Transformers (série de filmes)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Transformers
 Estados Unidos
2007-presente •  cor •  
Direção Michael Bay (1-5)
Travis Knight (Bumblebee: The Movie)
Produção Ian Bryce
Tom DeSanto
Lorenzo di Bonaventura
Don Murphy
Michael Bay (Bumblebee: The Movie)
Roteiro Veja Abaixo
Baseado em Transformers, da Hasbro
Elenco Veja Abaixo
Gênero Ação
ficção científica
Música Veja Abaixo
Cinematografia Veja Abaixo
Edição Veja Abaixo
Companhia(s) produtora(s) Hasbro Studios
Distribuição DreamWorks (1-5)
Paramount Pictures
Idioma Inglês
Orçamento US$ 972 milhões
Receita US$ 4.38 bilhões

Transformers é uma franquia cinematográfica de ficção científica baseada na linha de brinquedos homônima criada pela Hasbro. Os primeiros cinco filmes da franquia foram dirigidos por Michael Bay, sendo estes: Transformers (2007), Transformers: Revenge of the Fallen (2009), Transformers: Dark of the Moon (2011), Transformers: Age of Extinction (2014) e Transformers: The Last Knight (2017). The Last Knight foi o último dirigido por Bay. Além de ser o último como integrante da franquia oficial.[1] Desde sua estreia, em 2007, a série têm sido distribuída pela Paramount Pictures e DreamWorks.

A série têm recebido críticas mistas; especialmente com relação a enredo, humor ácido, abuso de marketing indireto e duração dos filmes.[2] Por outro lado, os efeitos visuais, sequências de ação e música empregados ao longo de toda a franquia têm sido amplamente elogiados e observados positivamente pela crítica em geral. Atualmente, a série Transformers é a décima terceira franquia mais lucrativa da história, juntamente com Pirates of the Caribbean e Fast & Furious, sendo também a quarta franquia com maior rendimento por filme, atrás apenas de The Lord of the Rings e Harry Potter e Pirates of the Caribbean.

Filmes[editar | editar código-fonte]

Transformers (2007)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Transformers (2007)

Transformers é o primeiro filme da franquia cinematográfica, lançado em 3 de julho de 2007. O filme arrecadou mais de 709 milhões de dólares mundialmente e recebeu críticas mistas, no geral. Foi dirigido por Michael Bay, com roteiro de Roberto Orci e Alex Kurtzman, e estrelando Shia LaBeouf e Megan Fox.

Transformers: Revenge of the Fallen (2009)[editar | editar código-fonte]

Transformers: Revenge of the Fallen é o segundo filme da franquia cinematográfica, lançado em 24 de junho de 2009. O filme arrecadou 836 milhões de dólares mundialmente, e recebeu críticas negativas, no geral. Foi também dirigido por Michael Bay, com roteiro de Ehren Kruger, Roberto Orci e Alex Kurtzman. Shia LaBeouf e Megan Fox reprisaram seus papéis.

Transformers: Dark of the Moon (2011)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Transformers: Dark of the Moon

Transformers: Dark of the Moon é o terceiro título da o em 29 de junho de 2011, sendo o primeiro em 3D e IMAX 3D. O filme arrecadou mais de 1.1 bilhão de dólares mundialmente e recebeu críticas negativas, no geral. Foi dirigido por Michael Bay, com roteiro de Ehren Kruger, e estrelado por Shia LaBeouf e Rosie Huntington-Whiteley.

Transformers: Age of Extinction (2014)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Transformers: Age of Extinction

Transformers: Age of Extinction é o quarto filme da franquia cinematográfica, lançado em 27 de junho de 2014. O filme arrecadou 1.1 bilhão de dólares mundialmente, apesar das críticas negativas, no geral. Foi dirigido por Michael Bay, com roteiro de Ehren Kruger, e estrelando Mark Wahlberg e Stanley Tucci.

Transformers: The Last Knight (2017)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Transformers: The Last Knight

Transformers: The Last Knight é o quinto filme da franquia cinematográfica e o segundo filme da trilogia adjacente. As filmagens iniciaram-se em junho de 2016 e tem lançamento previsto para 23 de junho de 2017.[3] Será dirigido por Michael Bay, enquanto o roteiro ficou por conta de Art Marcum, Matt Holloway e Ken Nolan. Mark Wahlberg e Stanley Tucci reprisam seus papéis.

Transformers 6 (Bumblebee) (2018)[editar | editar código-fonte]

Líder da franquia Transformers da Hasbro, Tom Warner anunciou em 12 de fevereiro de 2016, que o próximo filme da série seria lançado em 8 de junho de 2018. Mais tarde, foi revelado que ao invés de uma sequência principal, o filme seria um spin-off, estrelado por Bumblebee com Christina Hodson escrevendo o roteiro do filme.[4][5]

Transformers 7 (2019)[editar | editar código-fonte]

Em seu anúncio em 12 de fevereiro de 2016, Tom Warner, o líder da franquia Transformers da Hasbro, também afirmou que uma sequência de Transformers: The Last Knight, deve ser lançada em 28 de junho de 2019. O estúdio está em busca de um novo diretor para o sexto filme. [4][6][7]

Produção e desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Transformers[editar | editar código-fonte]

Modelos de Bumblebee, Optimus Prime e Ironhide - personagens de Transformers - em exibição, 2012.

Para o primeiro filme, o produtor Don Murphy planejava uma adaptação de G.I. Joe, porém com os efeitos negativos da Invasão do Iraque em março de 2003, a Hasbro sugeriu uma adaptação da franquia de brinquedos Transformers.[8] Tom DeSanto juntou-se a Murphy por ser um antigo fã da série.[9] Ambos reuniram-se com Simon Furman para a concepção inicial da série de filmes, tendo a linha Transformers: Generation 1 como principal inspiração.[8] Os produtores decidiram utilizar os fatos envolvendo a Matriz da Liderança como trama principal, apesar de Murphy decidir rebatizá-la para evitar confusão com a franquia Matrix.[10] DeSanto decidiu escrever a franquia a partir do ponto de vista dos humanos, buscando atingir uma maior audiência,[11] enquanto Murphy desejava um tom mais realista, oriundo dos filmes de desastre. O enredo inicial incluía os Autobots: Optimus Prime, Ironhide, Jazz, Prowl, Arcee, Ratchet, Wheeljack e Bumblebee; além dos Decepticons: Megatron, Starscream, Soundwave, Ravage, Laserbeak, Rumble, Skywarp e Shockwave.

Michael Bay foi convidado a dirigir Transformers em 2005.

O diretor Steven Spielberg, também fã da série de brinquedos e dos quadrinhos,[9] assinou contrato como produtor executivo em 2004. John Rogers escreveu o primeiro esboço, narrando um embate entre os Autobots e os Decepticons.[12][13] Em fevereiro de 2005, Roberto Orci e Alex Kurtzman, também fãs dos personagens,[14] foram contratados para readaptar o roteiro.[15] Spielberg sugeriu-lhes que a temática "o garoto e seu carro" deveria atrair mais o público.[16] Na visão de Orci e Kurtzman o tema envolve também "maturidade e responsabilidade", por serem "ideias que um automóvel representa nos Estados Unidos".[17] Os personagens Sam Witwicky e Mikaela Banes foram os primeiros concebidos pela dupla de roteiristas em seu esboço.[18] Os Transformers não teriam diálogos já que os produtores concluíram ser muito infantilizado a versão falante dos robôs.[14] Spielberg analisou cada um dos esboços de Kurtzman e Orci e deu dicas para aperfeiçoá-los.[16] Os roteiristas continuaram envolvidos durante a produção, acrescentando diálogos para os robôs durante a mixagem de som (apesar de que nenhum deles foi mantido na versão final das cenas, encurtando o filme em quinze minutos na versão oficial).[19]

Em 30 de julho de 2005, Michael Bay foi convidado a dirigir o filme, porém considerou-o como "filme estúpido sobre brinquedos".[20] Apesar disto, ainda desejava trabalhar com Spielberg e ganhou respeito pela mitologia criada pela Hasbro. Bay considerou o primeiro esboço "muito infantil", resolvendo ampliar o cenário militar no enredo. Os roteiristas se basearam em G.I. Joe para conceber os personagens militares, tendo cautela para não mesclar elementos dos dois universos.[21] Por temerem que o filme ecoasse uma propaganda militar, Orci e Kurtzman resolverem incluir nações militaristas como o Irã na trama por detrás dos ataques dos Megatrons.[22]

Orci e Kurtzman testaram o roteiro com vários robôs da franquia, acabando por selecionar os personagens mais populares para compor o elenco definitivo. Bay percebeu que a maioria dos Decepticons haviam sido escolhidos antes que seus nomes ou papéis fossem desenvolvidos, já que a Hasbro desejava iniciar a produção de uma linha baseada na franquia. Alguns dos nomes foram modificados por escolha do próprio diretor. Optimus, Megatron, Bumblebee e Starscream foram os únicos personagens mantidos desde a primeira finalização do roteiro. Arcee foi uma fêmea criada por Orci e Kurtzman, mas acabou sendo cancelada pela dificuldade que os produtores encontraram em explicar a questão do gênero dentro do enredo do filme. Além disto, Bay também não havia gostado da personagem. Uma breve ideia dos Decepticons atacarem diferentes partes do mundo simultaneamente também foi descartada, sendo reaproveitada para os outros filmes.

Revenge of the Fallen[editar | editar código-fonte]

Shia LaBeouf e Megan Fox em evento promocional de Revenge of the Fallen, em junho de 2009.

A Paramount anunciou o lançamento do segundo filme em junho de 2009.[23] O maior desafio para os produtores foi superar o impacto da greve dos roteiristas de 2007-2008, assim como a possibilidade de uma greve geral no Sindicato dos Diretores também. Bay iniciou criando as animações para as sequências de ação com personagens retirados do primeiro filme. Assim, os animadores poderiam completar as sequência antes da provável greve dos cineastas em julho de 2008, que acabou não ocorrendo.[24][25] O diretor considerou criar um pequeno projeto entre Transformers e sua sequência, porém desistiu da ideia.[26] O filme recebeu orçamento de 200 milhões de dólares, equivalente a 50 milhões a mais do que o antecessor, aproveitando ainda cenas que haviam sido cortadas na produção de 2007.[27] Lorenzo di Bonaventura afirmou que o estúdio havia proposto a filmagem de duas sequências simultaneamente, porém nem ele, nem o diretor concordaram.[28]

Roberto Orci e Alex Kurtzman abriram mão da produção por conta do calendário acelerado. A companhia passou a sondar outros roteiristas em maio de 2009, acabando por voltar atrás na decisão.[24] A companhia também contratou Ehren Kruger por seu amplo conhecimento do universo Transformers[29] e sua longa amizade com os roteiristas, formando um trio.[30] O trio recebeu 8 milhões de dólares pelo trabalho no filme.[24] A roteirização foi interrompida pela greve do Sindicato dos Roteiristas da América, mas para evitar atrasos na produção, a equipe passou duas semanas escrevendo um esboço, que foi entregue justamente na véspera da greve. O roteiro foi concluído em quatro meses de intenso trabalho.[31]

Orci descreveu a temática do filme como a questão do "distante de casa", tendo os Autobots contemplando viver na Terra por não poderem restaurar Cybertoon, enquanto Sam ingressa na universidade.[32] O roteirista desejava que um foco "muito mais equilibrado" entre robôs e humanos,[33] "maiores riscos" e maior foco em elementos de ficção científica.[34] Bonaventura afirmou que havia cerca de quarenta personagens robôs no filme, enquanto o jornalista Scott Farrar contestou a posição, afirmando haver somente 16 deles. Orci, por sua vez, acrescentou que desejava reduzir o tom cômico do filme[35] através de uma trama mais tensa e mais voltada à mitologia da franquia.[36] Bay concordou em conceder um tom mais obscuro e sério ao filme.

Dark of the Moon: o terceiro filme[editar | editar código-fonte]

O terceiro filme da franquia foi anunciado pela Paramount Pictures em tecnologia IMAX 3D em 16 de março de 2009, antes da estreia oficial de Revenge of the Fallen, seu antecessor, gerando o pequeno protesto do diretor Michael Bay:[37]

A aclamação crítica de Avatar, de James Cameron, foi um dos fatores que influenciaram o uso da tecnologia 3D em Dark of the Moon.[38]

Os roteiristas Roberto Orci e Alex Kurtzman, que haviam trabalhado nos filmes anteriores, deixaram a equipe afirmando que a "franquia é tão maravilhosa que merece ser renovada de tempos em tempos".[39] Ehren Kruger, que até então era co-roteirista, assumiu todo o roteiro do terceiro filme, que foi intitulado Dark of the Moon. Kruger reuniu-se por diversas vezes com representantes da Industrial Light & Magic, a empresa que fornece os efeitos visuais para a série e que sugeriu-lhe a inclusão de novas cenas, como a rodada em Chernobyl.[40]


Em 1 de outubro de 2009, Bay revelou que Dark of the Moon já havia entrado em fase de pré-produção, e que havia sido mantida a data prevista para o lançamento (em 1 de julho de 2011), ao invés de sua sugestão para que fosse em 2012.[41] Devido ao grande interesse pela exploração da tecnologia 3D e ao sucesso de Avatar,[42] a Paramount resolveu testar filmar o terceiro filme com a tecnologia que voltava a nortear os rumos em Hollywood.[43] Contudo, o próprio diretor não se mostrou interessado na proposta alegando que não se encaixaria em seu "estilo agressivo" de filmagem, mas acabou convencido após reuniões com James Cameron e sua equipe.[44][38] Bay manteve-se relutante em filmar Transformers 3 em 3D após o resultado das primeiras cenas, mas também não desejava implantar a tecnologia na pós-produção. Além de usar câmeras tridimensionais projetadas pela equipe de Cameron, Bay e sua equipe passam mais de nove meses desenvolvendo uma câmera 3D móvel que pudesse ser adaptada às diferentes locações.

Age of Extinction: uma nova saga[editar | editar código-fonte]

Michael Bay rodando cena de Tranformers: Age of Extinction, março de 2014.

O produtor di Bonaventura foi quem anunciou que um quarto filme estava em produção para 2014, tendo Michael Bay na direção e produção.[45] No mesmo dia do anúncio, a Paramount Pictures e o diretor anunciaram que a estreia mundial seria em 27 de junho do dito ano.[46] Ehren Kruger seria o roteirista em colaboração com Steve Jalonsky, repetindo seus cargos na produção anterior.[47][48] A trama se passa quatro anos após os eventos de Dark of the Moon,[49] de forma que Shia LaBeouf não retomou seu papel na série, sendo substituído pelo personagem de Mark Wahlberg.[50][51][52] Em novembro de 2012, teve início a seleção do elenco do filme. As atrizes Isabelle Cornish, Nicola Peltz, Gabriella Wilde e Margaret Qualley foram consideradas para interpretar a filha do personagem de Wahlberg, até então sem nome definido, enquanto Luke Grimes, Landon Liboiron, Brenton Thwaites, Jack Reynor e Hunter Parrish foram cotados para viver seu par romântico. Também foi divulgado que todos os três protagonistas haviam sido contratados como elenco conjunto. Eventualmente, Reynor foi selecionado para o papel ao mesmo tempo em que o quarto filme foi anunciado como uma nova sequência de filmes dentro da franquia, sendo uma sequência mais obscura e com temática variada.[53] Peter Cullen, que deu voz à Optimus Prime nos filmes anteriores, foi confirmado para atuar novamente na série. Por sua vez, Glenn Morshower, anteriormente anunciado como ator no filme, não foi confirmado. As filmagens foram agendadas para ter início entre abril e novembro de 2013 em Londres, com orçamento de 165 milhões dólares, logo após a finalização de Pain & Gain.

Em 8 de janeiro de 2013, Reynor foi oficialmente anunciado como protagonista ao lado de Wahlberg. Um dos administradores do blog oficial de Michael Bay confirmou que as filmagens teriam início em Chicago, e não em Londres.[54] Em março do mesmo ano, foi divulgado o roteiro inicial do longa-metragem: "Enquanto a humanidade se reergue, Autobots e Decepticons são banidos da face do planeta. Contudo, um grupo de poderosos e engenhosos cientistas e empresários tentam aprender com as passadas incursões dos Transformers enquanto uma antiga e poderosa ameaça alienígena se aproxima da Terra. A batalha épica entre bem e mal, liberdade e escravidão, continua."[55]

Em 26 de março de 2013, Nicola Peltz foi confirmada para o papel principal. Além disso, Bay confirmou que o filme seria produzido em 3D, como o anterior. O diretor também revelou que o ator Stanley Tucci faria parte do elenco e que o filme seria o primeiro longa-metragem produzido através de câmeras digitais IMAX 3D.[56] Em maio do mesmo ano, Kelsey Grammer, Sophia Myles, Li Bingbing e T. J. Miller uniram-se ao elenco.

Futuro da saga[editar | editar código-fonte]

Durante o lançamento de G.I. Joe: Retaliation, em 28 de março de 2013, o produtor Lorenzo di Bonaventura anunciou sua disposição a mesclar as duas franquias. Em julho do mesmo ano, o diretor Jon M. Chu afirmou que também estava interessado em trabalhar num projeto Transformers/G.I. Joe. Apesar de desencorajar os boatos de que tal produção estivesse já ocorrendo, Bonaventura assegurou que a ideia é plenamente possível.

Em março de 2015, Akiva Goldsman foi encarregado de criar o "Universo Cinematográfico Transformers", visando supervisionar o desenvolvimento de uma sequência multilinear com prequelas e spin-offs. Em maio do mesmo ano, o site Deadline divulgou que uma grande equipe de roteiristas estaria trabalhando na produção de spin-offs, provisoriamente intitulados Beast Wars e Transformers One.[57][58][59] Acredita-se que, pelo menos, 12 filmes serão rodados no Universo Transformers.[60][61]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Personagem Filme
Transformers Revenge of the Fallen Dark of the Moon Age of Extinction The Last Knight
Optimus Prime Peter Cullen
Bumblebee Mark Ryan
Ratchet Robert Foxworth
Ironhide Jess Harnell
Jazz Darius McCrary
Sam Witwicky Shia LaBeouf
William Lennox Josh Duhamel Josh Duhamel
Robert Epps Tyrese Gibson
Seymour Simmons John Turturro John Turturro
Mikaela Banes Megan Fox
Ron Witwicky Kevin Dunn
Judy Witwicky Julie White
Carly Spencer Rosie Huntington-Whiteley
Cade Yeager Mark Wahlberg
Joshua Joyce Stanley Tucci

Equipe técnica[editar | editar código-fonte]

Cargo Filme
Transformers Revenge of the Fallen Dark of the Moon Age of Extinction The Last Knight
Diretor Michael Bay
Roteirista Roberto Orci
Alex Kurtzman
Ehren Kruger
Roberto Orci
Alex Kurtzman
Ehren Kruger Matt Holloway
Art Marcum
Ken Nolan
Produtor Don Murphy
Tom DeSanto
Lorenzo di Bonaventura
Ian Bryce
Músico Steve Jablonsky Steve Jablonsky
Linkin Park
Steve Jablonsky
Imagine Dragons
Steve Jablonsky
Editor Tom Muldoon
Paul Rubell
Glen Scantlebury
Roger Barton
Tom Muldoon
Joel Negron
Paul Rubell
Roger Barton
William Goldenberg
Joel Negron
William Goldenberg
Roger Barton
Paul Rubell
Mark Sanger

Recepção[editar | editar código-fonte]

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

Filme Data de lançamento Receita da bilheteria Ranking Orçamento
Estados Unidos e Canadá Outros
territórios
Mundial Estados Unidos e Canadá Mundial
Transformers[62] 3 de julho de 2007 $319.2 milhões $390.5 milhões $709.7 milhões 36
114(A)
69 $150 milhões
Revenge of the Fallen[63] 24 de junho de 2009 $402.1 milhões $434.2 milhões $836.3 milhões 18
81(A)
44 $200 milhões
Dark of the Moon[64] 29 de junho de 2011 $352.4 milhões $771.4 milhões $1,124 bilhões 27
129(A)
10 $195 milhões
Age of Extinction[65] 27 de junho de 2014 $245.4 milhões $858.6 milhões $1,104 bilhões 91 14 $210 milhões
The Last Knight[66] 21 de junho de 2017 $129.8 milhões $441.6 milhões $605,4 milhões 430 141 $217 milhões
Lista de indicatore(s)
  • (A) indica os totais ajustados com base nos preços dos bilhetes atuais (calculados pelo Box Office Mojo).

Crítica[editar | editar código-fonte]

Filme Rotten Tomatoes Metacritic
Transformers 57% (221 comentários)[67] 61 (35 comentários)[68]
Transformers: Revenge of the Fallen 19% (244 comentários)[69] 35 (32 comentários)[70]
Transformers: Dark of the Moon 35% (247 comentários)[71] 42 (37 comentários)[72]
Transformers: Age of Extinction 18% (188 comentários)[73] 32 (38 comentários)[74]
Transformers: The Last Knight 15% (175 comentários)[75] 28 (46 comentários)[76]

Referências

  1. Anderton, Ethan (14 de agosto de 2016). «New 'Tranformers: The Last Knight' Reveals Bumblebee's New Autobot Form». Slash Film 
  2. «'Transformers: Age of Extinction' wins worst product placement award». The Telegraph. 4 de março de 2015 
  3. «'Transformers 5' beggind shooting in May». Movie Web. 1 de fevereiro de 2016 
  4. a b «Bumblebee Spin-Off Film Coming in 2018». ComingSoon.net. 12 de fevereiro de 2016. Consultado em 20 de maio de 2016. Cópia arquivada em 20 de maio de 2016 
  5. Fleming, Jr, Mike (11 de novembro de 2016). «Paramount Buzzing Over Christina Hodson 'Bumblebee' Transformers Spinoff Script». Deadline 
  6. «Paramount Dates A Trio Of 'Transformers' Sequels; Collides With 'Wonder Woman', 'Godzilla 2'». 12 de fevereiro de 2016. Consultado em 26 de junho de 2016 
  7. Fritz, Ben (13 de outubro de 2016). «Film Studios Recast Writers' Rooms». The Wall Street Journal 
  8. a b «On Set Interview: Producer Don Murphy on 'Transformers'». Latino Review. 21 de fevereiro de 2007 
  9. a b «'Transformers': The Cast, the History, The Movie». Entertainment News International. 15 de junho de 2007 
  10. «Don Murphy at TransformersCon Toronto 2006». TFCon. 31 de agosto de 2006 
  11. «On Set Interview: Producer Tom De Santo On Transformers». Latino Review. 21 de fevereiro de 2007 
  12. «Don Murphy Quotes Special». Seiberton 
  13. «TF Movie Screenwriter John Rogers Speaks Out». Seiberton 
  14. a b Oat, Zack (12 de janeiro de 2007). «Double Vision». ToyFare 
  15. «Exclusive: New 'Tranformers' Writers». IGN 
  16. a b «Interview: Roberto Orci on Transformers and Star Trek!». IESB. 18 de junho de 2006 
  17. Itzkoff, Dave (24 de junho de 2007). «Character-Driven Films (but Keep the Kaboom)». The New York Times 
  18. «Exclusive interview: Roberto Orci». IGN 
  19. «Orci and Kurtzman Questions: Post movie» 
  20. Hewitt, Chris (Agosto de 2007). "Rise of the Machines". Empire
  21. «'Transformers' writers: A Revealing Dialogue». Wizard. 10 de julho de 2007 
  22. «Major News/Spoiler Alert Robert Orci confirms...». Transformers Action 
  23. «Transformers sequel sets 2009 date». Variety. 26 de setembro de 2007 
  24. a b c Fernandez, Jay (10 de outubro de 2007). «Heavy metal for sequel». Los Angeles Times 
  25. «Writer's Strike continues; DGA signs deal; Awards questioned». The West Georgian. 23 de janeiro de 2008 
  26. «Optimus Prime Time». Entertainment Weekly. 4 de julho de 2007 
  27. «Transformers: Behind the scenes». The Hollywood Reporter 
  28. Savage, Brian. «TCC Exclusive: Transformers Revenge of the Fallen at Toy Fair 2009». Transformers Club 
  29. «Writing team built fast for 'Transformers 2'». The Hollywood Reporter. 4 de outubro de 2007 
  30. «Kicking Off 2009 with Writers Alex Kurtzman and Roberto Orci – Part Two: Transformers 2». FirstShowing.net 
  31. «Kurtzman and Orci on Transformers 2». IESB. 17 de setembro de 2008 
  32. «Writers revela theme of Transformers sequel». MTV Movies Blog. 24 de julho de 2008 
  33. «The official "Hey Roberto" thread». Don Murphy 
  34. Topel, Fred (21 de julho de 2008). «Transformers 2 scribe sets record straight». Rotten Tomatoes 
  35. «More on Transformers 2 from Roberto Orci» 
  36. «Transformers 2 Rumor Confirmed». IGN 
  37. Michael Bay. «Transformers 3 release date». Shoot for the Edit 
  38. a b Fernandez, Julia (25 de maio de 2011). «Michael Bay Reveals James Cameron's Secret Role in the Making of 'Transformers'». The Hollywood Reporter 
  39. Wayland, Sara (10 de agosto de 2009). «Roberto Orci and Alex Kutrzman talk 'Star Trek 2', 'Cowboys and Aliens', 'Transformers 3' and more». Collider 
  40. Desowitz, Bill (6 de julho de 2011). «A Colossal Transformers Sequel». Awn 
  41. «Transformers 3: July 1st, 2011». Michael Bay.com 
  42. «Michael Bay testing 3-D for Transformers 3». Slash Film. 26 de fevereiro de 2010 
  43. «Korea's Stereo Pictures cues 'Cats' – Is Warner on 3-D overdrive?». Variety. 2 de fevereiro de 2010 
  44. Bowles, Scott (27 de junho de 2011). «'Transformers: Dark of the Moon' aims to revive 3-D movies». USA Today 
  45. Chitwood, Adam (15 de fevereiro de 2012). «Paramount Eyeing a 2014 Release for TRANSFORMERS 4?». Collider 
  46. Chitwood, Adam (15 de fevereiro de 2012). «Michael Bay Returning to Direct TRANSFORMERS for June 2014 Release». Collider 
  47. Goldberg, Matt (26 de abril de 2012). «Ehren Kruger Returns to Write TRANSFORMERS 4; Shia LaBeouf Definitely Out». Collider 
  48. Fury, Sol. «Steve Jablonsky Scoring Transformers 4 – Transformers News». TFW2005 
  49. Goldberg, Matt (11 de novembro de 2012). «TRANSFORMERS 4 to Take Place Four Years after TRANSFORMERS: DARK OF THE MOON». Collider 
  50. «Mark Wahlberg May Star in TRANSFORMERS 4». Collider 
  51. «Michael Bay considering Mark Wahlberg for Transformer 4». Collider. 7 de novembro de 2012 
  52. «Mark Wahlberg confirmed for Transformers 4». Collider. 10 de janeiro de 2013 
  53. «Jack Reynor : Michael Bay Dot Com» 
  54. «Jack Reynor lands starring role in Transformers». The Hollywood Reporter. 8 de janeiro de 2013 
  55. «Transformers 4 Plot Summary Inaccurate?» 
  56. «Exclusive: Michael Bay Reveals TRANSFORMERS 4 Will Shoot the 'Showcase Scenes' With the New IMAX 3D Digital Camera». Collider. 1 de outubro de 2014 
  57. Fleming, Michael (20 de maio de 2015). «'Transformers' Spinoff & Sequel Scribes Set: 'Walking Dead's Robert Kirkman & More». Deadline 
  58. Fleming, Mike (27 de maio de 2015). «'Ant-Man' Scribes Andrew Barrer & Gabriel Ferrari Join 'Transformers' Writers Room: Cybertron Pic In Offing?». Deadline 
  59. Fleming, Mike (2 de junho de 2015). «No Boys Club In 'Transformers' Writer Room: Christina Hodson, Lindsey Beer Join Brain Trust». Deadline 
  60. Gonzales, David (8 de junho de 2015). «Paramount's Transformers Story Room will pitch at least a Dozen New Movies». Forbes 
  61. «Sequências de 'Transformers' estrearão em 2017, 2018 e 2019». G1'. 12 de fevereiro de 2016 
  62. «Transformers (2007)». Box Office Mojo. 12 de dezembro de 2012 
  63. «Transformers: Revenge of the Fallen (2009)». Box Office Mojo. 12 de dezembro de 2012 
  64. «Transformers: Dark Side of the Moon (2011)». Box Office Mojo. 12 de dezembro de 2012 
  65. «Transformers: Age of Extinction (2014)». Box Office Mojo. 20 de julho de 2014 
  66. «Transformers: The Last Knight (2017)». Box Office Mojo. 20 de julho de 2017 
  67. «Transformers (2007)». Rotten Tomatoes. Flixster. Consultado em 28 de agosto de 2012 
  68. «Transformers Reviews». Metacritic. CNET Networks, Inc. 29 de novembro de 2009 
  69. «Transformers: Revenge of the Fallen (2009)». Rotten Tomatoes. Flixster. Consultado em 28 de agosto de 2012 
  70. «Transformers: Revenge of the Fallen Reviews». Metacritic. CNET Networks, Inc. Consultado em 29 de novembro de 2009 
  71. «Transformers: Dark of the Moon (2011)». Rotten Tomatoes. Flixster. Consultado em 28 de agosto de 2012 
  72. «Transformers: Dark of the Moon Reviews». Metacritic. CNET Networks, Inc. Consultado em 1 de julho de 2011 
  73. «Transformers: Age of Extinction (2014)». Rotten Tomatoes. Flixster. Consultado em 3 de julho de 2014 
  74. «Transformers: Age of Extinction Reviews». Metacritic. CNET Networks, Inc 
  75. «Transformers: The Last Knight (2017)». Rotten Tomatoes. Flixster. Consultado em 18 de julho de 2017 
  76. «Transformers: The Last Knight Reviews». Metacritic. CNET Networks, Inc. Consultado em 18 de julho de 2017