Anne Rice

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta biografia de uma pessoa viva não cita as suas fontes ou referências, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2012).
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Anne Rice
Rice em 2006
Pseudónimo(s) Anne Rice, Anne Rampling, AN Roquelaure
Nascimento 4 de outubro de 1941 (78 anos)
New Orleans, Luisiana
 Estados Unidos
Nacionalidade norte-americana
Cônjuge Stan Rice (1961-2002)
Filho(s) Michelle Rice (1966-1972)
Christopher Rice
Alma mater San Francisco State University
Ocupação Escritora
Género literário Literatura gótica, erotismo, literatura cristã, fantasia, terror
Movimento literário Humanismo secular
Magnum opus The Vampire Chronicles (série) (1976-2003)
Carreira musical
Período musical 1976-presente
Religião Católica
Página oficial
http://www.annerice.com

Howard Allen O'Brien, mais conhecida como Anne Rice (Nova Orleães, 4 de outubro de 1941), é uma escritora norte-americana, autora de séries de terror e fantasia.

Ela mesma escolheu 'Anne' como primeiro nome, ao entrar na escola. Em 1956 perdeu a mãe, Katherine, e dois anos depois, com o pai casado novamente, a família mudou-se para a cidade de Richardson, no Texas, onde Anne conheceu seu futuro marido, o poeta e pintor Stan Rice, já falecido.

História[editar | editar código-fonte]

Em seus livros, invariavelmente apresenta os seus vampiros como indivíduos com paixões, teorias, sentimentos, defeitos e qualidades, tal como os seres humanos, mas, com a diferença de terem que lutar pela sua sobrevivência por meio do sangue de suas vítimas e sua própria existência que, para alguns deles, é um fardo a ser carregado através das décadas, séculos e até mesmo milênios.

Seu livro de maior sucesso é "Entrevista com o vampiro". Anne relata que escreveu esse livro em apenas uma semana, após a morte de sua filha por leucemia, retratada na personagem Cláudia. Entrevista com o Vampiro foi para as telas dos cinemas, sendo que Anne escreveu o roteiro e acompanhou de perto a produção. A decepção da autora foi quanto à escolha do ator para o personagem Lestat (Tom Cruise), sendo divulgado que ela o considerava apenas um rosto bonito, sendo sua preferência o ator Rutger Hauer (inclusive no livro A História do Ladrão de Corpos, através de uma fala de Lestat, ela indica isto). Contudo, após acompanhar a dedicação e o desempenho de Tom Cruise, Anne voltou atrás e elogiou a atuação do astro.

Já no segundo filme, "A Rainha dos Condenados", Anne não teve qualquer participação em nenhuma etapa de sua produção, o que pode explicar a pouca repercussão que o filme obteve e as extremas "licenças" poéticas que os produtores tomaram a liberdade de fazer descaracterizando pontos importantes da saga dos vampiros.

Em 2005, Rice anunciou que, após o falecimento de seu marido Stan Rice, deixaria de escrever obras sobre vampiros, bruxas e outros seres fantásticos e se dedicaria a outros tipos de gêneros literários.

Em Christ The Lord: Out of Egypt, lançado em 2005, Rice despede-se dos seus temas habituais para escrever um retrato curioso de um Jesus aos sete anos de idade, partindo do Egito com a família, para voltar para sua casa em Nazaré.

Livros Publicados[editar | editar código-fonte]

Série Crônicas Vampirescas[editar | editar código-fonte]

Série Novos Contos de Vampiros[editar | editar código-fonte]

Série Bruxas Mayfair[editar | editar código-fonte]

Série Bela Adormecida[editar | editar código-fonte]

(todos como A. N. Roquelaure)

Série Cristo Senhor[editar | editar código-fonte]

Série Songs of the Seraphim[editar | editar código-fonte]

Série The Wolf Gift Chronicles[editar | editar código-fonte]

  • The Wolf Gift (2013) - A Dádiva do Lobo
  • The Wolves Of Midwinter (2013) - Os Lobos da Invernia

Romances únicos[editar | editar código-fonte]

Autobiografia[editar | editar código-fonte]

  • Called Out of Darkness (2008)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Anne Rice
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.