Portal:Alemanha Nazista

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Laurel W.svg Bem-vindo ao portal da Alemanha Nazista, sinta-se livre para editar o seu conteúdo, seguindo sempre os requisitos necessários.


Faixa da Alemanha Nazista.png

Introdução


Europe under Nazi domination.png

Alemanha Nazi (pt) ou Nazista (pt-BR), também chamada de Terceiro Reich (oficialmente, desde 1943, Grande Reich Alemão), são nomes comuns para a Alemanha durante o período entre os anos de 1933 e 1945, quando o seu governo era controlado por Adolf Hitler e pelo Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP), mais conhecido como Partido Nazista. Sob o governo de Hitler, a Alemanha foi transformada em um Estado totalitário fascista que controlava quase todos os aspectos da vida. A Alemanha nazista deixou de existir após as forças aliadas derrotarem os alemães em maio de 1945, encerrando a Segunda Guerra Mundial na Europa.

O racismo e o antissemitismo eram, especialmente, uma característica central do regime. Os povos germânicos — também referido como raça nórdica — foram considerados a representação mais pura do arianismo e, portanto, a raça superior. Judeus e outros grupos considerados indesejáveis ​​foram perseguidos ou assassinados e a oposição ao governo de Hitler foi brutalmente reprimida. Membros da oposição liberal, socialista e comunista foram mortos, presos ou forçados ao exílio. As igrejas cristãs também foram oprimidas, sendo muitos de seus líderes presos. A educação era focada na biologia racial, política populacional e aptidão para o serviço militar. Carreira e oportunidades educacionais para as mulheres foram reduzidas. A recreação e o turismo foram organizados através do programa "Força pela Alegria" e os Jogos Olímpicos de Verão de 1936 apresentaram o Terceiro Reich ao cenário internacional. Joseph Goebbels, o ministro de propaganda, fez uso efetivo de filmes, manifestações de massa e da hipnotizante oratória de Hitler para controlar a opinião pública alemã. O governo controlava a expressão artística, promovendo formas de arte específicas, enquanto desencorajava ou proibia outras e etc.

A Alemanha nazista fez exigências territoriais cada vez mais agressivas e ameaçou entrar em guerra caso não fosse atendida. A Áustria e a Tchecoslováquia foram tomadas em 1938 e 1939. Hitler fez um pacto com Josef Stálin e invadiu a Polônia em setembro de 1939, o que deu início a Segunda Guerra Mundial na Europa. Em aliança com a Itália fascista e outras Potências do Eixo, a Alemanha conquistou a maior parte da Europa em 1940 e ameaçou o Reino Unido. Reichskommissariate assumiram o controle brutal das áreas conquistadas e uma administração alemã foi fundada no que restou da Polônia.




Nuvola German Reich flag.svg
Mostrar novas seleções
Nuvola German Reich flag.svg


Artigo selecionado


Hitler desfilando com a nova SA, agora liderada por Victor Lutze

A Noite das Facas Longas foi um expurgo que aconteceu na Alemanha Nazista na noite do dia 30 de junho para 1 de julho de 1934, quando a direção do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP; o Partido Nazista) decidiu executar dezenas de seus membros políticos, sendo a maioria da Sturmabteilung (SA), uma organização paramilitar do partido.

Adolf Hitler revoltou-se contra o líder das SA, Ernst Röhm, pois este ansiava em transformar seus liderados (que já contavam com três milhões de integrantes, chamados de camisas pardas) no embrião do futuro exército da Alemanha Nazista e via o uso da violência nas ruas como melhor modo de disciplina, algo totalmente contra o regime que Hitler queria impor na sociedade alemã. Além disso, os interesses de Röhm iam de encontro aos da Reichswehr, o exército alemão do período entre-guerras, cujos oficiais — em especial o marechal Paul von Hindenburg, presidente da nação na época — não toleravam a figura de Röhm, em razão de sua homossexualidade, fraqueza a vícios e o medo de que Röhm viesse a tentar derrubar o regime nazista, podendo assim criar uma revolta no povo alemão e conseqüentemente a queda de Hitler.

Com isso, Hitler, chanceler da Alemanha nomeado por Hindenburg, decidiu não entrar em choque com o poder político dos militares e, ao invés disso, fazer um expurgo contra as autoridades máximas da SA e seus inimigos políticos. Antes do seu acontecimento, o evento foi classificado com o codinome "Colibri" (em alemão: Kolibri), que se tornou palavra-chave para iniciar a operação. A frase "Noite das Facas Longas" origina-se de um verso de uma canção das SA, e significa massacre.


Categorias


Como colaborar


Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Alemanha Nazista na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


Imagem selecionada


Hitler and Mussolini June 1940.jpg

Retrato de Hitler e Mussolini em 1940.

Biografia selecionada


Albert Speer em 1933.

Albert Speer (1905–1981) foi o arquiteto-chefe e Ministro do Armamento do Terceiro Reich. Conhecido como "O bom nazista", ele assumiu toda a responsabilidade por seus atos cometidos durante o regime nazi nos Julgamentos de Nuremberg. Speer entrou para o Partido Nazista em 1931. Com grande talento na arquitetura, rapidamente tornou-se uma das pessoas mais próximas de Adolf Hitler. O ditador designou Speer para a construção de diversas obras, incluindo a Chancelaria do Reich. Speer também fez planos para a reconstrução de Berlim, com grandes edifícios, amplas alamedas e renovação do sistema de transporte. Como Ministro do Armamento, Speer foi responsável pela grande produtividade da Alemanha neste setor durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 1946, ele foi julgado em Nuremberg e sentenciado a vinte anos de prisão por sua participação no regime nazista, principalmente pelo uso de trabalho escravo nos campos de concentração. Ele serviu a maior parte de sua sentença na prisão de Spandau na Berlim Ocidental. Após sair de Spandau em 1966, Speer publicou dois bestsellers autobiográficos: Por Dentro do III Reich e Spandau - O Diário Secreto, detalhando seu relacionamento com Hitler e fornecendo histórias desconhecidas sobre o Terceiro Reich. Ele ainda escreveu um terceiro livro, Infiltration, sobre a Schutzstaffel. Speer morreu de causas naturais em 1981 em uma visita a Londres.


Mapa


Nazi Germany.png


Um mapa geral da expansão territorial da Alemanha nazista até 1943.


Cronologia


Da ascensão à queda do Terceiro Reich



Portais relacionados


Wikimedia


Alemanha Nazista no Wikinotícias     Alemanha Nazista no Wikiquote     Alemanha Nazista no Wikilivros     Alemanha Nazista no Wikisource     Alemanha Nazista no Wikcionário     Alemanha Nazista na Wikiversidade     Alemanha Nazista no Wikivoyage     Alemanha Nazista no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Alemanha_NazistaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Alemanha_NazistaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Alemanha_NazistaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Alemanha_NazistaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Alemanha_NazistaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Alemanha_NazistaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Alemanha_NazistaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Alemanha_NazistaCommons-logo.svg