Spin-off

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Spin-off (mídia))
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre spin-off de produtos de mídia. Para spin-off de empresas, veja Spin-off (empresarial).

Nos meios de comunicação, um spin-off é um programa de rádio, programa de televisão, vídeo game ou qualquer obra narrativa derivada de uma ou mais obras já existentes. A diferença entre um spin-off e uma obra original é que ele se concentra, em particular, mais detalhadamente em apenas um aspecto (por exemplo, um tema especifico, personagem ou evento) ou modificando um pouco a história e seus aspectos originais.

Um spin-off pode ser chamado de sequência quando existe no mesmo quadro cronológico de tempo que seu trabalho antecessor, e, portanto, pode ser canônico.[1] Um dos primeiros spin-offs da era da mídia moderna, se não o primeiro, surgiu em 1941, quando o personagem coadjuvante Throckmorton P. Guildersleeve, da antiga comédia de rádio Fibber McGee and Molly, tornou-se o personagem principal de seu próprio programa, intitulado The Great Gildersleeve, que permaneceu no ar entre 1941 e 1957.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Sidequel». Double-Tongued Dictionary). 4 de dezembro de 2006. Consultado em 7 de abril de 2014. 
  2. Dunning, John (1998). On the air : the encyclopedia of old-time radio Rev. ed. ed. (New York, NY [u.a.]: Oxford Univ. Press). p. 293. ISBN 0-19-507678-8.