Esperança de vida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Longevidade)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2015). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Evolução da expectativa de vida ao nascer (em anos): 1965-1970 e 2000-2005 (est.).

Numa dada população, a expectativa de vida ou esperança de vida à nascença é o número médio de anos que um grupo de indivíduos nascidos no mesmo ano pode esperar viver, se mantidas, desde o seu nascimento, as taxas de mortalidade observadas no ano de observação.

A expectativa de vida no nascimento é também um indicador de qualidade de vida de um país, região ou localidade. Pode também ser utilizada para aferir o retorno de investimentos feitos na melhoria das condições de vida e para compor vários índices, tais como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

É calculada considerando-se, além das taxa de mortalidade geral e infantil segundo a classe de renda, o acesso a serviços de saúde, saneamento, educação, cultura e lazer, bem como os índices de violência, criminalidade e poluição do local onde vive a população.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Segundo dados do IBGE, no Brasil em 2014 a expectativa de vida ao nascer era de 75,2 anos, um aumento de 0,3 ano em relação a 2013.[1]


Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Expectativa de vida dos brasileiros sobe para 75,2 anos, diz IBGE». G1. 1 de dezembro de 2015. Consultado em 9 de dezembro de 2015. 
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Esperança de vida
Ícone de esboço Este artigo sobre demografia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.