Milla Jovovich

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Milla Jovovich
em russo: Милица Наташа Јововић, transl. Milica Nataša Jovović
Milla Jovovich no Festival de Cannes em 2011.
Nome completo Milica Bogdanovna Jovovich
Nascimento 17 de dezembro de 1975 (44 anos)
Kiev, RSS da Ucrânia, União Soviética
Residência Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos
Cidade de Nova Iorque, Nova Iorque, Estados Unidos
Nacionalidade
Cidadania norte-americana (naturalizada)
Progenitores Mãe: Galina Jovovich
Pai: Bogdan Jovovich
Cônjuge
Filho(s) 2
Ocupação
Outras ocupações compositora
designer de moda
Período de atividade 1985–presente
Principais trabalhos
Página oficial
millaj.com

Milla Jovovich (nascida Milica Bogdanovna Jovovich, em sérvio: Милица Јововић; em russo: Милла Йовович, em ucraniano: Милиця Йовович; Kiev, 17 de dezembro de 1975), é uma atriz, modelo, designer de moda e cantora norte-americana natural da Ucrânia, na época de seu nascimento ainda sob domínio da União Soviética.[1]

Nascida em Kiev, Ucrânia, União Soviética, Jovovich emigrou com seus pais para Londres aos cinco anos e depois para Sacramento, Califórnia; ela finalmente se estabeleceu em Los Angeles sete meses depois. Em 1987, aos 12 anos, ela começou a modelar quando Herb Ritts a fotografou para a capa da revista italiana Lei [2]. Richard Avedon a apresentou nos anúncios "As mulheres mais inesquecíveis do mundo" da Revlon [3]. Em 1988, Jovovich estreou na tela no filme de televisão The Night Train to Kathmandu.e apareceu em seu primeiro longa-metragem Two Moon Junction.

Milla começou a ter sucesso em sua carreira com o filme de 1991, Return to the Blue Lagoon, aos 15 anos de idade.[4] Seis anos depois, participou do filme franco-estadunidense de ficção científica The Fifth Element, escrito e dirigido por Luc Besson. Milla e Besson se casaram no ano de lançamento do filme. Ela também fez o papel da heroína Joana D'arc, em Jeanne d'Arc, dirigido por Luc Besson (1999), filme lançado no mesmo ano em que se divorciaram.

No começo de 2001, foi anunciada como a protagonista Alice para o filme de ação, ficção científica e terror Resident Evil (2002), adaptação da série de videogames de mesmo nome.[5] Ela reprisou seu papel em cinco sequências, todas dos mesmos gêneros, lançadas entre 2004 e 2017.[6]

Jovovich lançou um álbum de estréia, The Divine Comedy, em 1994, e um acompanhamento, The People Tree Sessions, em 1998. Ela continua lançando demos para outras músicas em seu site oficial e frequentemente contribui para trilhas sonoras de filmes. Em 2003, ela e a modelo Carmen Hawk criaram a linha de roupas Jovovich-Hawk, que funcionou até 2008. Jovovich tem sua própria produtora, a Creature Entertainment [7].

Início da vida[editar | editar código-fonte]

Milla nascida em 17 de dezembro de 1975 em Kiev, RSS da Ucrânia, União Soviética, filha de Bogdan Bogdanovich Jovovic, um médico sérvio, e Galina Loginova, uma atriz de teatro russa.[8].

Em 1980, quando Jovovich tinha cinco anos, sua família deixou a União Soviética e imigrou para Londres. Posteriormente, emigraram para Sacramento, Califórnia, estabelecendo-se em Los Angeles sete meses depois. Os pais de Milla se divorciaram logo após sua chegada a Los Angeles. Em 1988, seu pai teve um relacionamento com uma argentina e eles tiveram um filho, Marco Jovovich [9]. Devido ao divórcio de seus pais anos antes, Jovovich viu pouco de seu meio-irmão [10].

Em Los Angeles, sua mãe tentou conseguir um emprego como atriz, mas teve pouco sucesso por causa das barreiras linguísticas e acabou recorrendo à limpeza de casas para ganhar dinheiro. Ambos os pais serviram como cozinheiros e empregadas domésticas para o diretor Brian De Palma [11]. Seu pai foi condenado e preso por participar da maior fraude de seguro de saúde já investigada; ele recebeu uma sentença de 20 anos em 1994 [12], mas foi libertado em 1999 após cumprir cinco anos [13]. Segundo Jovovich, "a prisão era boa para ele. Ele se tornou uma pessoa muito melhor. Isso lhe deu a chance de parar e pensar" [14].

Jovovich frequentou escolas públicas em Los Angeles, tornando-se fluente em inglês em três meses [15]. Na escola, ela foi provocada por colegas de classe por terem vindo da União Soviética: "Fui chamada de comunista e espiã russo. Nunca fui aceita na multidão" [16]. Aos 12 anos, Jovovich deixou a sétima série para se concentrar na modelagem, iniciada aos nove anos[17]. Ela disse que se rebelou durante a adolescência, praticando uso de drogas, vandalismo em shopping centers e fraudes com cartões de crédito. Em 1994, ela se tornou uma cidadã norte-americana naturalizada aos 19 anos[18].

Carreira[editar | editar código-fonte]

Papéis iniciais (1985-1993)[editar | editar código-fonte]

A mãe de Jovovich "a criou para ser uma estrela de cinema" [19]. Em 1985, Galina Loginova matriculou Jovovich aos 10 anos de idade em aulas de teatro, e quando seus trabalhos de atriz aumentaram, ela começou a frequentar a escola para jovens atores, e não para a escola regular [20]. Em 1988, Jovovich apareceu em seu primeiro papel profissional como Lily McLeod no filme feito para a televisão The Night Train to Kathmandu. Mais tarde naquele ano, ela estreou em um longa-metragem como Samantha Delongpre no thriller romântico Two Moon Junction. Ela teve vários papéis em séries de televisão, incluindo Paradise (1988), Married ... with Children (1989) e Parker Lewis não pode perder (1990).

Aos 15 anos, foi escolhida como a protagonista de Return to the Blue Lagoon (1991), ao lado de Brian Krause. Dada sua idade e beleza, ela costumava ser comparada a Brooke Shields, outra atriz infantil modelo que havia estrelado The Blue Lagoon (1980) [21]. O papel foi polêmico, pois, como Shields, Jovovich apareceu nua no filme. Jovovich foi indicado para "Melhor Atriz Jovem Estrelando um Filme" no Young Artist Awards de 1991 e "Pior Nova Estrela" no Golden Raspberry Awards de 1991. Em 1992, Jovovich co-estrelou com Christian Slater na comédia Kuffs. Mais tarde naquele ano, ela interpretou Mildred Harris no filme biográfico de Charlie Chaplin, Chaplin. Em 1993, ela atuou no filme de Richard Linklater, Dazed and Confused. Ela interpretou Michelle Burroughs, a namorada na tela de Pickford (interpretada por seu então namorado Shawn Andrews). Fortemente presente nas promoções do filme, Jovovich ficou chateada ao encontrar seu papel muito reduzido no filme lançado. Desanimada, ela teve um hiato de atuar, se mudando para a Europa [22].

Avanço (1997–2001)[editar | editar código-fonte]

Jovovich voltou a atuar em 1997 com um papel principal no filme de ação francês de ficção científica O Quinto Elemento, ao lado de Bruce Willis e Gary Oldman. Isto foi escrito e dirigido por Luc Besson. Ela interpretou Leeloo, um alienígena que ajuda a salvar o planeta. Jovovich disse que "trabalhou como o inferno: sem prática de banda, sem clubes, sem maconha, sem nada" [23], para adquirir o papel e impressionar Besson. Jovovich co-criou e dominou uma linguagem fictícia alienígena de mais de 400 palavras para seu papel. Ela usava uma roupa que passou a ser conhecida como a "bandagem ACE"; o macacão projetado por Jean-Paul Gaultier era feito de bandagens médicas [24]. O Quinto Elemento foi selecionado como o filme de abertura para o Festival de Cannes de 1997 e sua bilheteria mundial bruta ultrapassou US $ 263 milhões, mais de três vezes o orçamento de US $ 80 milhões [25]. O Quinto elemento era frequentemente elogiado por seu estilo visual; O crítico James Berardinelli escreveu: "Jovovich impressiona, embora sua eficácia tenha pouco a ver com atuação e menos com diálogo" [26]. Jovovich foi nomeado para "Favorita Novata Favorita" no Blockbuster Entertainment Awards e "Melhor Luta" no MTV Movie Awards. O filme inspirou um videogamee uma figura de ação planejada do Leeloo, mas a figura nunca foi divulgada devido a problemas de licenciamento. Em uma entrevista em 2003, Jovovich disse que Leeloo era seu papel favorito [27].

Em 1998, Jovovich apareceu no drama de Spike Lee, He Got Game, como a prostituta abusada Dakota Burns; ela atuou com Denzel Washington e Ray Allen .Em 1999, ela apareceu no videoclipe da música "If You Can Say Say No" de Lenny Kravitz. Naquele ano, ela voltou ao gênero de ação, interpretando o papel principal em Joana D'Arc, sob a direção de Luc Besson. Ela cortou o cabelo curto e usava armadura em várias extensas cenas de batalha. Jovovich recebeu geralmente boas críticas por seu desempenho, embora também tenha recebido uma indicação ao Razzie Award por "Pior Atriz". O drama histórico teve um desempenho moderado nas bilheterias, ganhando US $ 66 milhões em todo o mundo [28]. Em 2000, Jovovich apareceu como o problemático Eloise no The Million Dollar Hotel, um filme baseado em uma história conceitual de Bono da banda U2 e Nicholas Klein. Dirigido por Wim Wenders, Jovovich estrelou ao lado de Jeremy Davies e Mel Gibson; ela forneceu os vocais na trilha sonora do filme. Nesse ano, ela também interpretou a dona de bar Lucia, no filme ocidental britânico The Claim (2000). Isto foi seguido por um papel coadjuvante como a malvada Katinka na comédia Zoolander (2001).

Sucesso internacional (2002–2009)[editar | editar código-fonte]

Jovovich no Festival de Cannes de 2002.

Em 2002, Jovovich estrelou o filme de ação e terror Resident Evil, lançado nos Estados Unidos em 15 de março de 2002 e baseado na série de videogames CAPCOM de mesmo nome. Ela interpretou Alice, a heroína do filme, que luta contra uma legião de zumbis criada pela Umbrella Corporation. Jovovich aceitou o papel porque ela e seu irmão Marco eram fãs da franquia de videogame [29]. Jovovich havia realizado todas as acrobacias necessárias no filme, exceto uma cena que a envolveria pular para uma plataforma de cimento, que sua administração considerava perigosa demais e treinou karatê ,kickboxing e treinamento de combate [30]. O filme teve sucesso comercial, arrecadando US $ 17 milhões no fim de semana de estréia; acabou faturando US $ 40 milhões no mercado interno e US $ 102 milhões em todo o mundo [31]. Mais tarde, ela retratou a manipuladora esposa de gangue Erin, em No Good Deed (2002), Nadine na comédia romântica You Stupid Man (2002), o punk rockeiro Fangora ("Fanny") em Dummy (2003), e convidou um convidado voz na série de televisão King of the Hill. O papel de Fangora no manequim permitido Jovovich para agir em filme com Oscar, junto a Adrien Brody, que era amigo antes das filmagens. Jovovich achou fácil se identificar com esse papel porque sentia que Fangora possuía qualidades semelhantes à vida da atriz[32].

Em 2004, Jovovich reprisou o papel de Alice na sequência de Resident Evil, Resident Evil: Apocalypse. O papel exigia que ela fizesse treinamento de luta por três horas por dia, além dos três meses anteriores às filmagens em que ela tinha "treinamento com armas, artes marciais, tudo" [33]. O Apocalipse recebeu ainda mais reações negativas da crítica do que o primeiro filme, mas foi um sucesso comercial ainda maior, ficando em primeiro lugar nas bilheterias, ao contrário do primeiro filme. Após o lançamento do filme, Jovovich ficou descontente com os resultados críticos e o esforço do diretor Alexander Witt [34]. Ela observou durante uma entrevista naquele ano que seus grandes filmes de ação cuidam da parte comercial de sua carreira, enquanto ela atua em "pequenos filmes independentes que nunca saem" para apaziguar seu lado artístico e "É um bom equilíbrio". No ano seguinte, ela apareceu no remake de Caligula, de Gore Vidal, como Drusilla. Em 2006, o filme de Jovovich, o thriller de ficção científica e ação Ultraviolet, foi lançado em 3 de março. Ela interpretou o papel-título de Violet Song, um papel que também envolveu sequências de luta fortemente coreografadas. Não foi rastreado para críticos, mas, quando revisado, foi criticado criticamente, totalizando US $ 31 milhões em todo o mundo [35]. Também em 2006, Jovovich também estrelou em 45, como Kat, a namorada vingada de um traficante ilegal de armas e drogas com o ator e DJ escocês Angus Macfadyen.

Em 2007, Jovovich reprisou seu papel como Alice em Resident Evil: Extinction, a terceira da série Resident Evil. O filme arrecadou cerca de US $ 24 milhões no fim de semana de estréia, superando as bilheterias da semana [36]. Em 2009, Jovovich estrelou A Perfect Getaway de David Twohy, com Kiele Sanchez, Timothy Olyphant e Steve Zahn. O filme é um thriller sobre um casal recém-casado (Milla e Zahn) em lua de mel no Havaí. As críticas ao filme foram principalmente positivas; enquanto The Hollywood Reporter sentiu que Jovovich deu uma "performance bastante sutil" [37], O Globe and Mail observou que ela e "¨ [...] Kiele Sanchez conseguem trazer uma tensão dramática aos momentos de amedrontar as namoradas" [38]. A Perfect Geatway recebeu retornos modestos de bilheteria [39]. Jovovich estrelou o thriller de ficção científica The Fourth Kind, como psicóloga no Alasca que usa a hipnose para descobrir memórias de seus pacientes de seqüestro alienígena [40]. Embora o filme tenha sido amplamente criticado pela crítica, faturou US $ 47,71 milhões nos cinemas do mundo todo [41].

Trabalhos recentes (2010 - presente)[editar | editar código-fonte]

Jovovich no WonderCon 2012 promovendo Resident Evil: Retribution.

Em 2010, Jovovich retornado como Alice no quarto filme do Resident Evil série, Afterlife, que foi dirigido por seu marido, Paul WS Anderson [42], e retratou a mãe de um promíscuo e perturbado estudante do ensino médio na o drama independente de maior idade Dirty Girl, que estreou no Toronto Film Festival, ao lado de Juno Temple, William H. Macy, Mary Steenburgen e Tim McGraw. Em sua crítica ao último filme, The Hollywood Reporter Jovovich considerou "fantástico" o que descreveu como uma "comédia doce e atrevida do período com uma sensibilidade Juno e a alma de uma pequena Miss Sunshine" [43]. Jovovich interpretou a esposa de um incendiário preso em Stone, um thriller psicológico co-estrelado por Robert De Niro e Edward Norton .As filmagens começaram em maio de 2009 nas instalações correcionais do sul de Michigan, recentemente fechadas, em Jackson, Michigan [44]. O filme foi lançado no final de 2010, com uma resposta mista [45]. No entanto, o AV Club observou que Jovovich era "particularmente bom como uma femme fatale ofegante que seduz De Niro com uma simples mudança de inflexão" [46].

Jovovich estrelou o filme de aventura romântica de ação de Paul WS Anderson, Os Três Mosqueteiros, como Milady de Winter, em 2011, ao lado de Matthew Macfadyen, Logan Lerman, Ray Stevenson, Luke Evans, Orlando Bloom e Christoph Waltz. Após a resposta sem brilho para o filme, Jovovich criticou a Summit Entertainment por não "promover o filme adequadamente" como um "filme de família" nos Estados Unidos. Prazo Hollywood relatou que a Summit respondeu: "Ela não sabe do que está falando e não sabemos de onde ela vem" [47]. Ela faria próxima manchete os vi-pequenas thriller psicológico Faces in the Crowd, que foi escrito e dirigido por Julien Magnat; nela, ela interpreta a sobrevivente do ataque de um serial killer que a deixa sofrendo de uma condição chamada prosopagnosia, que a torna incapaz de reconhecer rostos [48]. Sight and Sound observou que o filme sofria de "uma performance central não suficientemente forte para ganhar o reconhecimento de Jovovich como atriz dramática" [49]. Também em 2011, Jovovich apareceu como vigarista ucraniana no filme de estréia na direção de Famke Janssen, Bringing Up Bobby, ao lado de Marcia Cross, e estrelou a comédia romântica Lucky Trouble, que foi sua estréia no cinema em língua russa.

Milla Jovovich no Festival de Cannes de 2016.

Jovovich retornou ao seu papel de Alice na quinta parte de Resident Evil por Resident Evil: Retribution, lançada em 14 de setembro de 2012 [50]. Ela interpretou uma mulher ambiciosa e a segunda esposa do líder de um clube de motociclistas em 2014. Cymbeline, uma versão cinematográfica da peça homônima de William Shakespeare, e em Survivor de 2015, ela assumiu o papel de oficial de Serviço de Segurança Diplomática / Serviço de Relações Exteriores na Embaixada dos EUA em Londres. Ambos os filmes receberam um lançamento do VOD na América do Norte, apesar das apresentações teatrais no exterior [51][52]. Jovovich fez uma aparição reprisando o papel da vilã Katinka em Zoolander 2 de 2016 [53]. Resident Evil: The Final Chapter (2016), o sexto e último filme da franquia Resident Evil [54], estrelou Jovovich como Alice enquanto ela continua sua vingança contra a Umbrella pela morte de seus aliados e pela catástrofe que eles causaram. Time Out, em sua crítica ao filme, observou: "Embora a franquia tenha se transformado em emoções pós-apocalípticas confusas, a estrela Milla Jovovich só ficou melhor, temperando seu atletismo de pernas longas com um olhar dominante"[55]. O filme foi o filme de maior bilheteria da franquia, faturando mais de US $ 312 milhões em todo o mundo [56].

Em Choque e Pavor (2017), Jovovich interpretou a esposa de um trabalho investigador sobre as razões por trás da administração Bush 's 2003 invasão do Iraque, em frente Woody Harrelson e Tommy Lee Jones [57]. No Future World (2018), ela obteve o papel de um traficante, ao lado de James Franco, que também dirigiu o filme. Enquanto os revisores consideraram Jovovich "subutilizada" em Shock and Awe [58], Future World detém uma classificação de aprovação de 0% no site agregador de críticas Rotten Tomatoes, com base em 6 revisões [59]. Jovovich estrelou como o administrador de uma escola de reforma nas ilhas do filme de fantasia Paradise Hills (2019), a estréia na direção de Alice Waddington. Jovovich interpretou Vivienne Nimue, a Rainha Sangrenta no reboot de Hellboy, lançada em 2019 [60].

Outros trabalhos[editar | editar código-fonte]

Cantora[editar | editar código-fonte]

Milla gravou dois álbuns: Divine Comedy (1994) e Peopletree Sessions (1998) porém o seu segundo álbum não foi autorizado pela cantora.

Jovovich lançou a faixa "Gentleman Who Fell", com um videoclipe, como o único single do álbum. O videoclipe foi originalmente dirigido por Lisa Bonet e contou com Harry Dean Stanton, mas Jovovich não estava satisfeito com os resultados e decidiu filmar outra versão. A segunda versão de "Gentleman Who Fell", uma homenagem a Maya Deren. Foi dirigido por Kate Garner e Paul Archard e posteriormente foi exibido na MTV. Jovovich viajou pelos Estados Unidos durante a maior parte de 1994 para promover o álbum, abrindo para Toad the Wet Sprocket e Crash Test Dummies, além de tocar conjuntos acústicos menores. Jovovich optou por se apresentar em ambientes menores e mais íntimos, recusando uma aparição musical no Saturday Night Live .Jovovich também tem colaborado musicalmente com o amigo e músico de longa data Chris Brenner, que co-escreveu com ela no Álbum da Divina Comédia e que foi o coordenador musical da turnê de apoio. Ela e Brenner se conheceram em 1993 e, desde então, trabalham juntos em vários empreendimentos [61]. Após a Divine Comedy, ela expressou interesse em lançar um segundo álbum, tendo dez músicas prontas para uma gravação futura que se destinava a um lançamento no verão de 1996. Apesar do aparecimento de uma gravação em campo de lo-fiThe People Tree Sessions, em 1998, Jovovich ainda não lançou um segundo álbum.

Jovovich contribuiu com faixas para várias de suas trilhas sonoras, incluindo The Million Dollar Hotel (2000) e Dummy (2002), e também forneceu músicas para as trilhas sonoras de filmes nos quais ela não atuou, como Underworld (2003), produzido pelo músico Danny Lohner, que foi o baixista do Nine Inch Nails por muitos anos. Sua música "The Gentlemen Who Fell" foi apresentada na trilha sonora de The Rules of Attraction em 2002. Em 2001, Jovovich foi uma das muitas celebridades cujos vocais foram apresentados em uma capa de "We are Family" para arrecadar dinheiro para a Cruz Vermelha Americana. Ela apareceu como vocalista convidada na música "Former Lover" no álbum de Deepak Chopra ,A Gift of Love II: Oceanos de Ecstasy (2002) e Legion of Boom (2004) pelo Método Cristal.

Estilista[editar | editar código-fonte]

Milla teve uma grife chamada Jovovich-Hawk. O nome vem das donas da grife, Milla Jovovich e Carmen Hawk. Milla e Carmen desenharam o figurino da personagem Alice de Resident Evil: Extinction.

Modelo[editar | editar código-fonte]

Aos 11 anos, Milla Jovovich foi fotografada por Richard Avedon, que a retratou nos anúncios Mulheres mais Inesquecíveis do Mundo, da marca de cosméticos Revlon. Em outubro de 1987 apareceu na capa da revista italiana de moda Lei. Em 1988, assinou seu primeiro contrato profissional, com a revista The Face, o que a levou a novos contratos e capas, como a Vogue e a Cosmopolitan.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Milla Jovovich em 2017.

Jovovich reside em casas em Los Angeles e Nova York [62], com seu marido, roteirista e diretor Paul WS Anderson, com quem se casou em 22 de agosto de 2009 [63]. Os dois se conheceram enquanto trabalhavam no filme de 2002 Resident Evil, que Anderson escreveu e dirigiu, e em que Jovovich estrelou. Anderson propôs a Jovovich em 2003, e os dois ficaram "noivos por quatro anos" antes de se tornarem casal novamente no início de 2007 [64]. Em 3 de novembro de 2007, Jovovich deu à luz seu primeiro filho, Ever Gabo [65], no Cedars-Sinai Medical Center, em Los Angeles, Califórnia. Seu segundo filho, Dashiel Edan, nasceu em 1 de abril de 2015 [66]. Em 2019, Jovovich revelou que está grávida de sua terceira filha depois de perder a gravidez dois anos antes [67].

Antes de seu relacionamento com Anderson, Jovovich se casou com o namorado na tela Shawn Andrews em 1992 enquanto filmava Dazed and Confused juntos. Andrews tinha 21 anos, enquanto Jovovich, 16; o casamento foi anulado pela mãe dois meses depois. Logo após a anulação, Jovovich se mudou para a Europa com seu amigo e músico Chris Brenner, onde conheceu e depois morou com seu novo namorado, o ex- baixista do Jamiroquai Stuart Zender, em Londres, em maio de 1994 a outubro de 1995 [68]. De 1995 a 1997, ela namorou o fotógrafo Mario Sorrenti em Las Vegas, ela se casou com o diretor do Quinto Elemento, Luc Besson, em 1997, onde eles saltaram de paraquedas diretamente após a cerimônia. Eles se divorciaram em 1999. Em 2000, ela namorou o então guitarrista do Red Hot Chili Peppers, John Frusciante, dizendo que se apaixonou por ele depois de ouvir seu álbum Niandra LaDes [69]. Entre 1998 e 2001, ela fez amizade com o jovem poeta e músico, Anno Birkin, e cada um foi a inspiração do outro por trás de muitas de suas composições. Jovovich envolveu-se romanticamente com Birkin pouco antes de sua morte em um acidente de carro em 8 de novembro de 2001.

Além de ser um ex- fumante [70], Jovovich tem defendido a legalização da cannabis, e apareceu em um spread e na capa de High Times [71]. Em um artigo publicado em 1994, ela disse que seus únicos vícios eram cigarros e cannabis. Ela pratica ioga e medita frequentemente na tentativa de viver um estilo de vida saudável; embora não seja afiliada a nenhuma religião específica, ela ora e se considera uma "pessoa espiritual". Ela evita junk food e prefere cozinhar para si mesma. "Sendo russa", Jovovich gosta de trigo sarracenoe nomeou o macarrão soba japonês como seu "favorito pessoal". Ela pratica Jiu-Jitsu brasileiro, além de outras variedades de artes marciais. Jovovich também gosta de tocar violão e escrever poemas e letras de músicas [72].

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Título Título em português Papel Notas
1988 Two Moon Junction bra: Um Toque de Sedução /prt: Corpos Escaldantes Samantha Delongpre Filme de estréia
1991 Return to the Blue Lagoon bra: De Volta à Lagoa Azul /prt: Regresso à Lagoa Azul Lilli Hargrave
1992 Kuffs bra: Um Tira por Acaso /prt: Kuffs, Agente Indomável Maya Carlton
Chaplin Mildred Harris
1993 Dazed and Confused bra: Jovens, Loucos e Rebeldes /prt: Juventude Inconsciente Michelle Burroughs
1997 The Fifth Element bra: O Quinto Elemento /prt: O 5.º Elemento Leeloo de Sabat
1998 He Got Game bra: Jogada Decisiva /prt: Tudo em Jogo Dakota Burns
1999 Jeanne d'Arc bra: O Martírio de Joana D'Arc /prt: A Paixão de Joana d'Arc Joan of Arc
2000 The Claim bra: Riqueza Perdida /prt: Ameaça do Passado Lucia
The Million Dollar Hotel bra: O Hotel de Um Milhão de Dólares /prt: O Hotel Eloise
2001 Zoolander Katinka Ingaborgovinanana
2002 Resident Evil bra: Resident Evil: O Hóspede Maldito /prt: Resident Evil: O Hóspede do Mal Alice
You Stupid Man bra: Tamanho é Documento /prt: Pobre Homem! Nadine
2003 Dummy bra: Dummy: Um Amor Diferente /prt: Um Herói Apaixonado Fangora "Fanny" Gurkel
No Good Deed bra: Sem Risco Aparente /prt: Refém Erin
2004 Resident Evil: Apocalypse bra: Resident Evil 2: Apocalipse /prt: Resident Evil: Apocalipse Alice
2005 Gore Vidal's Caligula Julia Drusilla Curta-metragem
2006 Ultraviolet bra: Ultravioleta /prt: Ultravioleta Violet Song Jat Shariff
.45 bra: .45 - A Vitória É A Vingança /prt: .45 Kat
2007 Resident Evil: Extinction bra: Resident Evil 3: A Extinção /prt: Resident Evil 3: A Extinção Alice
2008 Palermo Shooting Imagens de Palermo (título em Portugal) Ela mesma
2009 A Perfect Getaway bra: A Trilha /prt: Uma Fuga Perfeita Cydney Anderson
The Fourth Kind bra: Contatos de 4º Grau /prt: Contatos de 4° Grau Doutora. Abigail "Abbey" Tyler
2010 Stone bra: Homens em Fúria /prt: Stone - Ninguém é Inocente Lucetta Creeson
Resident Evil: Afterlife bra: Resident Evil 4: Recomeço /prt: Resident Evil: Recomeço Alice
Dirty Girl Rebelde e com Muito Prazer (título em Portugal) Sue-Ann Edmondston
2011 Vykrutasy Nadya Filme em língua russa
Bringing Up Bobby bra: Vivendo No Limite Olive
The Three Musketeers bra: Os Três Mosqueteiros /prt: Os Três Mosqueteiros Milady de Winter
Faces in the Crowd bra: Visões de um Crime /prt: Rostos Na Multidão Anna Marchant
2012 Resident Evil: Retribution bra: Resident Evil 5: Retribuição /prt: Resident Evil: Retribuição Alice
2014 Cymbeline The Queen
2015 Survivor bra: Perseguindo Abbott /prt: Sobrevivente Kate Abbott
2016 Zoolander 2 Katinka Ingaborgovinanana
Resident Evil: The Final Chapter bra: Resident Evil 6: O Capítulo Final /prt: Resident Evil: O Último Capítulo Alice / Alicia Marcus
2017 Shock and Awe Vlatka
2018 Future World Narco-traficante
The Rookies Agente Senior Bruce
2019 Paradise Hills The Duchess
Hellboy Vivienne Nimue
2020 Monster Hunter Capitã Natalie Artemis Em pós-produção

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
1988 The Night Train to Kathmandu Lily McLeod Filmes para TV
Paradise Katie Episódio: "Childhood's End"
1989 Married... with Children bra: Um Amor de Família /prt: Casado com filhos Yvette Episódio: "Fair Exchange"
1990 Parker Lewis Can't Lose bra: Parker Lewis /prt: Parker Lewis Can't Lose Robin Fecknowitz Episódio: "Pilot"
2002 King of the Hill bra: O Rei do Pedaço Serena Shaw Episódio: "Get Your Freak Off"
2009 Project Runway Herself Episódio: "Around the World in Two Days"
2016 Lip Sync Battle Episódio: "Milla Jovovich vs. Ruby Rose"
2018 Robot Chicken bra: Frango Robô Nanny McPhee/Megan Hipwell/Mintie Dublagem
Episódio: "We Don't See Much of That in 1940s America"

Video games[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel
1998 The Fifth Element Leeloo de Sabat

Video clipes[editar | editar código-fonte]

Ano Música Artista
2013 I Wanna Be a Warhol Alkaline Trio
2016 Signal Sohn

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Trabalho
2008 Prémios Scream Melhor Atriz em Ficção Científica Resident Evil: Extinction
2010 Melhor Atriz em Terror The Fourth Kind
Hollywood Film Awards Melhor Destaque Stone
2011 Prémios Scream Melhor Atriz em Ficção Científica Resident Evil: Afterlife

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio
  • 1994: The Divine Comedy
  • 1998: The People Tree Sessions
Singles
  • 1994: Gentleman Who Fell
  • 1994: Bang Your Head
  • 1994: It's Your Life
  • 2012: Electric Sky
Participação em trilhas sonoras
Participações
  • A Gift of Love II: Oceans of Ecstasy de Deepak Chopra (2002)
    • Former Lover com Deepak Chopra
  • Legion of Boom de The Crystal Method (2004)
    • I Know It's You com The Crystal Method
  • "C" Is for (Please Insert Sophomoric Genitalia Reference Here) de Puscifer (2008)
  • The Mission com Puscifer e Renholder
  • Distraction Pieces (2001) Scroobius Pip
    • Introdiction com Scroobius Pip

Referências

  1. Sheridan, Emily (6 de setembro de 2012). «Back in the motherland: Milla Jovovich is a swirly girlie in a striking dress at Moscow premiere of Resident Evil: Retribution». Mail Online (em inglês). Daily Mail. Consultado em 11 de dezembro de 2012 
  2. «MillaJ.com :: The Official Milla Jovovich Website :: Milla Archive 2009». www.millaj.com. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  3. «Milla Jovovich's Paper Covers, a Retrospective». PAPER (em inglês). 17 de dezembro de 2013. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  4. «Milla Jovovich Filmography» (em inglês). MillaJ.com. Consultado em 28 de novembro de 2013 
  5. «Milla Jovovich ready for Action!» (em inglês). CountingDown.com. 14 de março de 2001. Consultado em 23 de setembro de 2019. Arquivado do original em 5 de dezembro de 2007 
  6. Salgado, Lucas (22 de janeiro de 2017). «Milla Jovovich e Paul W.S. Anderson falam sobre tristeza em deixar o universo de Resident Evil (Entrevista exclusiva)». AdoroCinema 
  7. «MillaJ.com :: The Official Milla Jovovich Website :: Harpers & Queen January 2003». www.millaj.com. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  8. Erro de citação: Código <ref> inválido; não foi fornecido texto para as refs de nome biogr
  9. «MillaJ.com :: The Official Milla Jovovich Website :: Gallery July 2002». www.millaj.com. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  10. «Milla Jovovich - Profile, Latest News and Related Articles». web.archive.org. 15 de dezembro de 2007. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  11. «MillaJ.com :: The Official Milla Jovovich Website :: California Style May 2006». millaj.com. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  12. «MillaJ.com :: The Official Milla Jovovich Website :: Dazed & Confused June 1999». www.millaj.com. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  13. «MillaJ.com :: The Official Milla Jovovich Website :: Vogue (Russia) May 2000». www.millaj.com. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  14. «A Slav to love - Telegraph». fashion.telegraph.co.uk. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  15. «MillaJ.com :: The Official Milla Jovovich Website :: Star March 8, 1988». www.millaj.com. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  16. «MillaJ.com :: The Official Milla Jovovich Website :: Europe Online - Winter 1996 (English)». www.millaj.com. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  17. «Jovovich, Milla | TheCelebrityCafe.com». web.archive.org. 20 de julho de 2013. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  18. Tyer, Brad (15 de dezembro de 1994). «Milla in 3-D». Houston Press. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  19. «A Slav to love - Telegraph». fashion.telegraph.co.uk. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  20. «Svi Srbi sveta». web.archive.org. 9 de julho de 2006. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  21. «Milla Jovovich Biography - Yahoo! Movies». web.archive.org. 28 de junho de 2011. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  22. «MillaJ.com :: The Official Milla Jovovich Website :: Dazed and Confused (1993)». www.millaj.com. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  23. «MillaJ.com :: The Official Milla Jovovich Website :: Premiere May 1997». www.millaj.com. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  24. «MillaJ.com :: The Official Milla Jovovich Website :: Modeling». www.millaj.com. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  25. «The Fifth Element». Box Office Mojo. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  26. «Review: The Fifth Element». preview.reelviews.net. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  27. «MillaJ.com :: The Official Milla Jovovich Website :: Toronto Star September 8, 2003». www.millaj.com. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  28. «The Messenger: The Story of Joan of Arc». Box Office Mojo. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  29. «MillaJ.com :: The Official Milla Jovovich Website :: Resident Evil (2002)». www.millaj.com. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  30. «MillaJ.com :: The Official Milla Jovovich Website :: InStyle (UK) July 2002». www.millaj.com. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  31. «Resident Evil». Box Office Mojo. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  32. «MillaJ.com :: The Official Milla Jovovich Website :: Toronto Star September 8, 2003». www.millaj.com. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  33. «MillaJ.com :: The Official Milla Jovovich Website :: Film Review (UK) September 2004 Special Issue #54». www.millaj.com. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  34. «Resident champions». WWE (em inglês). Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  35. «Ultraviolet». Box Office Mojo. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  36. «Resident Evil: Extinction». Box Office Mojo. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  37. «A Perfect Getaway -- Film Review». The Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  38. «A Perfect Getaway» 
  39. A Perfect Getaway (2009) (em inglês), consultado em 21 de dezembro de 2019 
  40. Miska, Brad (31 de outubro de 2009). «UPDATE: Milla Jovovich Gets Shattered in 'Faces in the Crowd' Promo Art!». Bloody Disgusting! (em inglês). Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  41. «The Fourth Kind». Box Office Mojo. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  42. Miska, Brad (3 de novembro de 2009). «Milla Jovovich Begins Tweeting from 'Resident Evil: Afterlife' Set». Bloody Disgusting! (em inglês). Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  43. «Dirty Girl: Film Review». The Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  44. «freep». web.archive.org. 6 de setembro de 2014. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  45. Stone (2010) (em inglês), consultado em 21 de dezembro de 2019 
  46. «Stone». Film (em inglês). Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  47. Finke, Nikki; Finke, Nikki (22 de outubro de 2011). «UPDATE: Summit Reacts To Milla Jovovich Ripping Via Twitter 'Musketeers' Marketing». Deadline (em inglês). Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  48. «Milla Jovovich FACES new terrors». web.archive.org. 7 de novembro de 2009. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  49. Faces in the Crowd (2011) (em inglês), consultado em 21 de dezembro de 2019 
  50. «'Resident Evil 5' To Shoot In Toronto». The Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  51. «Cymbeline». Box Office Mojo. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  52. D'Alessandro, Anthony; D'Alessandro, Anthony (2 de abril de 2015). «'Survivor' Trailer: Milla Jovovich Is Targeted By Pierce Brosnan's Assassin». Deadline (em inglês). Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  53. «Does Zoolander 2 have more celebrity cameos than any other movie?». The Telegraph (em inglês). 5 de fevereiro de 2016. ISSN 0307-1235 
  54. «Final Resident Evil Movie "Much More Gritty and Raw," Milla Jovovich Says». GameSpot (em inglês). Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  55. «Resident Evil: The Final Chapter». Time Out New York (em inglês). Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  56. «Resident Evil: The Final Chapter». Box Office Mojo. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  57. «Bill Moyers Journal . Transcripts | PBS». www.pbs.org. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  58. «Review: Journalistic zeal resonates in Rob Reiner's 'Shock and Awe'». Los Angeles Times (em inglês). 12 de julho de 2018. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  59. Future World (2018) (em inglês), consultado em 21 de dezembro de 2019 
  60. «Milla Jovovich Is On Her Hellboy Character's Side». CINEMABLEND. 29 de janeiro de 2019. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  61. «MillaJ.com :: The Official Milla Jovovich Website :: Paper Summer 1994». www.millaj.com. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  62. «MillaJ.com :: The Official Milla Jovovich Website :: Telegraph January 14, 2006». millaj.com. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  63. «Schauspielerin Milla Jovovich heiratet Regisseur Paul W. S. Anderson». bild.de (em alemão). Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  64. «Usmagazine.com | Actress Milla Jovovich Expecting». web.archive.org. 7 de novembro de 2007. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  65. «MillaJ.com :: The Official Milla Jovovich Website :: From Milla November 2007». www.millaj.com. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  66. «Milla Jovovich no Instagram: "We are so proud to announce the birth of our second daughter Ms. Dashiel (Da-shill) Edan Jovovich-Anderson today!!! She is 7lbs. 10 oz. and…"». Instagram. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  67. «Milla Jovovich Expecting Third Child with Husband Paul W.S. Anderson After Suffering Pregnancy Loss». PEOPLE.com (em inglês). Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  68. «MillaJ.com :: The Official Milla Jovovich Website :: Entertainment Weekly April 15, 1994». www.millaj.com. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  69. raul (31 de março de 2012). «John Frusciante Once Dated Milla Jovovich». FeelNumb.com (em inglês). Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  70. «MillaJ.com :: The Official Milla Jovovich Website :: Domvoy (Russia) October 2003». www.millaj.com. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  71. «MillaJ.com :: The Official Milla Jovovich Website :: Oneworld 1997». www.millaj.com. Consultado em 21 de dezembro de 2019 
  72. «MillaJ.com :: The Official Milla Jovovich Website :: Celebrity (Germany) November 2006». millaj.com. Consultado em 21 de dezembro de 2019 

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]