Richard Linklater

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde outubro de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Richard Linklater
Richard Linklater em 2007
Informação geral
Nome completo Richard Linklater
Nascimento 30 de julho de 1960 (55 anos)
Origem Houston, Texas
País  Estados Unidos
Período em atividade 1989–presente
Página oficial http://detourfilm.com

Richard Stuart Linklater[1] (Houston, 30 de julho de 1960) é um cineasta e escritor norte-americano. Seu primeiro filme a alcançar o sucesso foi Before Sunrise (br: Antes do Amanhecer), que lhe rendeu o Urso de Prata de melhor diretor.

Richard fundou a Austin Film Society em 1985 junto com Lee Daniel, seu colaborador, e por isso ele é bastante popular e louvado na cidade de Austin.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Premiações[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios (desde outubro de 2009).
  • O filme Homem Duplo levou quatro anos para ficar pronto. Richard gravou o filme no modo normal, e depois aperfeiçoando a técnica de Waking Life, passou por um longo processo pelo computador para ficar do jeito que mais lhe agradou.
  • O filme Boyhood teve 39 dias de gravações, durante 12 anos, com os mesmo atores, que foram crescendo ao longo da história, junto com os personagens.[2]

Referências

  1. Richard Linklater IMDb.
  2. Bruna Passos Amaral (14/02/2014). Boyhood | Crítica. Visitado em 21/02/2015.