Geronimo: An American Legend

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Geronimo: An American Legend
Geronimo: An American Legend
Pôster de divulgação.
 Estados Unidos
1993 •  cor •  115 min 
Género guerra
Direção Walter Hill
Roteiro John Milius
Elenco Wes Studi
Jason Patric
Robert Duvall
Gene Hackman
Matt Damon
Idioma inglês

Geronimo: An American Legend é um filme biográfico e histórico estadunidense de 1993, dirigido por Walter Hill. O roteiro de John Milius conta episódios da vida do líder apache Gerônimo. Com locações em Utah, Tucson, Arizona e Culver City, Califórnia. Distribuido pela Columbia Pictures.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Por volta de 1880, o texano jovem oficial Segundo-tenente Britton Davis chega ao Oeste para seu primeiro serviço militar durante a Campanha contra os índios e conhece o valoroso Primeiro-tenente Charles B. Gatewood, de família sulista e que respeita a cultura apache. Gatewood recebe ordens de negociar a rendição do apache renegado Gerônimo e ele e Davis se encontram com o índio, que concorda em acompanhá-los até a Reserva de San Carlos e se entregar ao General George Crook. Gerônimo logo fica insatisfeito com o confinamento dele e seu povo na reserva e depois de um incidente envolvendo a morte do xamã Sonhador pelos soldados americanos, foge do local com metade dos índios, iniciando uma nova guerra contra os brancos.

Indicações[editar | editar código-fonte]

  • Oscar de Melhor Som (Chris Carpenter, Doug Hemphill, Bill W. Benton e Lee Orloff).[5]

Notas[editar | editar código-fonte]

Walter Hill mais tarde expressaria sua insatisfação com o título (em tradução livre):"Não se trata de Gerônimo. Deveria ter se chamado A Guerra contra Gerônimo... É muito mais sobre o Exército do que sobre Gerônimo. Segundo minhas leituras de relatos históricos, produzi o filme achando que muito do que nós sabemos sobre a campanha contra os índios está errado. O Exército é sempre apontado como inimigos dos apaches mas, em muitos casos, as pessoas mais simpáticas aos índios foram os soldados."[6]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme de faroeste é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.