Robert Rossen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Robert Rossen
Nascimento 16 de março de 1908
Nova Iorque, EUA
Nacionalidade Estados Unidos estadunidense
Morte 18 de fevereiro de 1966 (57 anos)
Nova Iorque, EUA
Ocupação Roteirista, Produtor e Diretor
Cônjuge Sue Siegel Rossen
Globos de Ouro
1950 - All the King's Men (Melhor diretor)
IMDb: (inglês)

Robert Rossen (Nova Iorque, 16 de março de 1908 - Nova Iorque, 18 de fevereiro de 1966) foi um roteirista, produtor e diretor de cinema norte-americano.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de um rabino russo que emigrou para os EUA, estudou na Universidade de Nova Iorque. Começou como escrevendo e dirigindo peças na Off-Broadway. Chamou a atenção do diretor da Warner Mervyn LeRoy, que o contratou como roteirista em 1936.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Estreou no cinema no ano seguinte escrevendo o roteiro de Marked Woman, em colaboração com Abem Finkel. Desta época até 1947 pertenceu ao Partido Comunista dos Estados Unidos. Também em 1947 estréia na direção com Johnny O'Clock. Em 1949 produz, escreve e dirige All the King's Men, filme ganhador do Oscar de melhor filme de 1950, além de outras indicações.

Comunismo[editar | editar código-fonte]

Acusado de ser comunista, foi convocado em 1951 para depor no Comitê de Investigação de Atividades Antiamericanas do Senado dos Estados Unidos, porém lançou mão da Quinta emenda da constituição dos Estados Unidos da América. Incluido na Lista Negra de Hollywood, ficou os próximos dois anos sem trabalho. Depôs ao Comitê novamente em 1953, e desta vez, divulgou os nomes de 57 pessoas supostamente comunistas.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]