Herbert Ross

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Herbert Ross
Nascimento 13 de maio de 1927
Nova Iorque
Morte 9 de outubro de 2001 (74 anos)
Nova Iorque
Cidadania Estados Unidos
Ocupação produtor cinematográfico, realizador, ator, coreógrafo

Herbert David Ross, mais conhecido como Herbert Ross (Nova Iorque, 13 de maio de 1927 — Nova Iorque, 9 de outubro de 2001) foi um diretor de cinema, produtor, coreógrafo e ator estadunidense.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Foi bailarino e coreógrafo do American Ballet Theater. Seu primeiro filme como coreógrafo foi Carmen Jones, em 1954.

Em 1968 trabalhou com Barbra Streisand como coreógrafo e diretor musical do filme Funny Girl. Em 1975 adaptou para o cinema a peça teatral The Sunshine Boys, de Neil Simon. Foi o diretor que mais adaptou Neil Simon, com um total de cinco filmes.

Seus filmes mais famosos são The Turning Point, com Shirley MacLaine, Anne Bancroft e Mikhail Baryshnikov, de 1977; The Goodbye Girl, com Richard Dreyfuss e Marsha Mason, de 1977; Footloose, com Kevin Bacon, Lori Singer, John Lithgow e Dianne Wiest, de 1984; Protocol, com Goldie Hawn e Chris Sarandon, de 1984; e Steel Magnolias, adaptação da peça teatral de Robert Harling, estrelado por Sally Field, Dolly Parton e Shirley MacLaine, em 1989.

Seu último filme, de 1995, foi Boys on the Side, estrelado por Whoopi Goldberg, Mary-Louise Parker e Drew Barrymore.

Foi casado com a bailarina Nora Kaye, até a morte dela, e com Lee Radziwill, irmã da ex-primeira dama estadunidense Jacqueline Kennedy, de quem se divorciou em 2001. Morreu aos 74 anos de idade, em consequência de parada cardíaca e está enterrado no Cemitério Westwood Village Memorial Park, em Los Angeles.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]