os Mortos-Vivos - Vol. 2: Caminhos Trilhados The Walking Dead #7–12
The Walking Dead Vol. 3: Safety Behind Bars Os Mortos-Vivos - Vol. 3: Segurança Atrás das Grades The Walking Dead #13–18
The Walking Dead Vol. 4: The Heart's Desire Os Mortos-Vivos - Vol. 4: Desejos Carnais The Walking Dead #19–24
The Walking Dead Vol. 5: The Best Defense Os Mortos-Vivos - Vol. 5: A Melhor Defesa The Walking Dead #25–30
The Walking Dead Vol. 6: This Sorrowful Life Os Mortos-Vivos - Vol. 6: Vida de Agonia The Walking Dead #31–36.
The Walking Dead Vol. 7: The Calm Before Os Mortos-Vivos - Vol. 7: Momentos de Calmaria The Walking Dead #37–42
The Walking Dead Vol. 8: Made To Suffer Os Mortos-Vivos - Vol. 8: Nascidos para Sofrer The Walking Dead #43–48
The Walking Dead Vol. 9: Here We Remain Os Mortos-Vivos - Vol. 9: Aqui Permanecemos The Walking Dead #49–54
The Walking Dead Vol. 10: What We Become Os Mortos-Vivos - Vol. 10: O Que Nos Tornamos The Walking Dead #55–60
The Walking Dead Vol. 11: Fear the Hunters Os Mortos-Vivos - Vol. 11: Tema Os Caçadores The Walking Dead #61–66
The Walking Dead Vol. 12: Life Among Them Os Mortos-Vivos - Vol. 12: A Vida Entre Eles The Walking Dead #67–72
The Walking Dead Vol. 13: Too Far Gone Os Mortos-Vivos - Vol. 13: Fomos Muito Longe The Walking Dead #73–78
The Walking Dead Vol. 14: No Way Out Os Mortos-Vivos - Vol. 14: Sem Saída The Walking Dead #79–84
The Walking Dead Vol. 15: We Find Ourselves Os Mortos-Vivos - Vol. 15: Nos Encontramos The Walking Dead #85-90
The Walking Dead Vol. 16: A Larger World Os Mortos-Vivos - Vol. 16: Um Mundo Maior The Walking Dead #91-96
The Walking Dead Vol. 17: Something to Fear Os Mortos-Vivos - Vol. 17: Algo a Temer The Walking Dead #97-102
The Walking Dead Vol. 18: What Comes After Os Mortos-Vivos - Vol. 18: O que vem a seguir The Walking Dead #103-108
The Walking Dead Vol. 19 : March To War Os Mortos-Vivos - Vol. 19 : Marcha Para a Guerra The Walking Dead #109-114
The Walking Dead Vol. 20 : All Out War : Part One Os Mortos-Vivos - Vol. 20 : Guerra Total : Parte Um The Walking Dead #115-120
The Walking Dead Vol. 21 : All Out War : Part Two Os Mortos-Vivos - Vol. 21 : Guerra Total : Parte Dois The Walking Dead #121-126
The Walking Dead Vol. 22 : A New Beginning Os Mortos Vivos - Vol. 22 : Um Novo Começo The Walking Dead #127-132

Outras Mídias[editar | editar código-fonte]

Série de TV[editar | editar código-fonte]

Em 31 de outubro de 2010, estreou nos Estados Unidos, a série de televisão baseada nos quadrinhos.[3] Em seu primeiro episódio a série registrou recorde de audiência, sendo vista por cerca de 5,3 milhões de espectadores nos Estados Unidos.[4]

Em 02 de novembro de 2010, às 22h30, a série estreou na TV paga do Brasil, pela Fox[5] .

Video game[editar | editar código-fonte]

Em fevereiro de 2009 foram divulgadas as primeiras imagens de um vídeo game baseado nas Histórias em Quadrinhos.[6]

Jogo de tabuleiro[editar | editar código-fonte]

The Walking Dead chega ao mundo dos jogos de tabuleiro, em um novo lançamento da Z-Man Games.

O jogo se baseia em sobreviver e chegar ao local de destino, caso o sobrevivente morra ele virará zumbi. Ele virando zumbi deve evitar com que os sobreviventes chegem ao seu local de destino. Ele no tabuleiro equivalerá a dez zumbis e pode andar até três espaços no tabuleiro. Assim que haver confronto contra os sobreviventes, se não for realizada a morte do jogador que virou zumbi de primeira, você ganhará uma fadiga. E o sobrevivente volta a sua estamina normal de dez ponto neutros, pronto para outro combate.

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Indicação Resultado Ref
2003
Eisner Award
Melhor Nova Série
The Walking Dead
Indicado [7] [8]
2007
Melhor Série Continuada
Indicado [9]
2010
The Walking Dead
Venceu [10]
2011 1st Critics' Choice Television Awards Melhor Série de Drama The Walking Dead Indicado

The Walking Dead na sociologia

Segundo Émile Durkheim

“The walking dead” a famosa série de TV, ou Os “Mortos-Vivos” o HQ(Histórias em Quadrinhos) além da grande correria e a luta pela sobrevivência, também tenta passar uma ideia de sociedade unida, tentando viver uma vida normal em sociedade convivendo com outras pessoas, pois além do princípio da série ser matar zumbis, o conflito principal na série são entre as pessoas, que podem ser conflitos por sobrevivência, que estaria incluído na sobrevivência a procura de armas de um lugar para viver, para cultivar alimentos num lugar grande para forma uma sociedade em meio aquele caos. Nesse conceito trabalhamos fatos sociais, onde eles lidam com a lei dentro dos muros no local onde eles estão tentando conviver já que o grupo não está mais no comando, isso fica mais evidente na 5ª temporada da série, já que o local onde eles estão vivendo não resolvem as coisas do jeito que eles resolviam.

Segundo Max Weber

Na série o protagonista acorda de um coma, e vai atrás de sua esposa e filho, chegando em sua casa não tem ninguém na residência, então a todo custo e por sorte ele encontra sua família, e após isso sua missão principal foi defender sua família e o grupo que ele estava a todo custo. Então essa série deve se baseia no conceito sociológico de Max Weber, mais diretamente ligado a ação afetiva.

Referências

  1. ASSIS, Érico. Edição 33 de The Walking Dead esgota em 24 horas Omelete
  2. ASSIS, Érico. Conheça os vencedores do Eisner Awards 2010 Omelete
  3. FURQUIM, Fernanda. The Walking Dead Estreia em 120 Países, Incluindo o Brasil Veja.com
  4. "The Walking Dead" estreia com recorde de audiência nos Estados Unidos Folha.com
  5. http://blogs.band.com.br/series/
  6. Divulgadas imagens do vídeo-game baseado em ‘The Walking Dead’.
  7. Érico Borgo (19 de julho de 2003). Eisner Awards 2003: Confira os vencedores (em português) Omelete. Visitado em 17 de janeiro de 2015.
  8. Rodrigo Monteiro (16 de abril de 2003). Indicados ao Eisner 2003 (em português) Omelete. Visitado em 17 de janeiro de 2015.
  9. Érico Assis (8 de agosto de 2007). Eisner Awards 2007 anuncia os seus vencedores (em português) Omelete. Visitado em 17 de janeiro de 2015.
  10. Érico Assis (24 de julho de 2010). Conheça os vencedores do Eisner Awards 2010 (em português) Omelete. Visitado em 17 de janeiro de 2015.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre The Walking Dead