Transformers: Age of Extinction

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Transformers: Age of Extinction
Transformers 4 (PT)
Transformers: A Era da Extinção (BR)
Pôster promocional
 Estados Unidos
Inadequado para menores de 12 anos i DEJUS (Brasil)

2014 •  cor •  166 min 
Direção Michael Bay
Produção Lorenzo di Bonaventura
Tom DeSanto
Don Murphy
Ian Bryce
Coprodução Allegra Clegg
Matthew Cohan
K. C. Hodenfield
Michael Kase
Produção executiva Steven Spielberg
Michael Bay
Brian Goldner
Mark Vahradian
Roteiro Ehren Kruger
Baseado em Transformers, da Hasbro
Elenco Mark Wahlberg
Stanley Tucci
Kelsey Grammer
Nicola Peltz
Jack Reynor
Sophia Myles
Li Bingbing
Titus Welliver
T. J. Miller
Gênero Ação
Ficção científica
Música Steve Jablonsky
Direção de arte Jeffrey Beecroft
Cinematografia Amir Mokri
Edição William Goldenberg
Roger Barton
Paul Rubell
Companhia(s) produtora(s) di Bonaventura Pictures
Hasbro
China Movie Channel
Jiaflix Enterprises
Distribuição Paramount Pictures
Lançamento Portugal 26 de junho de 2014
Estados Unidos 27 de junho de 2014
Brasil 17 de julho de 2014
Idioma Inglês
Orçamento US$ 210 milhões[1]
Receita US$ 1.104.054.072,00[1]
Cronologia
Transformers: Dark of the Moon (2011)
Transformers: The Last Knight (2017)
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

Transformers: Age of Extinction é um filme estadunidense de ação, aventura e ficção científica, dirigido por Michael Bay, baseado na linha de brinquedos e série animada da Hasbro, Transformers. Com produção executiva de Steven Spielberg, é o quarto título em live-action da série iniciada pelo filme Transformers em 2007, sendo uma sequência de Transformers: Dark of the Moon, após 3 anos dos acontecimentos em Chicago. É o primeiro longa da série que não terá a participação de Shia LaBeouf, ator principal nos três primeiros, a contar com um elenco totalmente renovado, à exceção de cinco robôs: Optimus Prime, Bumblebee, Brains, Ratchet e Megatron (agora na forma modificada, passando a se chamar Galvatron). Mark Wahlberg, Nicola Peltz, Jack Reynor e Kelsey Grammer estrelam a continuação.

Transformers: Age of Extinction estreou em 27 de junho de 2014 nos Estados Unidos, em 17 de julho de 2014 no Brasil em IMAX e 3D[2] e em 26 de junho de 2014 em Portugal.[3]

Apesar de somente 18% de aprovação no Rotten Tomatoes[4] e sete indicações para o Framboesa de Ouro, incluindo Pior Filme e Michael Bay ganhando o prêmio de Pior Diretor, muitos elogiaram as sequências de ação e as atuações. Foi o único filme de 2014 a ultrapassar a marca de 1 bilhão de dólares arrecadados, sendo o 15º filme de maior bilheteria da história do cinema.

Enredo[editar | editar código-fonte]

O filme começa com dezenas de naves alienígenas chegando a Terra na Era dos Dinossauros com o objetivo de lançar as sementes, bombas que transformam tudo ao seu redor em aço ao serem explodidas, o que causa a extinção dos dinossauros.

Voltando para a nossa época, três anos se passaram após a guerra que destruiu Chicago e agora, os gigantes robôs estão sendo caçados pelos humanos, independente que sejam Autobots e Decepticons.

Um pai de família chamado Cade Yeager, que vive de transformar sucata em robôs, encontra um caminhão velho e enferrujado, pensando que pode derretê-lo para transforma-lo em robôs, ele compra o caminhão do museu onde estava, o que não agrada sua filha, Tessa Yeager. Enquanto isso, uma organização chamada Vento do Cemitério caça um robô, escondido em um navio abandonado. Este robô é Ratchet, o médico dos Autobots. Durante a caçada o robô tem um de suas pernas arrancadas e é cercado pelos soldados comandados por James Savoy, que teve a irmã morta na guerra de Chicago e culpa todos os alienígenas. Ratchet informa que estão se escondendo porque os humanos estavam matando todos, porém os soldados não dão atenção e deixam o robô gravemente ferido, então chega um robô Caçador de Recompensas chamado Lockdown; ele vai até Ratchet lhe diz que se ele revelar a localização de Optimus Prime ele continuaria vivo; porém tem o pedido negado e então arranca a centelha de Ratchet.

Enquanto isso, Cade coloca o caminhão velho em sua oficina. Ele liga o caminhão em uma maquina e de dentro do caminhão sai uma voz dizendo: "Chamando todos os Autobots". Um míssil sai do caminhão e atinge a casa da família. O caminhão se transforma, revelando ser Optimus Prime, líder dos Autobots, que diz ter sido ferido em um confronto com os humanos e com Lockdown. As autoridades descobrem qual era o modo alternativo de Optimus e aonde ele está; sem demora, o Vento do Cemitério chega a casa de Cade e para força-lo a dizer onde estava o robô fazem sua filha refém; alguns soldados entram na oficina de Cade para tentar encontrar o Autobot, que está escondido abaixo do piso da oficina que ao ouvir os gritos de Tessa sai da oficina e luta contra os soldados, mas Lockdown atira um míssil tentando atingir Optimus, mas atinge a casa, que explode. Cade, Tessa e um amigo de Cade chamado Lucas fogem no carro do namorado de Tessa, Shane; mas são perseguidos pelo Vento do Cemitério. Optimus e Lockdown se confrontam, mas Optimus consegue fugir, porem Lucas morre, sendo transformado em uma estátua de pedra depois de Lockdown lançar uma de suas granadas.

Optimus, Cade, Tessa e Shane fogem e Optimus deixa-os em um posto de gasolina abandonado enquanto vai verificar se eles não foram perseguidos. Cade consegue hackear um drone usado na caçado aos robôs, que mostram as mortes do Wrecker Leadfoot e de Ratchet. Durante a manhã do dia seguinte Optimus e seus amigos humanos partem para encontrar os Autobots sobreviventes e enquanto passam pelo deserto do Novo México, Optimus avista um caminhão bem moderno e assume essa forma como modo alternativo. Agora com um rádio mais potente Optimus consegue rastrear o resto dos Autobots que estavam escondidos no deserto. Ele se junta a Bumblebee, Hound, Crosshairs e Drift. Cade mostra as imagens do drone hackeado para os Autobots que se entristecem pela perda de seus amigos. Cade revela também que os corpos dos robôs mortos eram levados para uma empresa chamada KSI onde um pequeno Autobot chamado Brains está preso numa jaula de vidro.

Cade se infiltra na sede da empresa KSI em Chicago (com uma câmera escondida e filma tudo na empresa), descobrindo que a empresa derretia os corpos dos robôs caçados e com o metal derretido eram construídos outros robôs que eram conectados as mentes de Decepticons mortos na guerra de Chicago; e entre esses robôs novos havia Galvatron, que juntava traços de Megatron e Optimus Prime. Ele encontra a cabeça de Ratchet sendo derretida e por estar filmando tudo e mandando as cenas para os Autobots eles se enfurecem e correm para a empresa. Apesar de estar disfarçado Cade é descoberto é interrogado ainda na empresa por Harold Attinger, um homem que é responsável por administrar o Vento do Cemitério. Enquanto isso os Autobots chegam para resgatá-lo; Bumblebee e Drift entram pela frente e Optimus, Hound e Crosshairs entram pelos fundos. Bumblebee resgata Cade, enquanto os outros Autobots destroem o laboratório e libertam Brains. Após fugirem, Harold pressiona o dono da empresa, Joshua Joyce a utilizar Galvatron e Stinger, um robô parecido com Bumblebee mas que se transforma em um Pagani Huayra vermelho e preto, para perseguir e capturar os Autobots. Durante a perseguição, Galvatron destrói vários carros. Ele e Optimus guerreiam. Aproveitando-se de que Optimus está batalhando com Galvatron, Lockdown captura-o junto com Tessa.

Na sua Nave-Prisão, Lockdown aprisiona Optimus junto com os Dinobots Grimlock, Slug, Scorn e Strafe, robôs com aparência de cavaleiros medievais que se transformam em gigantescos dinossauros. Lockdown recebe James Savoy e sua equipe na sua nave entregando-lhes a última semente que existe, cumprindo sua palavra de trocar a semente por Optimus Prime, e nem percebe que Tessa observou-lhe. Depois, Hound, Crosshairs e Drift resgatam Optimus e Crosshairs acaba acionando as âncoras da nave fazendo-a ficar presa aos prédios de Chicago. Bumblebee e Crosshairs lutam contra os Decepticons em cima de naves iguais as usadas pelos Decepticons na batalha de Chicago. A nave que era usada como Prisão, na verdade era uma nave separada da nave-mãe de Lockdown e é desacoplada por Hound antes da nave-mãe partir com Optimus e os Dinobots.

Após fugirem, os Autobots se reúnem perto de vagões de trens e Optimus conta que milhões de anos atrás os criadores dos Transformers extinguiram o mundo dos Dinossauros transformando os animais em ferro para a construção dos robôs. Brains revela que enquanto estava preso na base da KSI viu os robôs criados pelos cientistas sendo conectado às mentes de Decepticons mortos na guerra de Chicago e que Galvatron era só um nome dado ao robô criado pelos humanos, na realidade ele era Megatron em um novo corpo. Optimus afirma que Galvatron iria atrás da semente para explodi-la na maior cidade que encontrasse e logo após isso teria ferro suficiente para a criação de um novo exercito e isso significaria a extinção dos humanos. Eles partem para Hong Kong na nave roubada, enquanto Galvatron e Stinger são levados de avião até a base da KSI na China, onde estão sendo criados outros robôs. Joshua ordena que Galvatron não seja reativado. Ele se encontra com Harold e James onde estes lhe dão a semente; porém Galvatron se reativa sozinho mostrando que Megatron já havia tomado seu corpo totalmente; Ele começa a controlar os outros robôs formando assim novos Decepticons que destroem a base e vão para Hong Kong atrás de encontrar a semente.

Joshua se esconde de Harold e James no alto de um prédio, até que os Autobots chegam a cidade e Joshua tenta entregar a semente para eles mas um dos Traxes atira na nave que cai numa floresta perto da cidade enquanto Bumblebee, Hound, Cade, Tessa e Shane caem no prédio. Os dois Autobots lutam contra os Decepticons, enquanto Cade luta contra James no prédio; este cai do prédio e morre. Enquanto Hound e Bumblebee lutam contra Galvatron e seu exercito; Optimus liberta os Dinobots e luta contra Grimlock, tentando conseguir a confiança dele e dos Dinobots; Ao notar que lutam do mesmo lado, Grimlock para de lutar com Optimus e o obedece como líder; juntos Optimus, Grimlock, Drift, Slug, Crosshais, Scorn e Strafe correm para a cidade lutar contra o exercito de Galvatron. Quando Stinger se prepara para dar o golpe final em Bumblebee; Optimus e Grimlock salvam-no e o robô pula em Strafe, mas Stinger se segura em Bumblebee e eles começam a lutar em cima de Strafe, então, quando chegam no chão Bumblebee arranca a cabeça de Stinger e lhe dá para Strafe comer. Finalmente a Nave-Mãe de Lockdown chega a Hong Kong e Lockdown usa o imã de sua nave para tentar recapturar Optimus e os Dinobots, mas também atrai navios, carros, ônibus, e tudo de ferro por onde passa e algumas dessas coisas caem destruindo prédios, casas e ruas, além de matar muitas pessoas. Quando começa a ser atraído pelo imã, Optimus atira nele e o imã para de atrair o ferro. Optimus ordena que os Autobots deixem-no sozinho para lutar com Lockdown; Bumblebee se esconde com Tessa e Shane; Hound, Drift e Joshua correm para o litoral, enquanto Crosshairs e os Dinobots bloqueiam a ponte de acesso a praia e Cade, escondido, ajuda Optimus a lutar contra Lockdown, só que Harold aparece e ameaça matar Cade, e tentando salvá-lo, Optimus atira em Harold, matando-o, mas Lockdown enfia a espada de Optimus no peito deste; Bumblebee chega e luta contra Lockdown e no começo parece estar vencendo mas Lockdown o joga no chão, porém Bumblebee consegue fugir. Cade e Lockdown batalham enquanto Tessa e Shane tiram a espada do peito de Optimus que pega Lockdown de surpresa e o mata, lhe partindo ao meio. Optimus foge com os humanos voando, enquanto explode a granada de Lockdown, matando alguns Traxes que iam ataca-lo. Ao ver que tinha sido derrotado Galvatron foge pela floresta dizendo que um dia ele e Optimus se reencontrariam. Optimus se reencontra com os Autobots e ordena que eles protejam os humanos e viaja para o espaço para esconder a semente e como nos outros filmes, termina com uma mensagem de Optimus e que dessa vez era para os criadores de Optimus, que diz que era para os seus Criadores deixarem a Terra em paz, pois ele iria atrás deles.

Elenco e Dublagem[editar | editar código-fonte]

Personagem Elenco Estados Unidos Dublagem Brasil
Cade Yeager Mark Wahlberg Marco Antônio Costa
Joshua Joyce Stanley Tucci Jorge Lucas
Harold Attinger Kelsey Grammer Élcio Romar
Tessa Yeager Nicola Peltz Bruna Laynes
Shane Dyson Jack Reynor Marcos Souza
James Savoy Titus Welliver Eduardo Borgerth
Darcy Tirrel Sophia Myles Andrea Mucci
Su Yueming Li Bingbing Guilene Conte
Lucas Flannery T. J. Miller Renan Freitas
Chefe de Gabinete Thomas Lennon Ettore Zuim
Diretor da CIA Charles Parnell Jorge Vasconcellos
Optimus Prime - voz Peter Cullen Guilherme Briggs
Drift - voz Ken Watanabe Hércules Fernando
Ratchet - voz Robert Foxworth Júlio Chaves
Lockdown - voz Mark Ryan Ronaldo Júlio
Hound - voz John Goodman Leonardo José
Galvatron - voz Frank Welker José Santa Cruz
Crosshairs - voz John DiMaggio Marcelo Mattos
Brains - voz Reno Wilson Jorge Lucas

Outras Vozes
Carlos Alberto, Gabriella Bicalho, Sérgio Stern.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Autobots[editar | editar código-fonte]

Optimus Prime (Peter Cullen): É o líder dos Autobots. Inicialmente se transforma em um caminhão Marmon 97 velho e enferrujado. Depois se transforma em um Western Star 5700 bem avançado e bem modificado, o que lhe dá, em modo robô, a aparência de um cavaleiro medieval. Suas armas são uma espada de cavaleiro, um escudo que atira, um rifle e duas espadas que saem de seus punhos. Monta em Grimlock.

Bumblebee: Segundo a comandar os Autobots. Inicialmente se transforma em um Camaro SS 1976 preto e amarelo e sua arma é bem parecida com as armas dos filmes anteriores. Depois se transforma em um Camaro Concept 2014 e sua arma é bem parecida com a que Megatron usa em Revenge of the Fallen. Monta em Strafe.

Hound (John Goodman): É um especialista em armas que vive com o dedo no gatilho. Se transforma em uma Oshkosh Defense Medium Tactical Vehicle. Suas armas são rifles, pistolas, facas, granadas, metralhadoras e sua própria inteligência. É quase morto por um dos Two-Heads, mas consegue detê-lo e fugir.

Crosshairs (John DiMaggio): É um cientista e Autobot paraquedista, que usa uma capa. Se transforma em um Corvette Stingray verde e preto. Suas armas são duas pistolas. Monta em Scorn.

Drift (Ken Watanabe): É um ex-Decepticon, mestre de armas, samurai e respeita altamente a Optimus. Suas armas são quatro espadas de samurai. Se transforma em um helicóptero Sikorsky S-97 Raider e num Bugatti Grand Sport Vitesse, ambos azuis e pretos. Monta em Slug.

Brains (Reno Wilson): É um pequeno Autobot muito inteligente que sobreviveu a queda da nave-mãe na guerra de Chicago. Foi capturado pelos humanos mas foi salvo pelos Autobots e agora está em liberdade pela Terra. Diferente de Dark of the Moon, quando se transformava em um notebook, agora ele não se transforma em nada e usa uma bengala por que perdeu uma das pernas na queda da nave-mãe.

Grimlock: Líder dos Dinobots, robôs que se transformam em dinossauros. Se transforma em um gigantesco tiranossauro cybertroniano que assim como um dragão, solta fogo pela boca. Antes ele não queria ser liderado por Optimus, mas ao perceber que lutavam pelo mesmo lado deixou ser liderado por ele. No seu modo robô tem a aparência de cavaleiro medieval, como a forma da cabeça e a ponta do pé levantada para cima.

Scorn: Segundo Dinobot. Se transforma em um gigantesco espinossauro cybertroniano. Não tem um dos braços no modo robô, pois no lugar do braço há um chicote espinhoso. Também tem a aparência de um cavaleiro no modo robô, como a forma da cabeça, da perna, da ponta do pé e do ombro.

Strafe: Terceiro Dinobot. Se transforma em um pteranodonte cybertroniano com duas cabeças e duas caldas. Suas armas são duas espadas. Também tem a aparência de cavaleiro.

Slug: O quarto e último Dinobot se transforma em um triceratops cybertroniano com dois chifres abaixo do seu queixo. Suas armas são duas espadas e uma bola de espinhos.

Decepticons[editar | editar código-fonte]

Galvatron (Frank Welker): É um robô criado e controlado pelos seres humanos e parecido com Megatron, porém a mente de Megatron domina seu corpo e se torna líder dos novos Decepticons. Se transforma em um caminhão Freightliner Argosy 2014 cinza e preto. Sua arma é um canhão.

Stinger: É um Decepticon espião criado pela empresa KSI. Se transforma em um Pagani Huayra vermelho e preto. É igual a Bumblebee no modo robô, tendo a arma de mão igual a usada por Megatron em Revenge of the Fallen. Foi morto por Bumblebee.

Traxes: Vários Decepticons combatentes idênticos que foram criados parecidos com o Autobot Roadbuster. Todos se transformam em vários Chevrolet Trax em quatro versões de cores: vermelha, preta, branca e azul. Usam canhões em cada mão. Alguns são mortos pelos Autobots e outros fogem com Galvatron.

Junkheap: Três robôs que fazem parte do mesmo veículo. Cada um se transforma em um parte de um caminhão de lixo Mack da Wast Management, Inc. São todos mortos por Hound, Bumblebee e Optimus.

Two Heads: São vários robôs idênticos a Shockwave de Dark of the Moon que possuem duas cabeças, criados pela KSI. Alguns são mortos pelos Autobots e outros fogem com Galvatron.

Bosses: Vários robôs, criados pela KSI parecidos com Barricade. Possui poderes elétricos, com os quais ataca Hound e Bumblebee. Alguns são mortos pelos Autobots e outros fogem com Galvatron.

KSI Drones: Vários robôs criados pela KSI. Aparecem apenas alguns e outros aparecem no modo veículo. Alguns se transformam em McLaren Mp4 12c em 3 versões de cores: azul, preto e laranja. Outros se transformam em Aston Martin DB prateados. Alguns são mortos pelos Autobots e outros desaparecem na batalha.

Outros[editar | editar código-fonte]

Lockdown (Mark Ryan): Um dos Caçadores de Recompensas mais temido do Universo (temido tanto por Autobots quanto por Decepticons). Se transforma em uma Lamborghini Aventador LP 700-4 Coupe e suas armas são espadas, metralhadoras, granadas e também tem a capacidade de transformar a cabeça em um rifle. Foi morto, partido ao meio por Optimus.

Grew Lockdown/Mercenaries: Soldados e guardas responsáveis pela ordem na nave prisão de Lockdown. Alguns tem a mesma forma de Lockdown, mas com partes verdes, outros se parecem com caracóis e trabalham no lixo da nave e outros são redondos procurando invasores na nave. Alguns foram mortos por Cade e Shane. 

Steeljaws: São cães cybertronianos que fazem parte da nave-prisão de Lockdown. Alguns são mortos por Cade e Bumblebee.

Protoforms: Decepticons idênticos aos Protoforms de Dark of the Moon. Fazem parte da nave de Lockdown e pilotam naves perseguindo Bumblebee e Crosshairs. Alguns foram mortos pelos Autobots.

Naves de Batalha: Várias naves idênticas as usadas na guerra de Chicago. São pilotadas pelos Protoforms e pelos Mercenaries. Algumas foram destruídas pelos Autobots e humanos.

Ratchet (Robert Foxworth): É o médico dos Autobots. Se transforma em uma Hummer H2 modificada em ambulância, que igual a Dark of the Moon sua pintura é vede limão e cinza com a escrita E4 em ambos os lados. Sua mão passa a virar arma. Foi morto por Lockdown

Leadfoot (Robert Foxworth): É o líder dos Wreckers. Se transforma em um Chevrolet Impala NASCAR vermelho cheio de armas e mecanismos. Suas armas são algumas pistolas e um cachorro cybertroniano que se transforma em uma arma de braço. Foi morto pelo Vento do Cemitério.

Oreo Bot: Um robô azul feito pela KSI. Provavepmente se transforma em uma prateleira de biscoitos OREO. Aparece apenas na base da KSI, no momento em que a empresa é atacada pelos Autobots. É morto por Optimus ao tentar deter os Autobots.

Megatron Head: Cabeça de Megatron vista na base da KSI em Chicago.

Sentinel Prime Head: Cabeça de Sentinel Pime, traidor dos Autobots, vista na base da KSI em Chicago.

Ironhide, Que/Wheljack, Starscream, Sondwave: Robôs que aparecem em alguns cartões que possui um X, reprentando suas mortes.

Insecticons: Vários Decepticons muito semelhantes a moscas. Aparecem na base da KSI em Chicago.

Humanos[editar | editar código-fonte]

Cade Yeager (Mark Wahlberg): É um mecânico e inventor que encontra um caminhão velho, e querendo desmontá-lo, para vender suas peças e pagar a faculdade de sua filha, Tessa Yeager, descobre que o caminhão é na verdade, Optimus Prime, líder dos Autobots, e ao trazê-lo de volta a vida ele entra na mira das autoridades americanas.

Joshua Joyce (Stanley Tucci): Criador da KSI, antes era um empresário ambicioso, mas após notar que Harold Attinger ajudava inimigos, passa a ajudar os Autobots apesar de não ser muito amigável com eles.

Harold Attinger (Kelsey Grammer): Antigamente fazia parte da CIA e hoje está no comando do Vento do Cemitério, uma organização que mata Transformers e dá seus corpos para a KSI transformar em robôs novos, controlados pelos humanos. É morto por Optimus.

Tessa Yeager (Nicola Peltz): É filha de Cade e namorada de Shane. Não gosta que seu pai fica comprando sucatas para desmontar e vender. É capturada junto com Optimus por Lockdown, mas foge. Quando Lockdown enfia uma espada no peito de Optimus, ela e Shane ajudam-no a retirar a espada.

Shane Dayson (Jack Reynor): É namorado de Tessa, filha de Cade. Aparece para salvar Cade, Tessa e Lucas. Junto com Cade, salva Tessa da nave-prisão de Lockdown. Salva Optimus, dirigindo um reboque, com o guincho puxando a espada do peito de Optimus.

Lucas Flannery (T. J. Miller): Trabalha na oficina de Cade e é seu amigo mais intimo. Foge com Cade Tessa e Shane, mais é morto por Lockdown, sendo transformado em uma estátua de pedra pela granada que é lançada pelo robô.

James Savoy (Titus Welliver): É um soldado que comanda o Vento do Cemitério. Ele perdeu a irmã na guerra de Chicago e culpa todos os Transformers por isso. Ele tenta capturar Optimus junto com Lockdown mas Optimus foge e ele é repreendido por Harold. Foi morto por Cade, sendo empurrado de um prédio.

Darcy Tirrel (Sophia Myles): Faz parte da equipe de pesquisadores de Joshua. A primeira vez que é vista no filme é no Ártico quando é encontrado um dinossauro de ferro congelado. Depois aparece na base da KSI, mostrando a Joshua as imagens do dinossauro de ferro. A última vez que é vista é em Hong Kong quando Joshua fala pra ela se esconder.

Su Yueming (Li Bingbing): Também faz parte da equipe de pesquisadores da KSI. Ela assiste a perseguição de Galvatron e Stinger aos Autobots, em companhia com Joshua, Harold e outros trabalhadores da KSI. Ela esconde Joshua em Hong Kong e aparece no final do filme com Joshua, Cade, Tessa, Shane, com os Autobots e alguns policiais chineses vendo Optimus viajar para o espaço.

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Transformers: Age of Extinction teve recepção geralmente favorável por parte da crítica especializada. Em base de 37 avaliações profissionais, alcançou metascore de 32% no Metacritic. Por votos dos usuários do site, atinge uma nota de 8.8, usada para avaliar a recepção do público.[5]

Produção[editar | editar código-fonte]

Parte do filme foi rodado na China, a Paramount fez um reality show no país para escalar atores para o filme. Os idealizadores do programa foram Lorenzo DiBonaventura e Sid Ganis, o programa recebeu o nome de Transformers 4 Chinese Actor Talent Search, que preencheu quatro papéis no filme, dois atores profissionais e dois amadores. [6]

Michael Bay e sua equipe foram atacados no set de Transformers 4: A Era da Extinção em Hong Kong. Dois homens abordaram o diretor exigindo dinheiro (cerca de US$ 12 mil) e, depois de uma discussão, acabaram ferindo o diretor no rosto. Logo após a noticia sair na mídia, Michael Bay esclareceu o ocorrido em seu site oficial dizendo que a equipe realmente foi extorquida por homens que exigiam dinheiro para não atrapalhar as filmagens. Depois de ter o pedido negado, um dos homens voltou carregando um ar-condicionado e tentou arremessar o equipamento na cabeça do diretor. "Foram necessários diversos homens para contê-lo. Era como um zumbi no filme de Brad Pitt, Guerra Mundial Z, ele suspendeu sete caras e tentou mordê-los. (...) Depois foram necessários 15 policiais para prender esses baderneiros. Quatro homens foram presos. Depois disso, tivemos um ótimo dia de filmagem aqui em Hong Kong".[7]

Sequência[editar | editar código-fonte]

Foi confirmado que haverá uma sequência intitulada Transformers: The Last Knight (Transformers: O Último Cavaleiro). Após Age of Extinction, Michael Bay anunciou que não ia dirigir nenhum outro filme, porém no início de janeiro Bay revelou que iria voltar para dirigir o quinto filme e que este seria o seu último filme de Transformers. Em 31 de maio de 2016 foi confirmado que Megatron iria voltar para o filme. O filme está programado para ser lançado em 21 de junho de 2017.

Referências

  1. a b «Transformers: Age of Extinction (2014) - Box Office Mojo» (em inglês). Box Office Mojo. Consultado em 29 de junho de 2014  Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "Box_Office_Mojo" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
  2. Redação Omelete. «Transformers 4 - A Era da Extinção». Consultado em 28 de Maio de 2014 
  3. «Transformers: Era da Extinção (2014)». filmspot.pt. 19 de julho de 2014 
  4. «Transformers: Age of Extinction». www.rottentomatoes.com. 27 de junho de 2014. Consultado em 10 de janeiro de 2016 
  5. «Transformers: Age of Extinction» (em inglês). Metacritic. Consultado em 19 de julho de 2014 
  6. Natália Bridi (18 de Abril de 2013). «Paramount fará reality show para escalar atores na China». Consultado em 28 de Maio de 2014 
  7. Natália Bridi (17 de Outubro de 2013). «Michael Bay é atacado no set de Transformers 4: A Era da Extinção». Consultado em 28 de Maio de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Transformers: Age of Extinction