Ron Weasley

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ronald Weasley
Ron Weasley.jpg
Função
Hogwarts prefect (d)
-
Biografia
Nascimento
Nome nativo
Ron Weasley
Apelido
Ron
Cidadania
Residências
The Burrow (d)
Hogwarts Castle (d)
Alma mater
Atividades
Pai
Arthur Weasley (en)
Mãe
Molly Weasley (d)
Irmãos
Ginevra Molly Weasley (en)
Percy Weasley (d)
Fred Weasley (d)
Charlie Weasley (d)
Gui Weasley (en)
Jorge Weasley (d)
Cônjuge
Descendentes
Hugo Granger-Weasley (d)
Rose Granger-Weasley (d)
Outras informações
Empregador
Weasleys' Wizard Wheezes (d)
Proprietário de
Pigwidgeon (d)
Membro de
Gryffindor
Armada de Dumbledore (en)
Duelling Club (d)
Conflito
Battle of Hogwarts (d)
Cabelo
orange hair (d)
cabelo ruivo
Especialidade
Equipa
Gryffindor quidditch team (d)

Ronald Bilius Weasley é um personagem ficcional do mundo de Harry Potter, criado por J. K. Rowling.

Ron trata-se de uma das personagens principais, fazendo parte do trio de amigos composto por si, por Harry Potter e Hermione Granger, e pertencendo à família Weasley, uma antiga família de feiticeiros.

Dos três, Ron é o único que nasceu e foi criado envolvido pela comunidade mágica, sabendo das suas tradições e costumes.

A personagem surge no primeiro livro da saga, Harry Potter e a Perda Filosofal, encontrando-se com Harry a caminho de Hogwarts, uma escola de magia, onde é inserido na mesma casa que Harry e Hermione, Gryffindor.

Desenvolvimento do personagem[editar | editar código-fonte]

De acordo com Rowling, Ron estava entre os personagens criados no primeiro dia.[1] Ron é inspirado no melhor amigo de Rowling, Sean Harris (a quem Harry Potter e a Câmara Secreta é dedicado), mas ela afirmou claramente que "nunca se propôs a descrever Sean em Ron, mas Ron tem um estilo semelhante a Sean."[2] Ron está "sempre lá" quando Harry precisa dele, tal como Sean está sempre lá para ela. Ron encaixa-se em muitos dos estereótipos esperados do ajudante ; ele é frequentemente usado como alívio cômico, é leal ao herói e não tem muito do talento que Harry possui, pelo menos, no início, em termos de poder mágico. No entanto, ele prova sua bravura e habilidade mágica várias vezes, como jogando 'xadrez de bruxo real' no primeiro livro, entrando na Floresta Proibida com Harry durante o segundo livro, apesar de sua aracnofobia, produzindo um Feitiço Patrono de corpo inteiro no quinto livro e até mesmo, no sétimo livro, pegando presas de basilisco da Câmara Secreta imitando a língua das cobras sem entendê-la.

Algumas das qualidades de Ron servem como contraste com as de Harry. Enquanto Harry é um órfão com mais ouro do que precisa, Ron vem de uma família amorosa, mas pobre. Muitas de suas posses são de segunda mão . Harry é famoso, mas prefere evitar os holofotes; Ron, em comparação, muitas vezes é visto como um mero lacaio e às vezes fica com ciúmes do reconhecimento que Harry recebe. Ofuscado por seus muitos irmãos e pela fama e conquistas de seus amigos, o complexo de inferioridade de Ron e a necessidade de provar a si mesmo são os principais impulsos de seu arco de personagem. À medida que os livros avançam, ele amadurece de um menino inseguro para um jovem competente, capaz de estratégia e liderança.

  1. Fraser, Lindsay (2001). Conversations with J. K. Rowling. New York: Scholastic. ISBN 978-0-439-31455-8 
  2. "Harry Potter and Me" (BBC Christmas Special, British version), BBC, 28 December 2001