Os Mercenários 3

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Os Mercenários 3
The Expendables 3
Pôster promocional
 Estados Unidos
2014 •  cor •  126[1] min 
Direção Patrick Hughes
Produção Avi Lerner
Kevin King-Templeton
Danny Lerner
Les Weldon
John Thompson[2]
Roteiro Creighton Rothenberger
Katrin Benedikt
Sylvester Stallone (história)[2]
Baseado em Personagens de David Callaham
Elenco Sylvester Stallone
Jason Statham
Antonio Banderas
Jet Li
Wesley Snipes
Dolph Lundgren
Kelsey Grammer
Randy Couture
Terry Crews
Kellan Lutz
Ronda Rousey
Glen Powell
Victor Ortiz
Robert Davi
Mel Gibson
Harrison Ford
Arnold Schwarzenegger
Gênero Ação
Suspense
Música Brian Tyler
Cinematografia Peter Menzies, Jr.
Edição Sean Albertson
Paul Harb
Companhia(s) produtora(s) Nu Image
Millennium Films
Distribuição Lionsgate
Lançamento Reino Unido 4 de agosto de 2014 (lançamento em Londres)
Portugal 14 de agosto de 2014
Estados Unidos 15 de agosto de 2014
Brasil 21 de agosto de 2014
Idioma Inglês
Orçamento US$90 milhões[3]
Receita US$206,172,544[4]
Cronologia
Os Mercenários 2
Os Mercenários 4
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

Os Mercenários 3 (em inglês: The Expendables 3) é um filme de ação estadunidense de 2014 dirigido por Patrick Hughes, e escrito por Creighton Rothenberger, Katrin Benedikt e Sylvester Stallone. É uma sequência do filme de ação de 2012 Os Mercenários 2, e o terceiro filme da série Os Mercenários. O filme apresenta o retorno do elenco Sylvester Stallone, Jason Statham, Jet Li, Dolph Lundgren, Randy Couture, Terry Crews, e Arnold Schwarzenegger. Além disso, Kellan Lutz, Ronda Rousey, Glen Powell, Victor Ortiz, Robert Davi, Kelsey Grammer, Wesley Snipes, Mel Gibson, Antonio Banderas e Harrison Ford se juntam ao elenco.

A história segue o grupo de mercenários conhecidos como "Os Mercenários", como eles entram em conflito com o negociante de armas sem escrúpulos Conrad Stonebanks (Gibson), co-fundador dos Mercenários, que está determinado a destruir a equipe. O filme foi lançado em 15 de agosto de 2014.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Em Os Mercenários 3, Barney Ross, Lee Christmas e o resto da equipe libertaram o ex-mercenario Doctor Death, especialista em facas e medico da equipe, de uma prisão militar durante sua transferência em um trem. Eles recrutam Doc para ajuda-los a interceptar um carregamento de bombas destinadas a um senhor da guerra na Somália. Chegando lá, eles se reúnem com Hale Caesar, que os leva ao ponto de encontro, onde Barney fica surpreso ao descobrir que o comerciante de armas fornecendo as bombas é Conrad Stonebanks, um ex-fundador dos Mercenários, que foi desonesto e supostamente morto. No tiroteio que se segue, Barney e sua equipe conseguem matar todos, menos Stonebanks, que dispara em Caesar duas vezes. Quando a equipe tenta ajuda-lo, eles são forçados a recuar devido ao armamento avançado de Stonebanks.

De volta aos Estados Unidos, o funcionário da CIA Max Drummer, o novo gerente de missões dos Mercenários, dar​ a Barney a missão de capturar Stonebanks e traze-lo ao Tribunal Penal Internacional para ser julgado por crimes de guerra. Culpando-se pelas lesões de Caesar, Barney dispensa a equipe e vai para Las Vegas, onde se reencontra com o ex-mercenario Bonaparte para ajuda-lo a encontrar uma nova equipe de mercenários mais jovens para capturar Stonebanks. Os recrutas incluem o ex-US John Smilee, a segurança de boate Luna, o especialista em computadores Thorn e o especialista em armas Marte. o atirador experiente Galgo pede para ser incluído, mas Barney o dispensa.

Os novos membros da equipe se encontram com o rival de Barney, Trench, que rastreou Stonebanks na Romênia, aonde ele está pronto para fazer um negócio de armas. Barney e seus recrutas se infiltram no prédio que Stonebanks está usando como ponto de encontro, e tendo que matar alguns homens, entre eles o comprador de armas Goran Vata, conseguem capturar Stonebanks. Em trânsito, Stonebanks começa a zombar de Barney e explica o motivo de ele ter traído os Mercenários. Barney quase o mata para cala-lo, mas para após Stonebanks extorqui-lo. Os homens de Stonebanks os alcançam e disparam um míssil na van. Barney é jogado no rio, enquanto Smilee, Luna, Thorn e Marte são capturados por Stonebanks.

Stonebanks envia um vídeo a Barney, o desafiando a ir atrás dele e lhe da sua localização no país Azmenistão. Enquanto Barney se prepara para ir atrás de Stonebanks, Galgo aparece e oferece seus serviços novamente. Barney lhe dar​ uma chance, acompanhado pelos Mercenários veteranos. Eles resgatam os jovens, mas descobrem que Stonebanks encheu o local com explosivos. Quando os Mercenários começam a brigar entre si, Barney os convence a trabalharem juntos para derrubar Stonebanks de uma vez por todas. Quando a batalha final começa, Thorn usa um dispositivo para bloquear o sinal dos explosivos, dando-lhes meia hora antes da detonação. Stonebanks ordena as forças armadas do Azmenistão a atacarem o prédio, incluindo tanques e helicópteros.

Os Mercenários trabalham juntos para matar os homens de Stonebanks. Quando uma segunda onda é lançada, Drummer aparece para evacuar a equipe. Quando todos fogem para o último andar, Stonebanks ataca Barney com uma arma. Os dois começam uma briga, e Barney termina disparando em Stonebanks varias vezes. Quando Stonebanks questiona o Tribunal, Barney dispara nele novamente, matando-o. Após a morte de Stonebanks, o prédio começa a explodir e desmoronar, e Barney consegue escapar segundos antes do prédio desmoronar completamente.

No fim, Caesar se recupera de suas lesões, e Barney oficialmente recruta Galgo, Smilee, Luna, Thorn e Marte. Todos então comemoram juntos em um bar.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento e pré-produção[editar | editar código-fonte]

Em março de 2012, a Couture disse que um terceiro filme de Os Mercenários pode ser começado a produção no final de 2012, após o lançamento de Os Mercenários 2.[20] Em abril de 2012, Steven Seagal disse que ele foi oferecido à fazer um papel em um terceiro filme.[21] Em agosto de 2012, o produtor Avi Lerner confirmou que Nicolas Cage tinha sido contratado para essa sequência. Ele também disse que os produtores tem a intenção de trazer de volta as estrelas da série (tentar que o Mickey Rourke reprise o seu papel), se aproximou de Clint Eastwood sobre um papel, e tinha planos de ter Harrison Ford e Wesley Snipes quando este conseguisse sua libertação da prisão.[22] Stallone disse: "Estamos pensando em diferentes conceitos do terceiro filme, e isso é difícil. A segunda é a progressão natural. A terceira, que é quando o "ar fica raro". Estamos pensando ambiciosamente sobre isso... Agora, você tem que dar público algo que não esperam nada, talvez mesmo indo em um gênero diferente."[23] Também em agosto, Chuck Norris disse que não iria voltar para uma sequência.[24] Em 13 de agosto de 2012, Jean-Claude Van Damme indicou que Stallone pode incluí-lo em The Expendables 3 como Claude Vilain, irmão de Jean Vilain.[25] Em 31 de outubro de 2012, foi confirmado que a Nu Image e Millennium Films estavam em processo de direitos de distribuição internacional e de pré-venda para Os Mercenários 3.[26] Em 19 de dezembro de 2012, foi relatado que Jackie Chan concordou em juntar-se a sequência com a condição de que ele não teria mais do que um papel de menor importância.[27]

Em março de 2013, Stallone confirmou que ele estava escrevendo um roteiro para a sequência, e que tinha a intenção de que o filme seja mais cômico com alguns momentos de drama. Stallone também disse que Seagal não estaria no filme, e que ele queria colocar mais jovens atores.[28] Em abril de 2013, Stallone anunciou que Patrick Hughes iria dirigir a sequência.[29] Em maio de 2013 foram anunciados que Chan, Snipes, Cage, e Milla Jovovich estavam em negociações avançadas para participar do filme. As filmagens estão programadas para começar em agosto de 2013.[30] Em junho de 2013, a Lionsgate anunciou que o filme seria lançado em 15 de agosto de 2014.[31] Em julho de 2013 foi noticiado que o ator Mel Gibson iria retratar o vilão do filme, e em julho, Stallone confirmou o envolvimento de Gibson.[32][33] Também em julho, Kellan Lutz, e profissionais combatentes, como Victor Ortiz e Ronda Rousey, foram adicionados ao filme. Foi revelado que o filme teria várias características, tecnologia e heróis de ação mais jovens orientados para que se chocam com os Mercenários veteranos.[34] Em agosto de 2013, foi confirmado que Ford, Antonio Banderas e Glen Powell iriam se juntar ao elenco, e que Bruce Willis não estaria reprisando seu papel como Church.[35] Willis entrou em um desacordo sobre o dinheiro, que foi oferecido à Willis US $3 milhões para quatro dias de filmagens na Bulgária, mas Willis queria US $ 4 milhões.[36] Por um contrato de três dias, Stallone conseguiu escalar Harrison Ford como susbstituto de Church, como um novo personagem. Então, quando o personagem de Arnold Schwarzenegger lança a frase "Tempo curto" para Ford, que responde "muito curto", ambos ironizam o episódio, amplamente noticiado à época do ocorrido.[37] Em 17 de setembro de 2013 Kelsey Grammer foi anunciado que estava em negociações para se juntar ao filme.[10]

Filmagens[editar | editar código-fonte]

A filmagem principal começou em 19 de agosto de 2013, na Bulgária e no estúdio Nu Boyana Film em Sófia[2] e terminou em 22 de outubro.[38] Em setembro de 2013, Crews revelou em uma entrevista que Statham sobreviveu a um acidente no set quando o caminhão que ele dirigia caiu no Mar Negro depois que seus freios falharam.[39] Em uma entrevista de novembro de 2013, Couture confirmou que as filmagens terminaram, e que as discussões para um quarto filme dos Mercenários estavam ocorrendo.[40]

Avaliação[editar | editar código-fonte]

O filme é o primeiro da franquia a ser classificado como PG-13 diferente da classificação R dos filmes anteriores. No Festival de Cannes 2014 , Stallone anunciou que ele estava apontando para uma classificação PG-13 para o filme. Afirmando que ainda era perto de ser classificado como R, ele queria atingir um público mais jovem e mais amplo com o novo filme[41] Em 1 de julho, o Motion Picture Association of America concedeu a Os Mercenários 3 a classificação PG-13; a descrição dada sendo "violência incluindo intensos tiroteios e cenas de luta, e para a línguagem".[42] No entanto, a primeira versão entregue ao MPAA recebeu uma classificação R, e teve que ser cortado para baixo para atender o aspirado classificação PG-13.[42]

Lançamento[editar | editar código-fonte]

Marketing[editar | editar código-fonte]

O elenco de Os Mercenários 3 no Festival de Cannes 2014

Em 19 dezembro de 2013, o primeiro trailer foi lançado, com a intenção de mostrar o grande elenco do filme.[43] Em 2014 no CinemaCon, o cartaz oficial do filme foi exibido pela primeira vez, embora apenas ligeiramente diferente a partir de material mostrado antes, com um fundo branco em vez de um negro.[44] O marketing de colocar um grande ênfase na elenco do filme de atores de ação famosos na comercialização foi mantida no início de abril, quando 16 cartazes de personagens de elenco do filme foram lançados e divididos em quatro sites para a exposição máxima.[45] Um dia depois, o primeiro trailer com cenas reais do filme estreou, novamente destacando enorme elenco do filme, que está sendo referida como uma "lista de trailer" pela Lionsgate[46] No Festival de Cannes 2014, Millennium Films organizou um evento especial promovendo o filme no Carlton Hotel, com a participação do elenco com Stallone, Statham, Schwarzenegger, Gibson, Ford, Snipes, Banderas, Lundgren, Grammer, Couture, Lutz, Ortiz, Powell, e diretor Patrick Hughes. O evento durou todo o dia e contou com o elenco dirigindo pela Croisette em tanques.[47]

Em 5 de junho, um novo trailer de TV com cenas inéditas do filme foi lançado. Em vez de destacar o elenco de estrelas como os anteriores, este trailer focado nas novas adições ao elenco, proeminente Lutz, Rousey e Ortiz, contrastando seus personagens jovens com os mais experientes de Stallone e Grammer.[48] No mesmo dia, Sylvester Stallone também divulgou um vídeo dos bastidores através de seu Twitter.[49] Em 17 de junho, um longo trailer cinematográfico foi lançado, dando um primeiro olhar para Mel Gibson como Conrad Stonebanks, assim como mostrar a história do filme para o primeiro do tempo.[50] Uma semana depois, em 23 de junho, a nova bandeira foi lançado, com todos os 17 membros do elenco, exceto Robert Davi.[51] Em 4 de junho um novo trailer de TV foi lançado, contendo cenas inéditas, embora na sua maioria constituído por filmagens já lançadas.[52] A versão mais longa do trailer foi lançado uma semana depois,[53] e um dia depois, outro trailer de TV, temático, para coincidir com a Copa do Mundo da FIFA de 2014, foi lançado.[54] Em 2014 na Comic Con, 16 novos cartazes de personagens em estilo arte pop foram liberados.[55]

Pirataria e processo posterior[editar | editar código-fonte]

Em 25 de julho de 2014, três semanas antes da estreia do filme, um DVD com qualidade de Internet foi vazado ilegalmente para download, via sites de pirataria moderna, que foram baixados mais de 189,000 vezes em um período de 24 horas.[56] Depois de uma semana, estimou-se que o vazamento havia sido baixado mais de 2 milhões de vezes.[57]

Em 31 de julho de 2014, estúdio do filme, Lionsgate, entrou com uma ação no tribunal federal da Califórnia contra 10 indivíduos anônimos por violação de direitos autorais.[58] O estúdio informou que uma cópia digital do filme foi roubado e carregado para a Internet. Lionsgate afirmou que enviou cartas de demanda para os operadores dos sites de pirataria, mas não recebeu resposta.[59]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

Sylvester Stallone no lançamento do filme na França em agosto de 2014.

Os Mercenários 3 foi lançado em 15 de agosto de 2014 nos Estados Unidos e arrecadou $875,000 durante suas sessões tarde da noite de quinta-feira de 2200 localidades. Ele fez melhor do que antecessores Os Mercenários ($870,000) e Os Mercenários 2 ($685,000). No entanto, sua primeira aparição foi às 7 da noite, enquanto que os filmes anteriores tiveram suas primeiras exibições à meia-noite.[60] O filme arrecadou $5.9 milhões em seu primeiro dia. Ele caiu bem abaixo de $13 milhões da abertura do dia de Os Mercenários e $10 milhões de abertura do dia de Os Mercenários 2.[61] O filme arrecadou $5.7 million em seu segundo dia e $4.2 milhões em seu terceiro dia, para um total de três dias de $15.8 milhões em comparação para Os Mercenários 2 que fez $28.6 milhões em três dias.

Um dos principais motivos considerados para essa perda em vendas de ingressos é porque o filme vazou três semanas antes de seu lançamento no entanto, já que a maioria de downloads foram fora os EUA, se cada download americano pago para ver o filme teria feito apenas um adicional de $4 milhões.[62] Outra razão apontada foi a classificação PG-13, o que era para atrair público mais jovem. interesse do público mais velho.[61]

Crítica[editar | editar código-fonte]

Os Mercenários 3 foi recebido com críticas geralmente negativas dos críticos. No Rotten Tomatoes, o filme tem um índice de aprovação de 34%, com uma classificação média de 4.9/10, baseado em 143 comentários. Consenso do site diz: "Assim como seus antecessores, Expendables 3 oferece um mínimo de emoções de estrelas para a velha escola de aficionados de thriller de ação - mas dado todo o talento reunido, que deveria ter sido muito mais divertido"[63] Em Metacritic, o filme tem uma pontuação de 35 em 100, baseado em 35 críticas.[64]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Os soldados de infantaria do exército azmenistano (do Azmenistão país fictício localizado no leste da Europa) que os mercenários enfrentam na cena de combate final do filme, utilizam uniformes militares muito similares aos dos soldados soviéticos que Rambo enfrentou em Rambo II - A Missão (1985), possivelmente ísto pode ser uma referência a este filme.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Lista de prêmios e indicações
Prêmio Categoria Destinário(s) Resultado
Golden Trailer Awards[65] Melhor poster blockbuster do verão de 2014 Os Mercenários 3 "Stallone Teaser"
Indicado
Framboesa de Ouro[66] Pior ator coadjuvante Mel Gibson Indicado
Pior ator coadjuvante
(também por Legends of Oz: Dorothy's Return, Think Like a Man Too e Transformers: Age of Extinction)
Kelsey Grammer Venceu
Pior ator coadjuvante Arnold Schwarzenegger Indicado

Sequência[editar | editar código-fonte]

No final de 2013, Randy Couture confirmou que, apesar de Os Mercenários 3 ainda não ter sido lançado, já havia planos para um quarto filme.[67] Isto foi confirmado março 2014 pelo ex-James Bond e ator Pierce Brosnan, que afirmou que ele tinha concordou com Avi Lerner para estrelar uma futura sequência dos Mercenários.[68] Hulk Hogan afirmou em sua conta do Twitter de que ele estará no quarto filme.[69]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «THE EXPENDABLES 3 | British Board of Film Classification». Bbfc.co.uk. 31 de julho de 2014. Consultado em 31 de julho de 2014 
  2. a b c d Goldberg, Matt (19 de agosto de 2013). «THE EXPENDABLES 3 Begins Filming; Synopsis Released; Cage, Chan, Rourke, and Jovovich Absent from Cast List». Collider. Consultado em 19 de agosto de 2013. Cópia arquivada em 19 de agosto de 2013 
  3. Bruce Willis 'wanted $1m a day for Expendables 3'.
  4. «The Expendables 3». Box Office Mojo. Consultado em 5 de setembro de 2014 
  5. a b c Production 2012, p. 9.
  6. Weintraub, Steve (7 de maio de 2014). «Antonio Banderas Talks THE EXPENDABLES 3, the Changes He Made to His Character, PUSS IN BOOTS 2, Working with Terrence Malick, and More». The Collider. Consultado em 12 de maio de 2014 
  7. a b c Production 2012, p. 12.
  8. Production 2012, p. 11.
  9. a b Production 2012, p. 10.
  10. a b Fleming Jr., Mike (17 de setembro de 2013). «Kelsey Grammer Joins Beefcake Brigade in 'The Expendables 3′». Deadline. PMC. Consultado em 17 de setembro de 2013. Cópia arquivada em 17 de setembro de 2013 
  11. Production 2012, pp. 10-11.
  12. Elizabeth, Joanna (1 de maio de 2014). «Kellan Lutz for Fashionisto, Talks The Expendables 3». The Fashionisto. Consultado em 1 de maio de 2014 
  13. a b Production 2012, p. 13.
  14. Marrocco, Steven (2 de agosto de 2013). «Ronda Rousey's role in 'Expendables 3' no small part». USA Today. Gannett Company. Consultado em 15 de novembro de 2013. Cópia arquivada em 15 de novembro de 2013 
  15. Turnbow, Tina (3 de março de 2014). «Glen Powell of the Expendabls 3». Nylon Guys Magazine. Consultado em 5 de março de 2014 
  16. Production 2012, p. 14.
  17. Jones, Brandon (5 de novembro de 2013). «'License To Kill' Villain Robert Davi Discusses His Role In 'The Expendables 3′ And Reflect On 'The Goonies'». The Global Dispatch. Consultado em 15 de novembro de 2013 
  18. Production 2012, p. 43.
  19. Perry, Spencer (4 de novembro de 2013). «Harrison Ford recounts experience on 'The Expendables 3'». Business Recorder. Consultado em 28 de novembro de 2013. Cópia arquivada em 28 de novembro de 2013 
  20. Orange, B. Alan (23 de março de 2012). «The Expendables 3 to Start Filming This Fall». Movie Web. Consultado em 16 de novembro de 2012. Cópia arquivada em 16 de novembro de 2012 
  21. Outlaw, Kofi (5 de abril de 2012). «Steven Seagal Offered 'Expendables 3′ Role». Screen Rant. Consultado em 16 de novembro de 2012. Cópia arquivada em 13 de agosto de 2013 
  22. Ashurst, Sam (13 de agosto de 2012). «Clint Eastwood in talks for Expendables 3». Total Film. Future Publishing. Consultado em 13 de agosto de 2012. Cópia arquivada em 13 de agosto de 2012 
  23. Niall, Browne (14 de agosto de 2012). «Will 'The Expendables 3′ Go Sci-Fi & Who Will Sign Up?». Screen Rant. Consultado em 14 de agosto de 2012 
  24. Currie, Matt (23 de agosto de 2012). «Chuck Norris Says He's Done with The Expendables Franchise». Collider. Consultado em 23 de agosto de 2012. Cópia arquivada em 23 de agosto de 2012 
  25. Currie, Matt (13 de agosto de 2012). «Van Damme talks Expendables 3». MSN. Consultado em 13 de agosto de 2012. Cópia arquivada em 13 de agosto de 2012 
  26. Goldberg, Matt (31 de outubro de 2012). «AFM 2012: The Expendables 3 Confirmed; The Mechanic 2 Announced». Collider. Consultado em 31 de outubro de 2012. Cópia arquivada em 31 de outubro de 2012 
  27. Tsui, Clarence (18 de dezembro de 2012). «Jackie Chan Joins 'Expendables 3,' Eyes New Project With Chris Tucker». The Hollywood Reporter. Consultado em 19 de dezembro de 2012 
  28. Trumbore, Dave (12 de março de 2013). «Sylvester Stallone Wants More Humor for Expendables 3, Hopes to Add Jackie Chan and Promises "Young Blood"». Collider. Consultado em 13 de março de 2013. Cópia arquivada em 24 de julho de 2013 
  29. Fleming, Mike (23 de abril de 2013). «Sly Stallone Chooses Patrick Hughes To Helm 'Expendables 3′». Deadline. PMC. Consultado em 23 de abril de 2013. Cópia arquivada em 23 de abril de 2013 
  30. Lieberman, David (31 de maio de 2013). «'Expendables 3′ Woos Jackie Chan, Wesley Snipes, Nic Cage & Milla Jovovich As Lionsgate CEO Talks Up Plans». Deadline.com. PMC. Consultado em 31 de maio de 2013. Cópia arquivada em 31 de maio de 2013 
  31. «'Expendables 3′ Gets August 2014 Release Date». Deadline. PMC. 3 de junho de 2013. Consultado em 3 de junho de 2013. Cópia arquivada em 3 de junho de 2013 
  32. Child, Ben (11 de junho de 2013). «Mel Gibson being lined up to play villain in The Expendables 3». The Guardian. Guardian Media Group. Consultado em 18 de julho de 2013. Cópia arquivada em 18 de julho de 2013 
  33. «"Mad Max vs. Barney Ross"!! Mel Gibson confirmed for Expendables 3!!». Ain't It Cool News. 16 de julho de 2013. Consultado em 18 de julho de 2013. Cópia arquivada em 18 de julho de 2013 
  34. Trumbore, Dave (23 de julho de 2013). «Christopher Walken Joins JERSEY BOYS, Kellan Lutz Boards EXPENDABLES 3, Jessica Alba Joins STRECH and Danny McBride to Star in New Cameron Crowe Film». Collider. Consultado em 24 de julho de 2013. Cópia arquivada em 24 de julho de 2013 
  35. Yamato, Jen (6 de agosto de 2013). «Harrison Ford In For 'Expendables 3,' Bruce Willis Out». Deadline. PMC. Consultado em 6 de agosto de 2013. Cópia arquivada em 6 de agosto de 2013 
  36. Ford, Rebecca (12 de agosto de 2013). «Glen Powell Joins 'Expendables 3'». The Hollywood Reporter. Prometheus Global Media. Consultado em 13 de agosto de 2013. Cópia arquivada em 13 de agosto de 2013 
  37. Os Mercenários 3 no AdoroCinema
  38. Callagher, Brian (22 de outubro de 2013). «The Expendables 3 Wraps Shooting». Movieweb. Consultado em 29 de dezembro de 2013 
  39. Lankester, Mark (16 de setembro de 2013). «Jason Statham Survives 'Near-Death Experience' on the Set of 'The Expendables 3'». Yahoo! Movies. Consultado em 17 de setembro de 2013. Cópia arquivada em 28 de novembro de 2013 
  40. Douglas, Stephen (14 de novembro de 2013). «Exclusive Interview: Randy Couture on Ambushed and Expendables 3 and 4». CraveOnline. Consultado em 28 de novembro de 2013. Cópia arquivada em 28 de novembro de 2013 
  41. Acuna, Kirsten (20 de maio de 2014). «Sylvester Stallone Explains Why 'The Expendables 3' Will Be Rated PG-13 Instead Of R». Business Insider. Consultado em 21 de maio de 2014 
  42. a b Weintraub, Steve (8 de julho de 2014). «THE EXPENDABLES 3 Was Originally Rated R; Had to Make Cuts for PG-13 Rating». Collider. Consultado em 11 de julho de 2014 
  43. Perry, Spencer (19 de dezembro de 2013). «Expendables 3 Teaser Trailer Features Ronda Rousey Walking and Turning Around». USA Today. Consultado em 29 de dezembro de 2013 
  44. Weintraub, Steve (23 de março de 2014). «CinemaCon: Posters for SPIDER-MAN 2, GUARDIANS OF THE GALAXY, HOW TO TRAIN YOUR DRAGON 2, TF4, THE BOXTROLLS, EXPENDABLES 3, and Many More». Collider. Consultado em 25 de março de 2014 
  45. White, James (2 de abril de 2014). «Expendables 3 Character Posters March In». Empire. Consultado em 5 de abril de 2014 
  46. Mendelson, Scott (4 de abril de 2014). «'Expendables 3' Trailer: An All-Star Roll Call». Forbes. Consultado em 5 de abril de 2014 
  47. Tartaglione, Nancy (6 de maio de 2014). «Cannes: Sly, Arnie, Mel & More To Storm Croisette For Mega 'Expendables 3′ Event». Deadline. Consultado em 12 de maio de 2014 
  48. Wales, George (5 de junho de 2014). «Youth meets experience in new TV spot for The Expendables 3: watch now». Total Film. Consultado em 6 de junho de 2014 
  49. Banks, Aurora (7 de junho de 2014). «The Expendables 3 Behind The Scene Trailer & TV Spot Now Available! 'Terminator 5' Star Arnold Schwarzenegger Leads The Team». KpopStarz. Consultado em 1 de julho de 2014 
  50. Tartaglione, Nancy (17 de junho de 2014). «Hot Trailer: 'Expendables 3′». Deadline. Consultado em 24 de junho de 2014 
  51. Gibson, Sarah (23 de junho de 2014). «Explosive New Expendables 3 Banner Drops Servind Up One Hot Testosterone Injection». Moviepilot. Consultado em 26 de junho de 2014 
  52. Meares, Tasha (4 de julho de 2014). «New action-packed TV Spot for The Expendables 3 (Video)». Fansided. Consultado em 10 de julho de 2014 
  53. Schäfer, Sandy (9 de julho de 2014). «'The Expendables 3′ TV Trailer: These Guys Are Nuts». Screenrant. Consultado em 10 de julho de 2014 
  54. Collinson, Gary (10 de julho de 2014). «New poster and World Cup TV spot for The Expendables 3». Flickering Myth. Consultado em 10 de julho de 2014 
  55. Anderton, Ethan (21 de julho de 2014). «'The Expendables 3' Rounded Up in Andy Warhol Pop Art Posters». firstshowing.net. Consultado em 22 de julho de 2014 
  56. Spangler, Todd (25 de julho de 2014). «'Expendables 3' Leaks Online, Pirated Copy Downloaded 189,000 Times in 24 Hours». Variety. Consultado em 29 de julho de 2014 
  57. Will Expendables 3 pre-release hurt box office revenue
  58. Lionsgate Sues Pirates over Expendable 3 Leaked Internet Copy
  59. Lionsgate Sues for Expendable 3 Leak
  60. Brent Lang (15 de agosto de 2014). «'Expendables 3′ Shoots Up $875K at Thursday Box Office». Variety. Consultado em 16 de agosto de 2014 
  61. a b Scott Mendelson (16 de agosto de 2014). «Box Office: 'Expendables 3' Tanks With $5.9M Friday». Forbes. Consultado em 16 de agosto de 2014 
  62. Expandable 3 Fundles its Mission
  63. "The Expendables 3", Rotten Tomatoes
  64. «Movie Review». Metacritic.com. Consultado em 21 de agosto de 2014 
  65. «Heaven is for Real Awards». imdb.com. IMDB. Consultado em 22 de janeiro de 2015 
  66. «Nominations for the 35th Annual Razzie Awards Announced». comingsoon.net. Consultado em 22 de janeiro de 2015 
  67. Topel, Fred (14 de novembro de 2013). «Exclusive Interview: Randy Couture on Ambushed and Expendables 3 and 4». Crave Online. Consultado em 7 de abril de 2014 
  68. Reynolds, Simon (27 de março de 2014). «Pierce Brosnan to appear in The Expendables sequel». Digital Spy. Consultado em 7 de abril de 2014 
  69. Kerin, Ben (23 de abril de 2014). «Hulk Hogan Set To Appear In The Expendables 4 Movie». wrestlingnewssource.com. Consultado em 25 de maio de 2014 
Documents

Ligações externas[editar | editar código-fonte]