Paul Hogan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde agosto de 2010).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, podendo ainda necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.
Paul Hogan
Boneco de cera de Paul Hogan
Nascimento 8 de outubro de 1939 (77 anos)
Lightning Ridge, Nova Gales do Sul
 Austrália
Ocupação ator, comediante e cineasta
Atividade 1971 - hoje
Cônjuge Noelene Hogan (1958–90)
Linda Kozlowski (1990–presente)
Globos de Ouro
Golden Globe icon.svg 1986 - Crocodilo Dundee (melhor ator - comédia ou musical)
IMDb: (inglês)

Paul Hogan (Lightning Ridge, Nova Gales do Sul, 8 de outubro de 1939) é um ator, comediante e cineasta australiano, mais conhecido por seu papel em Crocodile Dundee, pelo qual ganhou um Globo de Ouro.

Vida e carreira[editar | editar código-fonte]

Hogan nasceu em Lightning Ridge, New South Wales. Subiu para a fama no início dos anos 1970, após uma entrevista em A Current Affair. Hogan logo após estreou seu próprio programa de comédia, The Paul Hogan Show, que ele produziu, co-escreveu. A série, que durou 60 episódios entre 1973 e 1984, era popular, tanto em seu país natal e no Reino Unido, e apresentou a sua marca, mas alegre laddish "Aussie Ocker humor". Em 1985, Hogan ganhou Australiano do Ano e também foi nomeado membro da Ordem da Austrália.

Durante a década de 1980, Hogan filmou uma série de anúncios televisivos promovendo a indústria do turismo australiano, que foi ao ar nos Estados Unidos. Um anúncio com a frase "camarão no churrasco" (shrimp on the barbie) que foi ao ar a partir de 1984, foi particularmente bem sucedida.

Em 2013, Paul Hogan acusou o seu antigo assessor, Philip Egglishaw, de roubar-lhe 26 milhões de euros que estavam depositados num banco na Suíça[1].

Descoberta de Cinema[editar | editar código-fonte]

Primeiro filme de Hogan, Crocodilo Dundee (1986), apresentando um caçador que viaja desde o outback australiano até Nova Iorque, foi financiado por Hogan e um grupo de investidores privados, incluindo grande parte do seu elenco, o empresário Kerry Packer, cricketers e Greg Chappell, Dennis Lillee e Rod Marsh. Hogan também escreveu o roteiro.

Em 1988 foi feita a continuação da série com Crocodilo Dundee II, e terminou a história em 2001, com Crocodilo Dundee em Los Angeles. Em uma entrevista com Ray Martin, Hogan falou de alguns dos filmes que ele declinou de sua carreira, incluindo o Ghost e Três Solteirões e um Bebê. Em 2007 Fez uma das maiores comédias que fala que a amizade e o amor vem a cima de tudo o filme Strange Bedfellows (pt-Estranha Amizade).

Filmografia Parcial[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências