The Million Dollar Hotel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The Million Dollar Hotel
The Million Dollar Hotel - O Hotel (PRT)
O hotel de um milhão de dólares (BRA)
The Million Dollar Hotel
 Estados Unidos
2000 •  cor •  122 min 
Género policial
Direção Wim Wenders
Roteiro Wim Wenders
Bono
Nicholas Klein
Elenco Jeremy Davies
Milla Jovovich
Mel Gibson
Jimmy Smits
Donal Logue
Peter Stormare
Amanda Plummer
Tim Roth
Lançamento Estados Unidos 25 de fevereiro de 2000
Brasil 26 de maio de 2000[1]
Idioma inglês

The Million Dollar Hotel (Brasil: O hotel de um milhão de dólares / Portugal: The Million Dollar Hotel - O Hotel) é um filme norte-americano de 2000, baseado em história de Bono da banda irlandesa U2 e Nicholas Klein, foi dirigido por Wim Wenders.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O filho de um bilionário morre num hotel decadente e um agente federal (Mel Gibson) chega para virar do avesso as vidas dos hóspedes, no intuito de descobrir se a morte foi suicídio ou assassinato.

O hotel de um milhão dólares é um projeto de um hotel milionário que é abandonado, do qual fica somente o prédio, que no momento do filme é ocupado por pessoas que não possuíam seguro social, nos EUA, e portanto, marginais da máquina social (drogados, doentes mentais, etc.). Essas pessoas somente contam uns com os outros para sobreviver, ou seja, não possuem nenhum recurso externo. Ocorre uma morte, e esse fato traz a esse ambiente um policial. Este tem todos os recursos externos mas não tem afetos, não tem vínculos. Isso é representado no filme pela história do policial que é uma pessoa que nasceu com uma descalcificação na coluna vertebral, e este problema tira a sua sustentação. Esta só é possível por que usa um tipo de armadura, externa portanto, que o mantém em pé. O diretor, de maneira brilhante, contrasta esse personagem com outro, um rapaz, aparentemente possuidor de um retardo mental e profundamente afetivo e ético. Por meio da relação desses dois personagens o diretor discute sobre o que é fundamental para nossa sobrevivência e o que nos dá de fato segurança.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Festival de Berlim

Referências

  1. «Cineasta tenta recuperar a nostalgia com recursos fáceis». Folha de S.Paulo. 26 de maio de 2000. Consultado em 13 de fevereiro de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]