Harry Potter e o Cálice de Fogo (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Harry Potter and the Goblet of Fire
Harry Potter e o Cálice de Fogo (PT/BR)
Pôster promocional do filme.
 Reino Unido
 Estados Unidos

2005 •  cor •  157 min 
Direção Mike Newell
Produção David Heyman
Roteiro Steve Kloves
Baseado em Harry Potter e o Cálice de Fogo 
de J. K. Rowling
Elenco Daniel Radcliffe
Rupert Grint
Emma Watson
Robbie Coltrane
Ralph Fiennes
Michael Gambon
Brendan Gleeson
Jason Isaacs
Gary Oldman
Alan Rickman
Maggie Smith
Timothy Spall
Robert Pattinson
Gênero Aventura
Fantasia
Música Patrick Doyle
Cinematografia Roger Pratt
Edição Mick Audsley
Companhia(s) produtora(s) Heyday Films
Distribuição Warner Bros. Pictures
Lançamento Estados Unidos 19 de novembro de 2005
Brasil 26 de novembro de 2005
Portugal 27 de novembro de 2005
Idioma Inglês
Orçamento US$ 150 milhões
Receita US$ 896.911.078[1]
Cronologia
Último
Último
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
(2004)
Harry Potter e a Ordem da Fênix
(2007)
Próximo
Próximo
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

Harry Potter and the Goblet of Fire (Harry Potter e o Cálice de Fogo no Brasil e em Portugal) é um filme britânico-americano de 2005 dirijido por Mike Newell e distribuído pela Warner Bros. Pictures. Ele é baseado no romance de mesmo nome de J. K. Rowling. O filme, que é a quarta parcela na série de filmes Harry Potter, foi escrito por Steve Kloves e produzido por David Heyman. A história segue o quarto ano de Harry Potter em Hogwarts quando ele é escolhido pelo Cálice de Fogo para competir no Torneio Tribruxo.

As estrelas de cinema Daniel Radcliffe como Harry Potter ao lado de Rupert Grint e Emma Watson como melhores amigos de Harry, Ron Weasley e Hermione Granger. É a sequela de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban e é seguido por Harry Potter and the Order of the Phoenix.

As filmagens começaram no início de 2004. As cenas de Hogwarts foram filmadas nos estúdios Leavesden Film. Cinco dias depois de seu lançamento, o filme tinha arrecadou mais de US $ 102 milhões nas bilheterias norte-americano, que é o terceiro maior registro do primeiro fim de semana para um filme de Harry Potter atrás de Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1 e Parte 2. Cálice de Fogo tem uma distribuição extremamente bem sucedida nas bilheterias, ganhando um pouco menos de $ 900.000.000 (900 milhões) em todo o mundo, o que tornou o filme de maior bilheteria de 2005 e do filme oitava maior bilheteria de todos os tempos na época. Em junho de 2015, é o 35º filme de maior bilheteria em todo o mundo eo sexto maior bilheteria filme da série Harry Potter.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Harry Potter (Daniel Radcliffe) e seus amigos, Ron Weasley (Rupert Grint) e Hermione Granger (Emma Watson), acompanham o pai de Ron, Arthur Weasley (Mark Williams) e seus irmãos Gina (Bonnie Wright), Fred (James Phelps) e Jorge (Oliver Phelps), à Copa Mundial de Quadribol, onde Harry conhece Cedrico Diggory (Robert Pattinson), um popular aluno da Lufa Lufa.

Entretanto, logo após o primeiro jogo, o lugar é atacado por Comensais da Morte, os antigos servos de Voldemort, que destroem o acampamento. Harry é nocauteado durante a fuga e, antes de ser encontrado por Ron e Hermione, ele ouve alguém invocar o símbolo de Voldemort, projetando a Marca Negra no céu.

Pouco depois, em Hogwarts, Harry e seus amigos são informados por Alvo Dumbledore (Michael Gambon) que Hogwarts foi escolhida como a sede da maior competição mágica que existe, o Torneio Tribruxo. Duas outras escolas, Beauxbatons e Durmstrang, irão competir.

Três alunos serão escolhidos pelo Cálice de Fogo para representar suas respectivas escolas. Por determinação do Ministério da Magia, apenas alunos com 17 anos ou mais poderem participar, mas Harry é escolhido para representar Hogwarts, junto com Cedrico, o que leva muitos alunos a invejarem e desgostarem de Harry, incluindo Rony, Fléur Delacour (Clémence Poésy) representa Beauxbatons e Vítor Krum (Stanislav Ianevski) representa Durmstrang.

Como parte da tradição do Torneiro Tribruxo, Hogwarts também terá um Baile de Inverno. Harry tenta convidar a menina por quem é interessado, Cho Chang (Katie Leung), mas ela já havia aceitado ir com Cedrico. Paralelamente, Ron fica com ciúme do namoro entre Hermione e Krum. Harry também forja uma amizade com o novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, o ex-auror Alastor "Olho-Tonto" Moody (Brendan Gleeson).

Na primeira prova do Torneio Tribruxo, Harry precisa recuperar um ovo dourado que está sendo guardado por um feroz dragão, o Rabo-Córneo Húngaro. Ele consegue, mas o dragão escapa e persegue Harry pelos céus de Hogwarts; entretanto, é eventualmente derrotado pelo menino.

Na segunda prova, Harry precisa mergulhar no fundo do Lago Negro e resgatar Ron, que havia sido colocado sob a guarda de ferozes monstros aquáticos. Ele consegue com a ajuda de Neville Longbottom (Matthew Lewis), que lhe dá uma planta de nome guelricho, que lhe faz mutações instantâneas e permite que ele respire debaixo d'água.

Na terceira prova, Harry precisa encontrar a Taça Tribuxo, que está escondida dentro de um labirinto encantado que tem vida própria. Porém, ele é surpreendido quando Krum, sob o controle da maldição imperdoável Imperius, sabota Fleur e tenta sabotá-lo também, mas é salvo por Cedrico.

Uma densa névoa bloqueia todos os sinais pedindo ajuda dos jovens, que decidem reclamar a Taça ao mesmo tempo. Porém, eles são surpreendidos ao descobrir que ela é uma Chave de Portal que os teletransporta para o cemitério onde jaz a família dos Riddle, onde Cedrico é assassinado e Harry é capturado por Pedro Pettigrew (Timothy Spall).

Usando o sangue de Harry, os ossos de Riddle e a sua própria carne, Pettigrew cria um novo corpo para Voldemort (Ralph Fiennes), que renasce. Ele então tenta destruir Harry aos olhos de vários Comensais da Morte, mas falha graças à intervenção dos fantasmas dos pais de Harry, que o ajudam a retornar à Hogwarts com o corpo de Cedrico.

Enquanto a escola entra em polvorosa com a morte do jovem, Harry é capturado por Moody, que revela-se como sendo Bartolomeu Crouch Jr. (David Tennant) disfarçado de Moody com a ajuda da Poção Polissuco. Porém, Harry é salvo por Dumbledore e Severo Snape (Alan Rickman).

Crouch Jr. é preso e os laços de amizade entre os alunos das três escolas é fortalecido, mas agora, a ameaça de Voldemort paira sobre a escola.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem Brasil Dublador Brasileiro[2] Portugal Dobrador Português
Daniel Radcliffe Harry Potter Caio César Peter Michael
Rupert Grint Ron Weasley Charles Emmanuel Romeu Vala
Emma Watson Hermione Granger Luisa Palomanes Mafalda Luís de Castro
Michael Gambon Albus Dumbledore Lauro Fabiano Alfredo Brito
Maggie Smith Minerva McGonagall Lina Rossana Ermelinda Duarte
Robbie Coltrane Rubeus Hagrid José Santa Cruz António Marques
Alan Rickman Severus Snape Allan Lima João Craveiro
Brendan Gleeson Alastor Moody Renato Rosemberg Luís Mascarenhas
Bonnie Wright Ginny Weasley Indiane Cristine Maria Barbosa
James Phelps Fred Weasley Manolo Rey
Oliver Phelps George Weasley Manolo Rey
Matthew Lewis Neville Longbottom Thiago Farias
Tom Felton Draco Malfoy João Capelli Gustavo Gaspar
Robert Pattinson Cedric Diggory Peterson Adriano Carlos Macedo
Clémence Poésy Fleur Delacour Fabiola Martins
Stanislav Ianevski Victor Krum Guto Nejaim
Devon Murray Seamus Finnigan Marcus Júnior Bernardo Costa
Alfie Enoch Dean Thomas Renan Freitas Francisco Barbosa
Shefali Chowdhury Parvati Patil
Afshan Azad Padma Patil
Katie Leung Cho Chang Lina Mendes
Frances de la Tour Olympe Maxime Nádia Carvalho
Predrag Bjelac Igor Karkaroff Eduardo Borgueth
David Bradley Argus Filch Waldir Fiori Carlos Vieira de Almeida
Warwick Davis Filius Flitwick Pietro Mário Carlos Freixo
Ralph Fiennes Lord Voldemort Luiz Carlos Persy
Jason Isaacs Lucius Malfoy Hélio Ribeiro Sérgio Silva
David Tennant Bartolomeu Crouch Jr. Alexandre Moreno Vítor Emanuel
Mark Williams Arthur Weasley Márcio Simões Fernando Luís
Miranda Richardson Rita Skeeter Isis Koschdoski
Angelica Mandy Gabrielle Delacour
Gary Oldman Sirius Black Élcio Romar José Jorge Duarte
Roger Lloyd-Pack Bartolomeu Crouch José Raposo
Robert Hardy Cornelius Fudge Miguel Rosenberg Paulo B.
Jeff Rawle Amos Diggory José Santanna
Timothy Spall Peter Pettigrew
Louis Doyle Ernest McMillan
Tiana Benjamin Angelina Johnson
Joshua Herdman Gregory Goyle
Jamie Waylett Vincent Crabbe Carlos Macedo
Henry Lloyd-Hughes Roger Davies
Charlotte Skeoch Ana Abott
Shirley Henderson Murta Queixosa
Adrian Rawlins James Potter Pádua Moreira Heitor Lourenço
Geraldine Somerville Lilian Potter Cláudia Cadima
Eric Sykes Frank Bryce

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Cálice de Fogo foi o primeiro filme sem John Williams na trilha sonora, por problemas de calendário (o "tema de Hedwig" composto por Williams para o primeiro filme ainda aparece). Patrick Doyle o substituiu.

Três faixas da trilha são tocadas pela banda "As Esquisitonas" (Weird Sisters), que aparece na cena do Baile de Inverno. Porém por problemas seguindo um processo da banda Wyrd Sisters, o grupo não é nomeado na produção. A banda consiste em Jarvis Cocker (vocais, também compositor das faixas) e Steve Mackey (baixo) da banda Pulp; Jonny Greenwood (guitarra) e Phil Selway (bateria) do Radiohead; Jason Buckle do All Seeing I (guitarra base, co-autor de "Do the Hippogriff"); e Steven Claydon (teclados e gaita de foles) de Add N to (X). A banda Franz Ferdinand inicialmente tinha sido convidada por seus integrantes serem fãs da série.

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

O faturamento total na América do Norte foi de $290 milhões (o terceiro maior do ano, atrás de Star Wars Episode III: Revenge of the Sith e The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe), e mundialmente, US$895 milhões, a maior bilheteria de 2005 e a então oitava maior bilheteria da história (atualmente, ocupa o 35º lugar).[1]

No Brasil, o filme levou mais de 1.1 milhão de espectadores no primeiro de fim de semana,[3] terminou 2005 como a quarta maior bilheteria do ano (atrás de 2 Filhos de Francisco, Madagascar e The Incredibles) com 4.2 milhões de espectadores[4] e depois se tornou a segunda maior de 2005 com mais de 4.5 milhões.[5] Em Portugal, foi a segunda maior bilheteria do ano (atrás de Madagascar) com 527.176 espectadores.[6]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

  • O filme foi indicado para o Oscar de Melhor Direção de Arte, e ganhou o prêmio BAFTA de Melhor Desenho de Produção. Cálice de Fogo foi o segundo filme de Harry Potter a ser lançado em IMAX. O filme é uma das partes de melhor avaliação dentro da série, sendo elogiado pelo maior nível de maturidade e sofisticação de seus personagens, enredo, história e performances dos atores principais.

Diferenças com o livro[editar | editar código-fonte]

Como o Cálice de Fogo tem quase o dobro de espessura do Prisioneiro de Azkaban, os escritores e produtores reduziram certas cenas e conceitos para fazer a transição de página para a tela. O diretor Mike Newell descreveu o problema como uma "compressão de um livro enorme para o compasso de um filme".  Isso foi possível por "colocar de lado" todos os componentes da novela que não se relacionam diretamente com Harry e sua jornada

O Cálice de Fogo é a primeira adaptação para o cinema a não para começar na Rua dos Alfeneiros; após a sequência de abertura, Harry acorda na Toca na manhã da Copa Mundial de Quadribol.

O jogo na Copa Mundial de Quadribol foi removido por razões de tempo, deixando um salto temporal, abrupto, que alguns consideram estranho ou "apressado".

Outras cenas são encurtadas e amalgamadas para incluir apenas os detalhes da trama mais essenciais: os julgamentos dos Comensais da Morte, as três dtestemunas de Harry na Penseira são mescladas em uma seqüência; as personagens de Ludo Bagman, Winky, Narcissa Malfoy and Bertha Jorkins estão ausentes, como Dobby, que supostamente ajudou Harry a obter guelricho para a segunda tarefa.Em vez disso, a cena foi mudada para Neville Logbotom.Não há cena de trem no final, onde Rita Skeeter é revelada um animago sem registro e ilegal; Harry nunca foi visto recebendo ou rejeitando os 1.000 galeões. Todas as aparições de Sirius Black são condensadas numa conversa na lareira. A cena em que Crouch Jr. é levado de volta para Azkaban é diferente do livro, onde ele foi "morto" por um Dementador convocado por Cornélio Fudge. Também não há nenhuma conversa em que Fudge se recusa a acreditar que Voldemort retornou, criando uma inconsistência menor em relação à campanha de difamação do Fudge no próximo filme.

Lançamentos[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Brasil: 25 de novembro de 2005

Portugal: 27 de novembro de 2005

Inglaterra: 19 de novembro de 2005

Estados Unidos: 19 de novembro de 2005

DVD[editar | editar código-fonte]

Brasil: 24 de março de 2006

Portugal: 30 de março de 2006

Estados Unidos: 8 de março de 2006

Referências

  1. a b Harry Potter and the Goblet of Fire (2005) Box Office Mojo. Visitado em 2006-02-05.
  2. Elenco brasileiro
  3. [1] (PDF).
  4. [2] (PDF).
  5. [3] (PDF).
  6. [4] (PDF).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]