Aracnofobia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para o longa-metragem, veja Aracnofobia (filme).

Aracnofobia é o medo (ou fobia) de aracnídeos.[1]

Little Miss Muffet 2 - WW Denslow - Project Gutenberg etext 18546.jpg
A ilustração acima é uma representação da canção "Little Miss Muffet", na qual o personagem é "assustado" por uma aranha

Sinais e sintomas[editar | editar código-fonte]

É possivelmente a fobia de animais mais extensa.[carece de fontes?] As reações dos aracnofóbicos parecem frequentemente bem irracional às pessoas, e mesmo ao próprio afetado. Tentam permanecer longe de todo o local onde pensam que habitam aranhas, ou onde observaram aracnídeos. Se virem uma aranha perto de algum lugar onde vão entrar, evitam entrar nesse lugar, mesmo que a distância entre o local e onde está a aranha seja grande, ou ao menos terão antes que fazer um esforço para controlar seu medo, que pode ser caracterizado na respiração rápida, por taquicardia e por náuseas.

O medo às aranhas pode determinar o lugar onde o fóbico decide viver, ou o local a que irá nas férias, e limitar os esportes ou passatempos que deseja apreciar. Como a maioria das fobias, o aracnofóbico pode ser curado com tratamento psicológico. A forma habitual é usar os métodos que expõem gradualmente o fóbico ao animal que lhe dá medo, mas também existe um sistema de choques em que a exposição é de grande intensidade, e se realiza subitamente com um medo continuo.

Razões[editar | editar código-fonte]

Biológico[editar | editar código-fonte]

Existem hipóteses quanto a motivação de aranhas poderem despertar medo. Existe o lado biológico, em que o medo das aranhas seria uma vantagem evolutiva para a sobrevivência e, consequentemente, a perpetuação da espécie.[2]

Cultural[editar | editar código-fonte]

Uma alternativa da explicação é cultural. O medo existe sobretudo na mente ocidental. O pesquisador Geoffrey Isbister afirma sobre o assunto: "muitas culturas reverenciam aranhas ou veem-nas como símbolos de boa sorte".

Isbister ainda diz que o motivo para a fobia pode se encontrar em raízes históricas, como a história do Tarantismo, doença surgida na cidade de Taranto (Itália) que teria ameaçado a Europa entre os séculos XV e XVII. Como explica Aline Gatto Boueri:

Aranhas da espécie Lycosa tarantula foram acusadas de causar esse mal cujos sintomas eram suor, tremor, insônia, dor, rigidez corporal e fraqueza. Curiosamente, acreditava-se que, para curar-se, o doente deveria dançar freneticamente durante quatro dias. Enquanto em alguns lugares a doença acabou associada à loucura por conta disso, em outros se tornou um pretexto para orgias ou festivais de dança, o que deu origem à famosa tarantela.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Por que as pessoas sentem medo de aranhas?». Mega Curioso. 19 de agosto de 2014. Consultado em 11 de fevereiro de 2017 
  2. «Por que temos medo de aranha?». HypeScience. Consultado em 11 de fevereiro de 2017