Gene Hackman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde maio de 2012) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Gene Hackman
Hackman em 2008.
Nome completo Eugene Allen Hackman
Nascimento 30 de janeiro de 1930 (86 anos)
San Bernardino,  Califórnia
 Estados Unidos
Nacionalidade Povo dos Estados Unidos norte-americano
Ocupação Ator
Autor
Atividade 1956 - 2004
Oscares da Academia
Melhor Ator
1971 - The French Connection
Melhor Ator Coadjuvante
1992 - Unforgiven
Globos de Ouro
Melhor Ator - Drama
1971 - The French Connection
Melhor Ator - Comédia ou Musical
2001 - The Royal Tenenbaums
Melhor Ator Coadjuvante
1992 - Unforgiven
Prêmio Cecil B. DeMille
2003 - Prémio Honorário
Prémios Screen Actors Guild
Melhor Elenco em Cinema
1996 - The Birdcage
Prémios BAFTA
Melhor Ator
1972 - The French Connection
1972 - The Poseidon Adventure
Melhor Ator Coadjuvante
1992 - Unforgiven
IMDb: (inglês)
Gene Hackman em 1989.

Eugene 'Gene' Allen Hackman (San Bernardino, 30 de janeiro de 1930) é um ator norte-americano[1] , premiado com dois Oscar da Academia de Hollywood durante sua carreira, de melhor ator principal e melhor ator coadjuvante/secundário.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de um jornalista que abandonou a família quando Gene tinha 13 anos, ele teve que conviver com o alcoolismo da mãe que morreu vítima de um incêndio que ela mesma provocou. Deixou a casa da mãe aos 16 anos para fazer parte do Corpo de Fuzileiros Navais e quando saiu de lá foi fazer jornalismo na Universidade de Illinois, mas abandonou a faculdade e foi fazer um curso técnico de rádio. Daí resolveu tentar a carreira de ator e se matriculou na Pasadena Playhouse na Califórnia.

Em 1964 estreou na Broadway na peça Any Wednesday e no mesmo ano fez o filme Lilith, ao lado de Warren Beatty. A primeira indicação ao Oscar veio em 1967 como ator coadjuvante em Bonnie e Clyde. Em 1970 foi indicado novamente ao prêmio por Meu Pai, Um Estranho.

O Oscar chegou em 1971 pelo papel de Jimmy 'Popeye', policial nova-iorquino que desbarata uma quadrilha de traficantes no premiado Operação França. Para ele, no entanto, A Conversação, filme de Francis Ford Coppola foi o seu melhor trabalho.

Na década de 1990 Hackman teve alguns problemas no coração, mas nem com a saúde debilitada ele parou de trabalhar. E foi com o faroeste Os Imperdoáveis, dirigido por Clint Eastwood que ele ganhou mais um Oscar e um Globo de Ouro.

Ele se casou duas vezes. Com sua primeira esposa, uma caixa de banco, ele teve três filhos. Desde 1991 é casado com a pianista clássica Betsy Arakawa.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o


Oscar (EUA)

Globo de Ouro (EUA)

Prêmio Cecil B. DeMille (2003) (Estados Unidos)

BAFTA (Reino Unido)

Festival de Berlim (Alemanha)

Referências

  1. «Gene Hackman». LLC (em inglês). Hollywood.com. Arquivado desde o original em 26 de abril de 2013. Consultado em 19 de maio de 2012. 
  2. a b c d «Gene Hackman». LLC (em inglês). Hollywood.com. Arquivado desde o original em 26 de abril de 2013. Consultado em 19 de maio de 2012. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]