David Duchovny

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
David Duchovny
David Duchovny
David Duchovny na San Diego Comic-Con em 2013.
Nome completo David William Duchovny
Nascimento 7 de agosto de 1960 (63 anos)
Nova Iorque, NY
 Estados Unidos
Nacionalidade norte-americano
Ocupação Ator, escritor, produtor, romancista e letrista
Atividade 1987-presente
Cônjuge Téa Leoni (1997-2014)
Globos de Ouro
Melhor Ator em Série Dramática
1997 - The X-Files
Melhor Ator em Série de Comédia ou Musical
2008 - Californication

David William Duchovny (Nova Iorque, 7 de agosto de 1960) é um actor, escritor, produtor, romancista e letrista norte-americano, famoso pelo seu papel na série de televisão The X-Files (Ficheiros Secretos (português europeu) ou Arquivo X (português brasileiro)), no qual interpretava o agente especial do FBI Fox Mulder, Hank Moody em Californication.[1] e Denise Bryson em Twin Peaks e Twin Peaks (série de 2017).

Biografia[editar | editar código-fonte]

Primórdios[editar | editar código-fonte]

David William Duchovny é filho de Margaret, uma professora e administradora escolar e do escritor judeu Amram Ducovny (1927-2003).[2] que trabalhou para o American Jewish Committee.[3][4][5] Os seus avós eram imigrantes judeus da Rússia e a sua mãe uma emigrante Luterana da Escócia.[6][7] O seu pai retirou o h do seu último nome, Ducovny, para evitar os erros de pronúncia quando serviu no exército. Em polonês, duchowny significa "clérigo".[3]

Educação[editar | editar código-fonte]

Duchovny começou a estudar no Grace Church School e frequentou o liceu The Collegiate School (onde ele e John F. Kennedy, Jr. foram colegas de classe[8]), ambos em Manhattan.

Graduou-se (Bachelor of Arts - BA) pela Universidade Princeton em 1982 em literatura inglesa.[4] Em 1982 a sua poesia recebeu uma menção honrosa pela Academy of American Poets. O título da sua tese foi The Schizophrenic Critique of Pure Reason in Beckett's Early Novels.[9] Obteve o mestrado (Master of Arts - MA) também em literatura inglesa na Universidade de Yale e subsequentemente iniciou o doutoramento com base na tese Magic and Technology in Contemporary Poetry and Prose que no entanto até ao momento, se mantém inacabado.[4]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Duchovny casou-se com a actriz Téa Leoni a 6 de maio de 1997. Em 24 de abril de 1999, Téa deu à luz uma filha, Madelaine West Duchovny. Depois, a 15 de junho de 2002, David foi pai de Kyd Miller Duchovny. A família Duchovny mudou-se de Malibu, Los Angeles para uma mansão em New York, em 2009. A mãe de David Duchovny continua morando com a família. em 1996, a People nomeou-o como uma das 50 pessoas mais bonitas[10]

Em 28 de agosto de 2008, Duchovny anunciou que se tinha auto-internado numa clínica de reabilitação para se tratar de problemas de vicio sexual.[11]

Quando não está a trabalhar em televisão ou cinema, prefere passar o seu tempo livre a nadar, praticar boxe, jogar basquetebol ou a praticar ioga. David Duchovny é tri-atleta e participa activamente de triatolos de beneficência em Los Angeles.

Fotos adjacentes de Duchovny e JFK Jr. quando tinham 14 anos, no anuário de Collegiate School, 1975

Carreira[editar | editar código-fonte]

Duchovny participou de anúncios publicitários e em vários filmes no seu início de carreira. Um de seus primeiros trabalhos foi o papel de Denise Bryson, o detective travesti de "Twin Peaks", a "avançada" série para a televisão de David Lynch. Mas a sua carreira receberia um enorme impulso, ao ser escolhido como o actor principal para a série de televisão, The X Files, no papel do agente especial Fox Mulder.[4] Ao se tornar a estrela desta série de sucesso internacional, foi indicado cinco vezes para o prémio Emmy de Actor Principal em Série Dramática, além de haver sido indicado ao prémio de Melhor Actor Convidado em Série Cómica pela sua participação no "The Larry Sanders Show". Em 1997, venceu o Globo de Ouro como Melhor Actor em Série Dramática, tendo sido indicado para três edições deste prémio, três Guild Awards para actores de cinema e um TV Critic's em Série Dramática. David Duchovny ganhou o prestigiado American Comedy Award, pela sua participação no programa Larry Sanders Show e ganhou o segundo Globo de Ouro da sua carreira, como actor cómico, por Californication.[12]

Desde a estreia de "Ficheiros secretos", os fãs, auto-proclamados "X-Philes" (no Brasil, conhecidos como Arquivo-X; nos Estados Unidos incluem a facção feminina "Brigada Heterogénea David Duchovny", ou DDEB na sigla em inglês) têm acompanhado com antecipação o seu herói, o Agente Especial Fox Mulder, que armado apenas com uma imortal na existência do inexplicável, tem explorado casos considerados inacreditáveis ou inexplicáveis pelo FBI. Registros visuais de OVNIs, abduções alienígenas, possessão, vudu, feitiçaria, para Mulder, não há linha divisória entre o que é possível e o impossível. A performance de Duchovny em "Ficheiros secretos" tem-lhe valido os títulos de "Ícone Zeitgeist" dado por Laura Roberts, no jornal The New Republic, e "o primeiro símbolo sexual da Internet com cabelo", por Maureen Dowd no The New York Times.

Durante a temporada 1998-99, Duchovny adicionou o papel de realizador à sua já extensa lista de realizações quando escreveu e realizou um episódio de "Ficheiros secretos" aclamado pela crítica intitulado "The Unnatural". No ano seguinte, escreveu e realizou outro episódio aclamado pela crítica intitulado "Hollywood AD", com Téa Leoni, a sua esposa e Gary Shandling. Em 2004, escreveu, atuou e dirigiu o filme House of D[4], com Robin Williams.

Além da participação especial de Duchovny nos episódios finais de The Larry Sanders Show, o que lhe permitiu não só mostrar as suas habilidades cômicas, mas também ganhar um American Commedy Award, ele apareceu por três vezes no "Saturday Night Live", apresentando o final da temporada 1998-99. Participou como convidado especial da série Sex And the City e como realizador do episódio 211, "Judas on a Pole" na segunda série de Bones.

Duchovny também passou quatro temporadas como o emotivo narrador da série de TV de antologia erótica "Red Shoes Diaries", de Zalman King (realizador de "Nove Semanas e Meia" e "Perfume de Orquídea").

Uma paixão por filmes fora do comum trouxe-lhe a aclamação da crítica pelas suas participações nas produções "Kalifornia", na qual ele contracena com Brad Pitt e Juliette Lewis, O Juízo Final ("The Rapture"), o controverso filme dirigido por Michael Tolkin, no qual ele contracena com Mimi Rogers (com quem voltaria a contracenar na série "Ficheiros secretos"), e "Julia Has Two Lovers", no qual realizou uma performance pioneira como um utilizador de sexo por telefone. Duchovny fez o papel de Roland "Rollie" Totheroh, o câmera-man e antigo confidente de Charlie Chaplin no filme dirigido por Sir Richard Attenborough, "Chaplin" e teve um papel secundário em "Beethoven", contracenando com Charles Grodin.

Duchovny passou o verão de 1999 a filmar a comédia romântica Return to Me, na qual contracena com Minnie Driver e Bonnie Hunt, também realizadora. As suas actuações em outros filmes incluem Playing God, dirigido pelo premiado realizador de TV a cabo Andy Wilson e contracenando com Timothy Hutton e Angelina Jolie, a versão para o cinema de "Ficheiros secretos", com o título The X-Files: Fight the Future, dirigida por Rob Bowman, e Trust the Man, em que voltaria a contracenar com Julianne Moore (a primeira vez foi em Evolução. David filmou O Segredo e The Tv Set (Um elenco do Barulho) e The Joneses (Um Amor de Contrato) com lançamento previsto para novembro de 2010.

A sua série Californication está na quarta temporada nos Estados Unidos e foi vendida para todo o mundo. Duchovny, além de produtor executivo, interpreta Hank Moody, um escritor que tenta recuperar o amor da ex-mulher. David também dirige todos os primeiros episódios de cada temporada.

David Duchovny estreou no Teatro em NY. The Break of Noon, uma peça de Neil LaBute foi a escolhida pelo ator para a sua estreia no teatro off-Broadway. A peça teve sua temporada estendida devido ao grande sucesso de público. A sua ex-colega em Arquivo x 2, a atriz Amanda Peet, também participa da peça.

Prêmios e nomeações[editar | editar código-fonte]

Emmy Award[editar | editar código-fonte]

  • 1997 – Nomeado – Outstanding Guest Actor in a Comedy Series – The Larry Sanders Show
  • 1997 – Nomeado – Outstanding Lead Actor in a Drama Series – The X-Files
  • 1998 – Nomeado – Outstanding Lead Actor in a Drama Series – The X-Files
  • 2003 – Nomeado – Outstanding Guest Actor in a Comedy Series – Life with Bonnie

Globos de Ouro[editar | editar código-fonte]

  • 1996 – Nomeado – Best Performance by an Actor in a Television Series – DramaThe X-Files
  • 1997 – VencedorBest Performance by an Actor in a Television Series – DramaThe X-Files
  • 1998 – Nomeado – Best Performance by an Actor in a Television Series – DramaThe X-Files
  • 2008 – VencedorBest Performance by an Actor in a Television Series – Musical or ComedyCalifornication
  • 2009 – Nomeado – Best Performance by an Actor in a Television Series – Musical or ComedyCalifornication
  • 2010 – Nomeado – Best Performance by an Actor in a Television Series – Musical or ComedyCalifornication

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Filme Papel Notas
1988 Working Girl Amigo de Tess na festa de aniversário
1989 New Year's Day Billy
1990 Denial John
Bad Influence Cliente do clube com óculos
1991 Twin Peaks Agente da DEA, Denise/Dennis Bryson Série TV
Julia Has Two Lovers Daniel BR: Julia e seus dois amantes
Don't Tell Mom the Babysitter's Dead Bruce BR: Viva! A babá morreu!
The Rapture Randy BR: O Juízo Finala
1992 Ruby Delegado Tippit BR: Caso Kennedy - Uma conspiração
Beethoven Brad
Baby Snatcher David Anderson Filme TV
Red Shoe Diaries Jake Winters Série TV (1992 - 1997) e filme

BR: Diário Íntimo

Venice/Venice Dylan
Chaplin Rollie Totheroh
1993 Kalifornia Brian Kessler BR: Uma viagem ao inferno
The X-Files FBI Special Agent Fox Mulder Série TV (1993 - 2002) (2016 - )
1995 Saturday Night Live Convidado Episódio 386, 13 de maio de 1995
1996 Space: Above and Beyond Alvin EL 1543 aliás "Handsome Alvin"
1997 The Simpsons FBI Special Agent Fox Mulder Série TV (episódio: "The Springfield Files")
Playing God Dr. Eugene Sands BR: Brincando com a morte
1998 The X-Files: Fight the Future FBI Special Agent Fox Mulder BR: Arquivo X: O filme
Saturday Night Live Convidado Episódio 446, 9 de maio de 1998
2000 Return to Me Bob Rueland BR: Feitiço do Coração
2001 Evolução Dr. Ira Kane
Zoolander J.P. Prewitt
2002 Full Frontal Bill/Gus
2003 Sex and the City Jeremy Série TV séries (episódio: "Boy, Interrupted")
2004 Connie and Carla Jeff BR: As rainhas da noite
House of D Tom Warshaw Diretor (Realizador) e Roteirista(argumentista)

BR: Reflexos da Amizade

2005 Trust the Man Tom BR:Totalmente Apaixonados
2006 Pedigree Petfoods Voz "We're for dogs" ad campaign
Queer Duck: the Movie Tiny Jesus BR: Queer Duck: O filme
The TV Set Mike Klein
2007 Things We Lost in the Fire Brian Burke BR: Coisas que perdemos pelo caminho
The Secret (AKA Si j'étais toi) Dr. Benjamin Marris BR: O segredo
Californication Hank Moody Série TV (2007 - 2014)
2008 The X-Files: I Want to Believe Fox Mulder Terminado em 11 de março de 2008. Lançado em 25 de junho de 2008[13]
2010 The Joneses Steve BR: Amor por contrato
2012 Goats
2017 Twin Peaks: The Return Denise Bryson Série TV (episódio: "Part 4")
2023 You People Arnold Cohen Original Netflix

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • 2015 - Hell or Highwater;
  • 2018 - Every Third Thought.

Referências

  1. «The best of Hank Moody quotes clips» (em inglês). Cuzoogle.com. Consultado em 18 de maio de 2010 
  2. «ssdi.rootsweb.ancestry.com». SSDI. Consultado em 18 de maio de 2010 
  3. a b Hecker, Don R. (2 de setembro de 2003). «Amram Ducovny, 75, Late-Blossoming Novelist». The New York Times (em inglês). Nytimes.com. Consultado em 18 de maio de 2010 
  4. a b c d e declaração e entrevista em Inside the Actors Studio
  5. «Biografia de David Duchovny (1960-)» (em inglês). Filmreference.com. Consultado em 18 de maio de 2010 
  6. «A Man and His 'X» (em inglês). David Duchovny DuchovnyNet. Consultado em 18 de maio de 2010. Arquivado do original em 28 de abril de 2013 
  7. «Cult Times 1997». David Duchovny DuchovnyNet. Consultado em 18 de maio de 2010. Arquivado do original em 24 de janeiro de 2008 
  8. The Dutchman (O anuario de Collegiate School), 1975, p. 43 (9th grade photos)
  9. Duchovny, David William. «The Schizophrenic Critique of Pure Reason in Beckett's Early Novels». 1982 (em inglês). Libweb5.princeton.edu 
  10. «David Duchovny». Revista People (em inglês). People.com. 6 de maio de 1996 |publicado=People|acessodata=18 de maio de 2010}}
  11. «Duchovny enters rehab for sex addiction». MSNBC. 28 de agosto de 2008 
  12. «Hollywood Foreign Press Association 2008 Golden Globe Awards For The Year Ended 31 de dezembro de 2007» (em inglês). HFPA. 2007. Consultado em 13 de dezembro de 2007 
  13. Glen Schaefer (12 de março de 2008). «Filming of the X-Files sequel wraps» (em inglês). Vancouver Province. Consultado em 12 de março de 2008. Arquivado do original em 23 de agosto de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Imagens e media no Commons