Bruce Willis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde agosto de 2012) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Bruce Willis
Willis na San Diego Comic-Con, julho de 2010
Nome completo Walter Bruce Willis
Nascimento 19 de março de 1955 (61 anos)
Idar-Oberstein,  Alemanha
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Ocupação Ator
Atividade 1980 - presente
Cônjuge Demi Moore (1987 - 2000)
Emma Heming (2009 - presente)
Emmys
Melhor Ator em Série Dramática
1987 - Moonlighting
Melhor Ator Convidado em Série de Comédia
2000 Friends [1]
Globos de Ouro
Melhor Ator em Série de Comédia ou Musical
1986 - Moonlighting
IMDb: (inglês)

Walter Bruce Willis (Idar-Oberstein, 19 de março de 1955) é um ator norte-americano nascido na Alemanha, vencedor de dois Prêmios Emmy e um Globo de Ouro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Em 1945, terminava uma das guerras mais sangrentas e marcantes da história, a Segunda Guerra Mundial. Para manter a ordem na Alemanha, os Estados Unidos enviaram tropas para o território. Dentre os muitos soldados enviados, encontrava-se David Willis. Bruce nasce em Idar-Oberstein.[2] [3] [4]

Durante tempo que esteve lá conheceu Marlene,[2] [3] [4] uma cidadã alemã que trabalhava como garçonete. Casaram-se e tiveram quatro filhos: Walter Bruce Willis, o único nascido em solo alemão, David Jr., Florence e Robert (falecido em 2001 devido a um câncer no pâncreas).[5] Como a vida em um pós-guerra não era fácil, a família Willis resolve então retornar aos Estados Unidos alguns anos após o nascimento de Bruce. Eles foram morar na pequena cidade de Penns Grove, e lá ele cresceu, num gueto italiano.

Bruce sempre foi um garoto bem popular e até chegou a ser presidente do grêmio de sua escola. Gostava de atenções e, sempre que podia, "tirava um sarro de alguém". Certa vez, ele foi expulso da escola. Todos conheciam seu jeito brincalhão e se aproveitaram desta sua característica e armaram uma confusão no refeitório. A culpa caiu toda sobre ele, embora nem estivesse no local. Ele avisou seu pai, David, que procurou um advogado e conseguiu que Bruce fosse reintegrado.

Sobre sua infância, não se sabe muito, mas sim sobre seu talento profissional. Há os que dizem que o seu talento especial para fazer graça de tudo, veio de seus amigos italianos, herdando o jeito de falar e a excessiva utilização de gestos.

As mãos de Willis marcadas

Bruce era gago e, mesmo que isso fosse muito constrangedor, não o tornou menos querido pelos seus amigos. Certa vez, ele entrou na encenação de uma peça de Shakespeare (Sonho de uma noite de verão) e assim que pisou no palco, a sua gagueira desapareceu. Ele decidiu então investigar aquele acontecimento e, aos 17 anos, aproximadamente (mais ou menos na época em que seus pais se separaram), resolveu tentar a vida em Nova York. Teve um começo difícil como muitos, com pouco dinheiro, trabalhou em empregos como segurança de uma usina nuclear, onde não ficou muito tempo pois adquiriu uma pneumonia e ficou um mês internado, e bartender. Morou nos subúrbios de Nova York, em locais que estão longe das suas atuais mansões.

Com o dinheiro que conseguiu juntar, Bruce se matriculou num curso de improvisação, mas era muito inquieto para nele permanecer. Seu desejo nunca coincidia com a teoria e sim com a prática. Fez alguns espectáculos teatrais e chegou a participar em alguns filmes com grandes estrelas, de sucesso já consagrado, como em O Veredicto, onde pode observar de perto a arte de Paul Newman, literalmente observar, já que Bruce fazia figuração em uma das cenas de júri. Entretanto, o início de sua carreira começou mesmo com a série Moonlighting (br: A Gata e o Rato/pt: Modelo e Detective). A sua escolha foi difícil, já que os produtores queriam um rosto que fosse mais conhecido para trabalhar ao lado de Cybill Shepherd que já era uma estrela na época, mas graças ao seu charme encantador, sua personalidade peculiar e o seu carisma, ele obteve o papel.

O contrato foi assinado por cinco anos. Cybill e Bruce não se davam bem e os produtores aproveitavam as brigas dos atores para escrever as histórias. Mas foi graças a uma pausa nas gravações, a gravidez de Cybill, que ele teve um tempo para gravar Die Hard (Duro de Matar/Assalto ao Arranha céus), grande sucesso de público e crítica, que revolucionou o modo de se fazer filmes de ação e que influenciou as gerações de filmes que hoje conhecemos.

Neste filme, ele deu vida ao detective John McClane. O enredo centra-se na luta de McClane, sozinho, contra 12 terroristas, sequestradores de um grande prédio de escritórios em Los Angeles e isso tudo sem parecer um Superman, mas mostrando um herói vulnerável, sensível e dotado de grande inteligência e perspicácia. Foi eleito recentemente pela revista Empire como um dos 500 melhores de todos os tempos.

O sucesso foi tanto que ele repetiu a dose e fez outras três continuações. Live Free or Die Hard, em português, Duro de Matar 4.0, estreou em julho de 2007 nas salas de cinemas brasileiros no topo das bilheterias e foi um sucesso de público e crítica. O receio de se fazer um remake sempre aparece, mas em Duro de matar 4.0, tivemos a oportunidade de reviver as aventuras do policial mais sarcástico que já apareceu nas telinhas.

Como nem tudo são flores, sua carreira foi marcada por altos e baixos (mais altos do que baixos). Alguns filmes merecendo serem lembrados e outros esquecidos, mas certamente, ele é dono de um currículo cinematográfico invejável. Quando se pensa que sua carreira está no fim, ele surge com um grande sucesso de público e crítica.

Em outubro de 2006 Bruce ganhou uma estrela na Calçada da Fama, "Costumava vir aqui e olhava para estas estrelas, mas nunca consegui imaginar completamente o que se deveria fazer para consegui-la", disse ele durante a cerimónia em que estavam presentes a sua ex-mulher Demi Moore, que apareceu ao lado do ex-marido Ashton Kutcher, tal como os atores Kevin Costner, Ben Affleck e Sylvester Stallone.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Foi casado por 13 anos com a atriz Demi Moore com quem teve três filhas: Rumer, Scout e Tallulah. As três já se aventuraram no cinema. A primeira foi Rumer, que participou, ao lado da mãe, no filme Striptease. Já com o pai elas fizeram filmes como Refém, Meu vizinho mafioso 2 e Vida bandida. Em 2009, Bruce se casou com a modelo Emma Heming, em uma cerimônia discreta que aconteceu na ilha Turks e Caicos. O casal teve duas filhas: Mabel Ray Willis, que nasceu em 1 de abril de 2012 e Evelyn Penn, que nasceu em 05 de maio de 2014

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Cinema
Ano Título Título em português Papel Obs.
1980 The First Deadly Sin Barney Homem entrando na lanchonete (não-creditado)
1982 The Verdict Observador no tribunal
1985 A Guru Comes Extra (uncredited)
1987 Blind Date br: Encontro às escuras Walter Davis
1988 The Return of Bruno Bruno Radolini
Sunset Tom Mix
Die Hard br: Duro de Matar
pt: Assalto ao Arranha-Céus
John McClane
1989 That's Adequate Ele próprio
In Country Emmett Smith Indicado — Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante em longa-metragem
Look Who's Talking br: Olha Quem Está Falando
pt: Olha Quem Fala
Mikey Voz
1990 Die Hard 2 br: Duro de Matar 2
pt: Assalto ao Aeroporto
John McClane
Look Who's Talking Too br: Olha Quem Está Falando Também
pt: Olha Quem Fala… Também
Mikey Voz
The Bonfire of the Vanities br/pt: A Fogueira das Vaidades Peter Fallow
1991 Mortal Thoughts br: Pensamentos Mortais James Urbanski
Hudson Hawk br: O Falcão Está à Solta
pt: Hudson Hawk - O Falcão Ataca de Novo
Eddie 'Hudson Hawk' Hawkins Roteirista
Billy Bathgate br: Billy Bathgate - O Mundo a Seus Pés Bo Weinberg
The Last Boy Scout br: O Último Boy Scout - Jogo de Vingança
pt: A Fúria do Último Escuteiro
Joseph Cornelius 'Joe' Hallenbeck
1992 The Player br/pt: O Jogador Ele próprio
Death Becomes Her br: A Morte Lhe Cai Bem
pt: A Morte Fica-Vos Tão Bem
Dr. Ernest Menville Indicado — Saturn Award de melhor ator
1993 National Lampoon's Loaded Weapon 1 br: Máquina Quase Mortífera
pt: Arma Infrutífera 1
John McClane Não-creditado
Striking Distance br: Zona de Perigo Tom 'Tommy' Hardy
1994 North br: O Anjo da Guarda Narrador
Color of Night br: A Cor da Noite Dr. Bill Capa
Pulp Fiction br: Pulp Fiction - Tempo de Violência Butch Coolidge Indicado — Chlotrudis Award de melhor ator coadjuvante
Nobody's Fool br: O Indomável - Assim é Minha Vida Carl Roebuck Indicado — Chlotrudis Award de melhor ator coadjuvante
1995 Die Hard with a Vengeance br: Duro de Matar - A Vingança
pt: Die Hard - A Vingança
John McClane
Four Rooms br: Grande Hotel
pt: Quatro Quartos
Leo Não-creditado
Twelve Monkeys br: Os Doze Macacos
pt: Doze Macacos
James Cole Indicado — Saturn Award de melhor ator
1996 Last Man Standing br: O Último Matador John Smith
Beavis and Butt-Head Do America br: Beavis and Butthead Conquistam a América Muddy Grimes Voz
1997 The Fifth Element br: O Quinto Elemento Korben Dallas
The Jackal br: O Chacal O Chacal
1998 Mercury Rising br: Código Para o Inferno
pt: Nome de Código: Mercúrio
Art Jeffries
Armageddon br: Armagedom Harry S. Stamper Indicado — Saturn Award de melhor ator
The Siege br: Nova York Sitiada
pt: Estado de Sítio
Major-general William Devereaux
1999 Franky Goes to Hollywood Ele próprio Curta-metragem
Breakfast of Champions Dwayne Hoover
The Sixth Sense br: O Sexto Sentido Dr. Malcolm Crowe Indicado — Saturn Award de melhor ator
The Story of Us br: A História de Nós Dois Ben Jordan
2000 The Whole Nine Yards br: Meu Vizinho Mafioso Jimmy "The Tulip" Tudeski
Disney's The Kid br: Duas Vidas Russell 'Russ' Duritz
Unbreakable br: Corpo Fechado David Dunn
2001 Bandits br: Vida Bandida Joe Blake
2002 Hart's War br: A Guerra de Hart Cel. William A. McNamara
Grand Champion br: O Grande Campeão Sr. Blandford
2003 Tears of the Sun br: Lágrimas do Sol
pt: Operação Especial
Tenente A.K. Waters
Rugrats Go Wild br: Os Rugrats e os Thornberrys vão aprontar Spike Voz
Charlie's Angels: Full Throttle br: As Panteras Detonando
pt: Charlie's Angels - Potência Máxima
William Rose Bailey Não-creditado
2004 The Whole Ten Yards br: Meu Vizinho Mafioso 2 Jimmy "The Tulip" Tudeski
Ocean's Twelve br: Doze Homens e Outro Segredo
pt: Ocean's 12
Ele próprio
2005 Hostage br: Refém Jeff Talley Produtor
Sin City br: Sin City - A Cidade do Pecado John Hartigan
2006 Alpha Dog Sonny Truelove
16 Blocks br: 16 Quadras Jack Mosley Produtor
Fast Food Nation br: Nação Fast Food - Uma Rede de Corrupção
pt: Geração Fast Food
Harry Rydell
Lucky Number Slevin br: Xeque-Mate Sr. Goodkat
Over The Hedge br: Os Sem-Floresta RJ Voz
2007 The Astronaut Farmer br: Sonhando Alto Coronel Doug Masterson Não-creditado
Perfect Stranger br: A Estranha Perfeita Harrison Hill
Grindhouse - Planet Terror br: Planeta Terror Ten. Muldoon
Nancy Drew br: Nancy Drew e o Mistério de Hollywood Ele próprio Não-creditado
Live Free or Die Hard: Die Hard 4.0 br: Duro de Matar 4.0
pt: Die Hard 4.0 - Viver ou Morrer
John McClane Produtor
2008 What Just Happened br: Fora de Controle Ele próprio
Assassination of a High School President br: Provas e Trapaças Diretor Kirkpatrick
2009 Surrogates br: Substitutos
pt: Os Substitutos
Agente Tom Greer
2010 Cop Out br: Tiras em Apuros Jimmy Monroe
The Expendables br: Os Mercenários Sr. Church Não-creditado
Red br: Red - Aposentados e Perigosos
pt: Red Perigosos
Frank Moses
2011 Catch .44 Mel
2012 Moonrise Kingdom Captain Sharp
Setup br: Sem Lei Biggs
Lay the Favorite br: O Dobro ou Nada
pt:
Dink Heimowitz
Fire with Fire br: Fogo contra Fogo
pt:
detetive Mike Cella
The Expendables 2 br: Os Mercenários 2 Sr. Church
Looper br: Looper - Assassinos do Futuro Joe no futuro
2013 A Good Day to Die Hard br: Duro de Matar: Um Bom Dia Para Morrer
pt: Nunca é Bom Dia para Morrer
John McClane
G.I. Joe: Retaliation br: G.I. Joe 2: Retaliação
pt: G.I Joe 2
General Joseph Colton
Red 2 br: Red – Aposentados e Ainda Mais Perigosos
pt: Red 2
Frank Moses
Sin City: A Dame to Kill For John Hartigan
2014 The Prince Omar
2015 Vice Julian Michaels
Televisão
Ano Título Papel Obs.
1984 Miami Vice Tony Amato Episódio: "No Exit"
1985 The Twilight Zone Peter Jay Novins br: Além da Imaginação
Episódio: "Shatterday"
1985–
1989
Moonlighting David Addison Jr. br: A Gata e o Rato
pt: Modelo e Detective
67 episódios
1996–
1997
Bruno the Kid Bruno the Kid Voz
1997 Mad About You Paciente sofrendo de amnésia Episódio: "The Birth Part 2"
1999 Ally McBeal Dr. Nickle Episódio: "Love Unlimited"
2000 Friends Paul Stevens Três episódios
2002 True West Lee Filme para a televisão
2005 That '70s Show Vic Episódio: "Misfire"
Produtor
Ano Título Obs.
1988 Sunset Co-produtor-executivo
2002 The Crocodile Hunter: Collision Course Produtor
2007 The Hip Hop Project Produtor-executivo

Referências

  1. Lista de Nomeados e Vencedores do Emmy de 2000 http://www.emmys.com/awards/nominees-winners/2000/outstanding-guest-actor-in-a-comedy-series Consultado em 18 de março de 2016
  2. a b «Surprise German visit from Willis». BBC News (em inglês). Bbc.co.uk. 8 de August de 2005. Consultado em 9 de maio de 2009. 
  3. a b Lipworth, Elaine. (16 de junho de 2007). "Die Another Day: Bruce Willis" (em inglês). Daily Mail. Visitado em 9 de maio de 2009.
  4. a b Archerd, Army. (2003-12-11). «Inside Move: Flu KOs Smart Set yule bash – Entertainment News, Other News, Media». Variety (em inglês). Variety.com. Consultado em 14 de novembro de 2011. 
  5. «Robert Willis Obituary». Variety (em inglês). Variety.com. 1 de julho de 2001. Consultado em 23 de junho de 2011. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Bruce Willis
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Bruce Willis