Deepak Chopra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde fevereiro de 2015). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Deepak Chopra
Deepak Chopra em 2006
Nascimento 22 de outubro de 1947 (72 anos)
Nova Deli
Nacionalidade Índia Indiano
Campo(s) Terapias alternativas

Deepak Chopra, (Hindi: दीपक चोपड़ा) (Nova Deli, 22 de outubro de 1947) é um médico indiano radicado nos Estados Unidos. É formado em medicina pela Universidade de Nova Deli. É também um escritor e professor de ayurveda, espiritualidade e medicina corpo–mente.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Chopra é especialista em endocrinologia, exerce a profissão desde 1971, e chefiou a equipe do New England Memorial Hospital. Em 1985, fundou a Associação Americana de Medicina Védica. Em 1993 mudou-se para San Diego e abriu o The Chopra Center For Well Being, onde desenvolve os seus próprios programas e cursos para o desenvolvimento pessoal.

Deepak Chopra é autor de mais de 25 livros de auto-ajuda, traduzidos em 35 línguas, tais como "A Cura Quântica", "As Sete Leis Espirituais do Sucesso", "Criando Saúde", incluindo cinco programas para a televisão pública dos EUA e proponente de outras ideias místicas. Sua proposta de auto-ajuda é centrada na afirmação "se compreendermos a nossa verdadeira natureza e soubermos viver em harmonia com as leis naturais, a sensação de bem-estar, de entusiasmo pela vida e a abundância material surgirão facilmente".

O Prémio IgNobel do Ano de 1998, de Física foi concedido a Deepak Chopra no The Chopra Center for Well Being, em La Jolla, Califórnia, por sua interpretação única de física quântica em aplicações para a vida, liberdade, e a busca pela felicidade econômica.

Em 1999, a revista Time incluía-o na sua lista das 100 personalidades do século, chamando-lhe "poeta e profeta das medicinas alternativas".

Chopra defende que a ciência e a medicina deveriam tratar certos problemas - tais como doenças, em uma abordagem mais holística ao invés de adotarem uma visão puramente reducionista, onde o foco é maior nos tratamentos pontuais dos sintomas e no estudo isolado dos agentes etiológicos causadores das enfermidades, ao passo que o histórico de vida, as emoções e o estado psicológico do paciente no geral são geralmente considerados como fatores menos influentes nas causas da doença.

As idéias que Chopra promove têm sido regularmente criticadas por profissionais médicos e científicos como pseudociência[1][2][3][4]. O filósofo Robert Carroll escreve que Chopra, para justificar seus ensinamentos, tenta integrar Ayurveda e mecânica quântica[5]. Chopra diz que o que ele chama de "cura quântica" cura qualquer tipo de doença, incluindo câncer, por meio de efeitos que ele afirma serem literalmente baseados nos mesmos princípios que a mecânica quântica[6]. Isso levou os físicos a se oporem ao uso do termo "quântico" em referência a condições médicas e ao corpo humano. O biólogo evolucionista Richard Dawkins disse que Chopra usa um jargão quântico como mágica para que tudo soe plausível[7]. Os tratamentos de Chopra geralmente provocam nada além de uma resposta placebo[8] e atraíram críticas de que tais alegações injustificadas possam suscitar "falsas esperanças" e fazer com pessoas doentes deixem de procurar tratamentos médicos legítimos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  1. «New Age Supersage - TIME». web.archive.org. 12 de abril de 2009. Consultado em 17 de outubro de 2019 
  2. News, A. B. C. «'Face-Off': Does God Have a Future?». ABC News (em inglês). Consultado em 17 de outubro de 2019 
  3. Jacoby, Susan (2008). The Corrosion of the American Mind. [S.l.]: The Wilson Quarterly 
  4. «People who like pseudo-profound 'bulls**t' have 'lower intelligence'». The Independent (em inglês). 2 de dezembro de 2015. Consultado em 17 de outubro de 2019 
  5. «Deepak Chopra - The Skeptic's Dictionary - Skepdic.com». www.skepdic.com. Consultado em 17 de outubro de 2019 
  6. Ashman, Keith; Barringer, Phillip (2005). After the Science Wars: Science and the Study of Science (em inglês). [S.l.]: Routledge. ISBN 9781134616183 
  7. Chopra, Deepak (19 de junho de 2013). «Richard Dawkins Plays God: The Video (Updated)». HuffPost (em inglês). Consultado em 17 de outubro de 2019 
  8. «John W. Gamel». jwgamel.com. Consultado em 17 de outubro de 2019