Europa Europa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde abril de 2013). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Europa Europa
Europa, Europa (PRT)
Filhos da Guerra (BRA)
 Alemanha
1990 •  cor •  112 min 
Direção Agnieszka Holland
Roteiro Agnieszka Holland
Paul Hengge
Elenco Solomon Perel
Marco Hofschneider
Julie Delpy
Idioma alemão

Europa Europa ou Hitlerjunge Salomon (Filhos da Guerra BRA ou Europa, Europa PRT) é um filme de 1990, dirigido por Agnieszka Holland. A película é uma coprodução franco-alemã.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O filme baseia-se na biografia de Solomon Perel, um jovem judeu alemão que consegue escapar à perseguição nazista, escondendo sua identidade judaica, e, paradoxalmente, encontrando refúgio junto à Juventude Hitlerista. Sua trajetória começa quando sua família, perseguida pelos nazistas, refugia-se em Lodz, na Polônia. Quando os alemães invadem a Polônia, em 1939, a família decide que Solomon e seu irmão, Isaak, devem fugir para a parte oriental do país, que fora invadido pelos soviéticos. Os dois irmãos seguem juntos mas acabam se separando acidentalmente. Isaak acaba indo para Vilnius, Lituânia, enquanto Solomon consegue chegar à parte da Polônia que havia sido ocupada pelos soviéticos, sendo então recolhido pelos russos e encaminhado a um orfanato da Komsomol, em Grodno, onde permaneceria por dois anos.

Quando a Alemanha invade a União Soviética Solomon foge do orfanato mas é capturado por uma unidade militar alemã. Dado que sua língua materna era o alemão, Solomon consegue convencer seus captores de que ele era um alemão étnico vivendo fora da Alemanha. Logo acaba sendo incorporado à unidade dos captores, como intérprete russo-alemão.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.