David Tennant

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
David Tennant
Tennant em 2018.
Nascimento 18 de abril de 1971 (49 anos)
Bathgate, West Lothian, Escócia
Nacionalidade britânico
Ocupação Ator
Atividade 1987–presente
Cônjuge Georgia Moffett (c. 2011)
Filho(s) 5
Emmys
Daytime Emmy Awards - Melhor Performance em Programa de Animação
  • 2013 - Star Wars: The Clones Wars

David Tennant (nascido David John McDonald, Bathgate, 18 de abril de 1971) é um ator escocês. Tennant é conhecido principalmente por ter interpretado o Bartolomeu Crouch Jr. na saga Harry Potter e o Décimo Doutor na série de ficção científica britânica Doctor Who, pelo papel do antagonista Kilgrave (alter ego de Kevin Thompson) na série da Netflix Jessica Jones, e atualmente por estar interpretando Crowley em Good Omens.

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Tennant nasceu em Bathgate, West Lothian a 18 de abril de 1971. Cresceu em Ralston, Renfrewshire, onde o seu pai, Alexander McDonald (Moderador/Reverendo Alexander "Sandy" McDonald) era o ministro da religião da Igreja da Escócia (e moderador da Assembleia Geral da Igreja da Escócia, em 1997). Tennant frequentou a primária de Ralston e a Paisley Grammar School, onde desfrutou de uma boa relação com a professora de inglês Moira Robertson, que foi a primeira pessoa a reparar no seu talento. Frequentou também Royal Scottish Academy of Music and Drama, onde ficou amigo de Louise Delamere.

Aos três anos, Tennant disse aos seus pais que queria ser ator porque era fã da série "Doctor Who".[1]

Apesar de ter sido uma inspiração para qualquer criança nos anos 70, Tennant afirma que estava decidido a atingir o seu objetivo. Adotou assim o nome artístico "Tennant" — inspirado por Neil Tennant, dos Pet Shop Boys[2] — porque já existia outro David McDonald nos livros da British Actor' Equity Association. A sua segunda escolha para o seu nome de palco foi David Brandon, e a terceira Chris McDonald.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Início[editar | editar código-fonte]

Tennant na San Diego Comic-Con em 2009.

O primeiro papel profissional de David Tennant foi em The Resistible Rise of Arturo Ui, com Ashley Jensen, uma das poucas peças que ele representou como parte da agitprop 7:84|7:84 Theatre Company. Tennant fez também uma aparição na televisão, como uma barmain transgênero, em Rab C Nesbitt.

Tennant conheceu a atriz e escritora cômica Arabella Weir durante a rodagem de Takin' Over The Asylum, onde apareciam os dois. Quando ele se mudou para Londres, pouco tempo depois de terem se conhecido, tornou-se padrinho do filho mais novo de Weir. Tennant tem trabalhado frequentemente com Weir em várias produções, como convidado no seu programa de televisão Posh Nosh, no Doctor Who (rádio drama/audio drama) Exile e nas palestras de West Wing Ultimate Quiz no More4.

David Tennant desenvolveu a sua carreira no teatro britânico, atuando frequentemente com a Royal Shakespeare Company, especializando-se em papéis cômicos, como é o caso de Touchstone, em As You Like It, Antipholus of Syracuse em The Comedy of Errors (um papel que fez em 1998 Arkangel Complete Shakespeare produção da peça), e Captain Jack Absolute em The Rivals. No entanto representou também papéis dramáticos, como é o caso de Romeo em Romeo and Juliet. Tennant aparece também como Mercúrio, em Romeo and Juliet, e como Launcelot Gobbo em The Merchant of Venice, em ambas as peças com o seu sotaque natural. Em 2007 foi anunciado que Tennant voltaria à Companhia no papel de Hamlet e Berowne.

Em 1995, Tennant interpetou o papel de Nicholas Beckett em What the Butler Saw, na Royal National Theatre, em Londres. O papel obrigava com que David Tennant aparecesse nu em palco, usando apenas um chapéu de polícia.

Durante o Natal de 2002, Tennant entrou também em vários anúncios de televisão para Boots the Chemists..

Ele também participou em vários dramas de alto nível para a BBC, incluindo Takin' Over the Asylum (1994), He Knew He Was Right (2004), Blackpool (2004), Casanova (2005) e The Quatermass Experiment (2005).

Tennant também apareceu no filme Bright Young Things, de Stephen Fry, e interpretou Bartô Crouch Jr. em Harry Potter e o Cálice de Fogo.

Um dos seus maiores papéis de início de carreira foi em Jude (1996), no qual partilhou a cena com o seu antecessor em "Doctor Who", Christopher Eccleston, representando um bêbado que desafia Jude (Eccleston) a provar o seu intelecto.

Tennant foi considerado um possível candidato para o papel do Nono Doutor em 2004, apesar do papel ter ido para Christopher Eccleston. Com o anúncio, a 31 de março de 2005, de que Eccleston não iria voltar para a 2ª temporada da série, a BBC confirmou que Tennant iria ser o seu sucessor, a partir de 16 de abril de 2005.

Tennant fez a sua primeira aparição como o Décimo Doutor na cena de regeneração no episódio "The Parting of the Ways" (2005). Apareceu também no especial "Doctor Who: Children in Need", a 18 de novembro de 2005.

Tennant começou as filmagens das novas séries do "Doctor Who" no final de julho de 2005. Este expressou o entusiasmo que sentia por realizar o seu sonho de criança. Numa entrevista disse a um jornalista "Quem é que não queria ser O Doutor? Eu até tenho a minha própria TARDIS!"

Em 2006, os leitores da Doctor Who Magazine, votaram em David Tennant como o "Melhor Doutor", destronando o sempre favorito Tom Baker, que havia interpretado o Quarto Doutor.

Em 2007, o Doutor de Tennant foi votado como a "personagem mais fixo" da televisão britânica pela Radio Times. David Tennant também participou como o Décimo Doutor no episódio "The Wedding of Sarah Jane Smith", da série The Sarah Jane Adventures, spin-off de Doctor Who.

Em 2013, Tennant volta a estrelar como Doutor no episódio especial de 50 anos do show (The Day of the Doctor) ao lado de Billie Piper como O Momento, John Hurt como o Doutor da Guerra, Jenna Coleman como Clara Oswald e Matt Smith como o Décimo Primeiro Doutor

Em 2011, atuou em Fright Night no papel de Peter Vincent, anteriormente vivido por Roddy McDowall.

Em 2015, David foi escalado para viver o novo vilão de uma das séries da Marvel em parceria com a Netflix, Jessica Jones, onde viveu Zebediah Killgrave, o Homem-Púrpura, que teve um relacionamento abusivo e manipulador com a personagem-título.[3]

Desde 2017, Tennant dubla Tio Patinhas em DuckTales.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Título Título em português Papel Notas
1998 L.A. Without a Map BRA: Absolutamente Los Angeles Richard
1999 The Last September Gerald Colthurst
2005 Harry Potter and the Goblet of Fire BRA/POR: Harry Potter e o Cálice de Fogo Bartolomeu Crouch Jr.
2006 Slipp Jimmy fri Hamish Voz (dublagem inglesa)
2009 St Trinian's 2: The Legend of Fritton's Gold BRA: Escola para Garotas Bonitas e Piradas 2

POR: Giras e Passadas 2 - A Lenda do Tesouro de Fritton

Pomfrey
2010 How to Train Your Dragon BRA: Como Treinar Seu Dragão

POR: Como Treinares o Teu Dragão

Spitelout Voz
2011 Fright Night BRA: A Hora do Espanto Peter Vincent
2012 The Pirates! In an Adventure with Scientists BRA:Piratas Pirados! Charles Darwin Voz
2014 Postman Pat: The Movie BRA: Carteiro Paulo: O Filme

POR: Carteiro Paulo - O Filme,

Wilf Voz
What We Did on Our Holiday BRA: O que nós Fizemos no Nosso Feriado

POR: O Nosso Último Verão na Escócia

Doug McLeod
2015 Reds and Grays Robbie Voz [4]
2016 Fireman Sam: Alien Alert Buck Douglas (voice) [5]
2017 Mad to Be Normal R. D. Laing [6]
Ferdinand BRA: O Touro Ferdinando Angus Voz[7]
You, Me and Him John [8]
2018 Bad Samaritan Cale Erendreich [9]
Mary Queen of Scots BRA: Duas Rainhas John Knox [10]
2019 How to Train Your Dragon: The Hidden World BRA: Como Treinar Seu Dragão 3 Spitelout / Ivar the Witless Voz

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
2005 - 2010 Doctor Who Décimo Doutor
2008 Einstein and Eddington Arthur Eddington Telefilme
2009 The Sarah Jane Adventures Décimo Doutor Episódio: "The Wedding of Sarah Jane Smith"
Hamlet Hamlet Telefilme
2010 Single Father Dave
2013 Doctor Who Doutor Episódio: "The Day of the Doctor"
2013-2017 Broadchurch Alec Hardy
2015 Jessica Jones Killgrave
2016 Family Guy Doutor Episódio: "Inside Family Guy"
2017 - presente DuckTales Tio Patinhas Voz
2018 Camping Walt Jodell
2019 Good Omens Crowley

Jogos eletrônicos[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Nota
2005 Attack of the Graske Doutor Episódio interativo
2014 Kinect Sports Rival Narrador Voz
2015 Just Cause 3 Ministro de Propaganda
LEGO Dimensions Doutor Arquivo de Voz
2017 Call of Duty: WWII Drostan Hynd Voz

Referências

  1. Foss, Roger (julho–agosto de 2008). «Partners in Time». What's On Stage. p. 15. Consultado em 6 de julho de 2008 
  2. Shannon, Sarah (7 de dezembro de 2005). «David Tennant: His days of blissful anonymity are numbered». The Independent 
  3. «Jessica Jones - 1ª Temporada | Crítica». Omelete. plus.google.com/115416604494251056860. Consultado em 26 de dezembro de 2015 
  4. «David Tennant to star in new Disney show Jake and the Never Land Pirates!». FunKids. Consultado em 28 February 2019  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  5. «David Tennant and Fireman Sam team up to fight aliens in new film». Independent. 5 April 2016. Consultado em 27 April 2016  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  6. Hipes, Patrick (19 September 2017). «David Tennant & Elisabeth Moss' 'Mad To Be Normal' Headed To Samuel Goldwyn Films». Deadline. Consultado em 13 January 2019  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  7. Chuba, Kirsten (15 December 2017). «'Ferdinand': Meet the Voices Behind Each Animated Character». The Hollywood Reporter. Consultado em 14 January 2019  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  8. Ide, Wendy (2 March 2018). «'You, Me And Him': Glasgow Review». ScreenDaily. Consultado em 13 January 2019  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  9. Zakarin, Jordan (30 April 2017). «David Tennant is so Good at Playing a Serial Killer, it Creeps out his Crew: Fandom Files 28». Syfy. Consultado em 14 January 2019  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  10. McNary, Dave (17 August 2017). «David Tennant, Guy Pearce Join Saoirse Ronan's 'Mary, Queen of Scots'». Variety. Consultado em 14 January 2019  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre David Tennant