Zhang Ziyi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Zhang Ziyi
章子怡
Zhang no Festival de Cabourg, em 2014
Nascimento 9 de fevereiro de 1979 (38 anos)
Pequim
 China
Nacionalidade China chinesa
Ocupação Atriz
Principais trabalhos O Tigre e o Dragão, A Hora do Rush 2, Herói, O Clã das Adagas Voadoras e Memórias de uma Gueixa
Página oficial
HelloZiyi.com

Zhang Ziyi (Pequim, 9 de fevereiro de 1979) é uma atriz chinesa.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascida em Pequim, capital da República Popular da China, Zhang Ziyi é filha de um economista e de uma professora. Antes de ficar famosa no cinema, Zhang Ziyi estudou danças tradicionais chinesas. Aos nove anos, foi matriculada na escola Xuanwu, e dois anos depois, na Academia de Dança de Pequim. Aos 15, porém, decidiu mudar de carreira e passou a cursar artes dramáticas. Aos 17 anos, começou a freqüentar a Academia Central de Drama em Pequim. Ao mesmo tempo, atuou como modelo e fez alguns comerciais. Seu primeiro filme foi gravado em 1996, Touching Starlight (sem tradução em português). Feito para a televisão chinesa, foi baseado em uma história real: uma jovem dançarina perde o movimento das pernas e decide criar um programa de rádio para incentivar outros portadores de deficiências físicas. Em 1999, aos 19 anos de idade, ela teve o primeiro trabalho com um diretor reconhecido internacionalmente, Zhang Yimou, no filme O Caminho para Casa, ganhador do Urso de Prata no Festival de Berlim de 2000, onde interpretou Zhao Di, uma camponesa que se apaixona por um professor da cidade que veio dar aulas no vilarejo onde morava. Sua carreira recebeu um forte impulso em O Tigre e o Dragão, de 2000, filme de artes marciais dirigido por Ang Lee, onde viveu uma aristocrata pouco ortodoxa, Jen Wu. Ela contracenou com Chow Yun-Fat e Michelle Yeoh. Sua primeira aparição em um filme produzido por Hollywood foi no papel de Hu Li no filme A Hora do Rush 2, com Jackie Chan, de 2001. No mesmo ano fez filmes de pouca repercussão internacional: o chinês The Legend of Zu e a superprodução coreana Musa (ambos sem tradução em português). O sucesso seguinte viria no filme Herói, de 2002, on de viveu a aprendiz de artes marciais Lua. Contracenou com Jet Li, Tony Leung Chiu-Wai e Maggie Cheung.

Em 2003 fez o papel da guerrilheira Ding Hui no filme Borboleta Púrpura, que narra a atuação da resistência à ocupação japonesa na China dos anos 30. Também gravou uma participação especial na produção coreana My Wife is a Gangster 2. No ano seguinte, 2004, participou de três filmes. O mais conhecido no Brasil é O Clã das Adagas Voadoras, produção de artes marciais dirigida por Zhang Yimou, onde interpreta Mei, uma dançarina cega. Também fez a prostituta de luxo Bai Ling em 2046, de Wong Kar-Wai. Por fim, gravou Três Gerações, Um Destino, interpretando três gerações de mulheres - mãe (Mo), filha (Li) e neta (Hua). Em 2005, Zhang Ziyi ganhou o papel de protagonista em Memórias de uma Gueixa, dirigido por Rob Marshall e rodado nos EUA. Baseado no livro de Arthur Golden, narra a história da garota Chiyo, que é vendida para uma casa de gueixas e, anos depois, se transforma na lendária gueixa Sayuri. No mesmo ano fez a produção musical japonesa Operetta Tanuki Goten. Seu último trabalho já concluído é The Banquet, de 2006, ainda não lançado no Brasil. Ela também estará em breve no novo episódio da animação As Tartarugas-Ninja (atualmente em fase de pós-produção), dublando uma das personagens, e no filme The Horseman, co-estrelando com Dennis Quaid (em filmagem).

Zhang Ziyi em maio de 2011
Publicidade outdoor em Hong Kong de Zhang Ziyi frente à Omega SA.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Particularidades[editar | editar código-fonte]

Zhang Ziyi é, assim como Gong Li, a atriz chinesa mais conhecida internacionalmente tendo participado em filmes de popularidade universal. O seu nome é designado em inúmeros locais como Ziyi Zhang, tal como na apresentação do Oscar, isto porque na China, como a maioria dos países orientais, é utilizado em primeiro o sobrenome, deixando por último o nome próprio. É frequente os artistas chineses no ocidente pedirem para inverter seus nomes por forma a seguirem a cultura local. Ziyi falava apenas chinês mandarim quando começou a ganhar destaque internacional, isto suscitou a situações engraçadas, quando soube que Steven Spielberg iria produzir Memórias de uma Gueixa, a atriz procurou-o e, solicitando o seu contrato, disse - "Hire me, please!" (contrate-me, por favor!) - contanto, não conseguiu tabular nenhuma conversa posterior. Hoje é capaz de falar o inglês fluentemente. Zhang Ziyi é uma personalidade polêmica na China, especialmente em Hong Kong. A imprensa local adora criticá-la, dizendo que é uma pessoa arrogante e que faz tudo para aparecer. De acordo com algumas fontes, Zhang Ziyi namorou com o magnata israeliano Ivi Nevo, acionista do grupo Time Warner, contudo separaram-se em 2010. 1 2

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem
1996 Touching Starlight Chen Wei
1999 O Caminho para Casa Zhao Di
2000 O Tigre e o Dragão Jen Yu
2001 Rush Hour 2 Hu Li
The Legend of Zu Joy
Musa Princess Bu-yong
2002 Herói Moon
2003 Purple Butterfly Cynthia
My Wife is a Gangster 2 Gangster boss
2004 2046 Bai Ling
O Segredo dos Punhais Voadores Mei
Jasmine Women Mo/ Li/ Hua
2005 Princess Raccoon Princess Tanuki
Memórias de uma Gueixa Chiyo Sakamoto/Sayuri Nitta
2006 The Banquet Wan
2007 TMNT Karai
2008 Forever Enthralled Meng Xiaodong
2009 The Horsemen Kristen
Sophie's Revenge Sophie
The Founding of a Republic Gong Peng
2011 Love for Life Qinqin
2012 Dangerous Liaisons Du Fenyu
2013 The Grandmasters Gong Er
Better and Better Herself
My Lucky Star Sophie
Wu Wen Xi Dong Wang Minjia
2014 Love and Let Love

Ligações externas[editar | editar código-fonte]