Tom Selleck

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Tom Selleck
Tom Selleck em 2010
Nome completo Thomas William Selleck
Outros nomes Tom Selleck
Nascimento 29 de janeiro de 1945 (74 anos)
Detroit
Nacionalidade norte-americano
Ocupação Ator
Produtor
Atividade 1969 - presente
Cônjuge Jacqueline Ray (1971 - 1982)
Jullie Mack (1987 - presente)
Emmys
Melhor Ator em Série Dramática
1984 - Magnum, P.I.
Globos de Ouro
Melhor Ator em Série - Drama
1984 - Magnum, P.I.

Thomas William Selleck, conhecido por Tom Selleck (Detroit, 29 de janeiro de 1945)[1], é um ator e produtor de cinema norte-americano. Na década de 1980, interpretou o detetive particular Thomas Magnum na célebre série de televisão Magnum, P.I..[1] Também interpretou Jesse Stone numa série de filmes feitos para a televisão baseados nos romances de Robert B. Parker. Em seu último trabalho, interpreta o comissário Frank Reagan na série dramática Blue Bloods, da CBS.

Apareceu em diversos outros papéis na televisão, como o Dr. Richard Burke em Friends e A.J. Cooper em Las Vegas.[1] Além de seu trabalho nestas séries, apareceu em mais de cinquenta filmes, como Mr. Baseball, Quigley Down Under, Lassiter e, seu maior sucesso no cinema, Three Men and a Baby (br: Três Solteirões e um Bebê), maior bilheteria de 1987.

Tom foi a primeira escolha do Diretor Steven Spielberg e do produtor George Lucas para viver Indiana Jones em Caçadores da Arca Perdida. Selleck recusou o papel, por não ter sido liberado pelo Estúdio Universal, produtora da série Magnum que ele protagonizava. O papel acabou sendo oferecido a Harrison Ford, que o aceitou. Tom também recusou o papel principal de A Testemunha, de Peter Weir. Novamente, Harrison Ford assumiu o papel. Em 1992, estrelou o filme Mr. Baseball.

Tem dois filhos: Kevin e Hannah Selleck.

Atuações como dublador de filmes Disney[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c «Tom Selleck - Biography» (em inglês). IMDb. Consultado em 17 de julho de 2019 
Ícone de esboço Este artigo sobre um ator ou atriz de cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.