Karen Gillan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Karen Gillan
Karen na San Diego Comic-Con de 2016.
Nome completo Karen Sheila Gillan
Apelido(s) Kaz
Nascimento 28 de novembro de 1987 (31 anos)
Inverness, Highland, Escócia, Reino Unido
Nacionalidade britânica
Ocupação Atriz e modelo
Atividade 2005-presente

Karen Sheila Gillan (Inverness, 28 de novembro de 1987) é uma atriz e modelo escocesa, mais conhecida por ter interpretado Amy Pond na série britânica de ficção científica Doctor Who, Nebulosa no Universo Cinematográfico Marvel, e Ruby Roundhouse em Jumanji: Welcome to the Jungle.

Início da vida[editar | editar código-fonte]

Gillan nasceu e cresceu em Inverness , filha de Marie e Raymond Gillan [1]. Quando ela completou 16 anos, Gillan se mudou para Edimburgo e concluiu um curso de Atuação e Desempenho da HNC no Telford College. Ela se mudou para Londres aos 18 anos para estudar na Italia Conti Academy of Theatre Arts escola de teatro.

Enquanto estudava na Italia Conti, Gillan foi observado por uma agência de modelos [2]. Antes de sua carreira de atriz, ela trabalhou como modelo, estreando na London Fashion Week em 2007. Gillan disse que não desistiria de sua carreira de atriz para voltar à modelagem, afirmando que enquanto ela gostava de modelar, a atuação sempre foi seu principal interesse e objetivo.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Gillan em Doctor Who co-estrelando com Matt Smith.

A carreira de atriz de televisão de Gillan incluiu participações especiais em vários programas de televisão, com seu primeiro papel em um episódio do drama criminal ITV Rebus, um papel pelo qual ela teve que abandonar a escola [3][4].Gillan, em seguida, assumiu uma temporada de dois anos como membro do elenco da série de comédia The Kevin Bishop Show, na qual ela interpretou vários personagens, incluindo celebridades como Katy Perry e Angelina Jolie. Gillan também apareceu na TV em um papel de liderança em um projeto de terror intitulado The Well, que foi transmitido como uma série de curtas-metragens episódicos na BBC Two.e mais tarde como uma série na web em BBC.co.uk. Parte da programação multimídia "switch" da BBC, os curtos episódios se interconectam com os jogos online que exploram ainda mais os ambientes apresentados na série [5].Em 2008, ela estrelou o filme de televisão do Channel 4,Stacked.

Gillan passou a interpretar Amy Pond, companheira do Décimo Primeiro Doutor (interpretado por Matt Smith), na série de ficção científica britânica Doctor Who. Antes de interpretar o papel principal em maio de 2009, ela já apareceu em Doctor Who no episódio da série 4 "The Fires of Pompeii" no papel de adivinho. Ela fez sua primeira aparição na tela como Amy em "A décima primeira hora", com sua prima Caitlin Blackwood, representando uma versão mais jovem do mesmo personagem [6].Em 2010, ela venceu na categoria Entretenimento no Young Scot Awards. Ela apareceu na sexta série em 2011 e nos cinco primeiros episódios da sétima série em 2012, [7] após os quais sua personagem e Rory Williams (interpretada por Arthur Darvill) deixaram a série [8]. Gillan reprisou seu papel no especial de Natal de 2013 "O tempo do médico", para coincidir com a saída de Smith como médico.

Gillan foi escalada para a terceira temporada de A Touch of Cloth, que foi co-criada por Charlie Brooker [9].

Em fevereiro de 2014, Gillan foi escalada para protagonizar Selfie, um seriado americano de câmera única da ABC produzido pela Warner Bros. Television, com iluminação verde para a temporada de televisão nos EUA de 2014 a 2015. Gillan interpretou uma socialite chamada Eliza Dooley, uma versão moderna de Eliza Doolittle, que é obcecada por mídias sociais. Esta foi a primeira vez de Gillan no papel principal de uma série de televisão americana [10].A série foi cancelada pela ABC em 7 de novembro de 2014 após sete episódios; os seis episódios restantes foram disponibilizados no Hulu a partir de 25 de novembro de 2014 [11][12].

Cinema[editar | editar código-fonte]

Karen Gillan na Phoenix Comicon em 2017.

Depois de aparecer em Outcast, foi anunciado que Gillan estrelaria uma comédia romântica indie escocesa chamada Not Another Happy Ending, ao lado de Emun Elliott em agosto de 2011[13]. Ela foi selecionada pelo diretor John McKay porque ele a conheceu durante o filme. a produção de Let's Take Manhattan ,que ele também dirigiu, como "uma pessoa muito borbulhante, vibrante, enérgica, engraçada e levemente desajeitada", que era perfeita para o personagem[14]. As filmagens ocorreram em julho de 2012, embora Elliott tenha sido substituído por Stanley Weber [15].Gillan disse a jornalistas que estava feliz por estar envolvida em uma produção escocesa que "não se refere ao uso de drogas ou à luta contra os ingleses"[16]. O filme estreou no Festival Internacional de Cinema de Edimburgo em junho de 2013[17]. Em 2012, Gillan apareceu no filme de televisão We Take Manhattan, no papel da supermodelo Jean Shrimpton, que contou ao história do relacionamento de Shrimpton com o fotógrafo David Bailey [18].

Gillan estrelou o papel principal no filme de terror sobrenatural Oculus, que foi filmado no Alabama e lançado em abril de 2014 [19].

Em maio de 2013, Gillan foi escalada como Nebulosa no filme de ficção científica da Marvel, Guardiões da Galáxia, lançado em agosto de 2014 [20]. Gillan estava com a cabeça raspada para o papel, que a Marvel transformou na peruca que Gillan usava. durante a produção de Selfie [21].

Em maio de 2014, Gillan foi escalada para o filme ocidental In a Valley of Violence, dirigido por Ti West, ao lado de John Travolta, Ethan Hawke e Taissa Farmiga. Gillan interpretou Ellen, a irmã mais velha do personagem de Farmiga [22].

Em 2015, Gillan apareceu no filme de drama The Big Short, dirigido por Adam McKay, ao lado de Brad Pitt, Christian Bale, Ryan Gosling, Steve Carell e Melissa Leo [23]. Ela escreveu e dirigiu seu primeiro curta-metragem, Coward, exibido no Festival de Cinema de Edimburgo de 2015, e foi indicada a vários prêmios [24]. No final do ano, ela escreveu, dirigiu e estrelou outro curta-metragem chamado Convencional. Ela venceu na categoria Melhor Iniciante Feminina no 20º Empire Empire para Guardiões da Galáxia e Oculus [25].

Karen Gillan em 2019.

Em 2 de novembro de 2016, foi anunciado que Gillan iria escrever, dirigir e estrelar sua estréia no cinema com a produtora de desenvolvimento e produção Mt. Burbank. O projeto de drama indie da Hollywood Films intitulado Tupperware Party. Situada em sua cidade natal, Inverness, nas Terras Altas da Escócia, as filmagens começaram em janeiro de 2017 e terminaram no mês seguinte[26]. O título do filme foi posteriormente alterado para The Party's Just Beginning. O filme foi nomeado para Melhor Longa-Metragem no British Academy Scotland Awards [27].

Em 2017, Gillan reprisou seu papel como Nebulosa em Guardiões da Galáxia Vol. 2, dessa vez se tornando um membro da equipe homônima do filme, e co-estrelando The Circle, ao lado de Emma Watson, Tom Hanks e John Boyega [28].O último filme, lançado em abril, foi dirigido e escrito por James Ponsoldt e foi baseado no romance de Dave Eggers. Também naquele ano, Gillan desempenhou o papel feminino principal em Jumanji: Welcome to the Jungle, a terceira parte da franquia Jumanji, estrelando ao lado de Dwayne Johnson, Kevin Hart, Jack Black e Nick Jonas [29]. Ela reprisou seu papel como Nebulosa em Avengers: Infinity War (2018) e Avengers: Endgame (2019), que foram filmados lado a lado. As filmagens dos dois filmes começaram em janeiro de 2017 no Pinewood Atlanta Studios em Fayette County, na Geórgia e terminaram em janeiro de 2018.

Em 2019, ela participou de All Creatures Here Below, Stuber, Spies in Disguise e Jumanji: The Next Level. Em 2020, ela deve aparecer em Call of the Wild e estrelará Gunpowder Milkshake ao lado de Lena Headey, Angela Bassett, Carla Gugino, Michelle Yeoh e Paul Giamatti [30].

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Durante uma entrevista de 2012 no The Late Late Show, ela afirmou que havia se mudado para os EUA para estrelar o filme Oculus.

Ela afirmou que, embora sua família seja católica, ela não foi batizada e não é religiosa, concordando com a afirmação de que "somos apenas pontos minúsculos no vasto vazio cósmico do universo"[31].

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filmes
Ano Título Personagem
2008 Stacked (curta metragem) Ginny Turner
Pelo Prazer de Matar Garota na estação de ônibus
2010 Outcast Ally
2012 Vamos Conquistar Manhattan Jean Shrimpton
2013 Não é Mais um Final Feliz Jane Lockheart
2014 O Espelho Kaylie Russell
Bound For Greatness Maeve MacDonough
Guardiões da Galáxia Nebulosa
2015 Etiquetas de Aviso (curta metragem) Mindy
Convencional (curta metragem) Rachel Milligan
2016 No Vale da Violência Ellen
O Círculo Annie
2017 Guardiões da Galáxia Vol. 2 Nebulosa
Jumanji: Bem-Vindo à Selva Ruby Roundhouse
2018 Vingadores: Guerra Infinita Nebulosa
Alex e a Lista Lilly
The Party's Just Beginning Liusaidh
All Creatures Here Below Ruby
2019 Vingadores: Ultimato Nebulosa
Jumanji: Próxima Fase Ruby Roundhouse
Stuber Sarah Morris
Um Espião Animal (animação) Eyes
Televisão
Ano Título Personagem Notas
2006 Rebus Terry Cotter[32][33]
2007-2009 The Kevin Bishop Show Vários Personagens
2008 Coming Up Anna
Doctor Who Soothsayer 1 episódio
Harley Street Holly[32]
2010 The Well Coll
2010-2013 Doctor Who Amy Pond
2010 Doctor Who Prom Ela mesma
2010-2011 Doctor Who Confidential
2012 In Love With Coward Laura
2013 NTSF:SD:SUV Daisy
A Touch of Cloth Kerry Newblood 3ª temporada
2014 Selfie Eliza Dooley[34] Inspirado em My Fair Lady
2015 Robot Chicken Anastasia Steele 1 episódio (Voz)

Teatro[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem Local
2011 Inadmissible Evidence Shirley Donmar Warehouse
2013 Time to Act Broadway

Video Games[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel
2010 Doctor Who: The Adventure Games : City of the Daleks Amy Pond (voz e aparência)
Doctor Who: The Adventure Games : Blood of the Cybermen
Doctor Who: The Adventure Games : TARDIS
Doctor Who: The Adventure Games : Shadows of the Vashta Nerada
Doctor Who: Evacuation Earth
Doctor Who: Return to Earth
Doctor Who: The Mazes of Time

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Nominação Resultado
2010 TV Quick Award[35] Melhor atriz Doctor Who Indicado
Cosmopolitan 'Woman of the year' Awards Venceu
2011 SFX Awards[35] Venceu
TV Choice Awards[36] Venceu
Scream Awards Melhor atriz de ficção Indicado
2012 National Television Awards[35] Melhor atuação de drama: Feminino Venceu
Scottish Fashion Awards[37] Ícone da moda na Escócia Ela mesma Venceu

Referências

  1. «PressReader.com - Réplicas de Jornais de Todo o Mundo». www.pressreader.com. Consultado em 13 de outubro de 2019 
  2. «Karen Gillan on her role as Doctor Who's sexy sidekick - TV - Celebs + TV - People.co.uk». web.archive.org. 16 de agosto de 2012. Consultado em 13 de outubro de 2019 
  3. Bhattacharya, Sanjiv (30 de setembro de 2014). «Karen Gillan: 'The American dating scene terrified me'» (em inglês). ISSN 0307-1235 
  4. Wilson, Sophie (16 de abril de 2011). «Doctor Who's Karen Gillan: 'I want to be like Robin Williams'» (em inglês). ISSN 0307-1235 
  5. «BBC - Switch - The Well: Melvin Burgess' new interactive Horror». www.bbc.co.uk (em inglês). Consultado em 14 de outubro de 2019 
  6. «Karen Gillan bags relative role | TV | Entertainment». web.archive.org. 6 de novembro de 2014. Consultado em 14 de outubro de 2019 
  7. «'Doctor Who' star Karen Gillan set for Season 7: 'I am going to come back!' - From Inside the Box - Zap2it». web.archive.org. 30 de julho de 2011. Consultado em 14 de outubro de 2019 
  8. Sperling, Daniel (15 de dezembro de 2011). «Gillan, Darvill to leave 'Doctor Who'». Digital Spy (em inglês). Consultado em 14 de outubro de 2019 
  9. Wightman, Catriona; Jeffery, Morgan (14 de agosto de 2012). «Karen Gillan joins 'A Touch of Cloth'». Digital Spy (em inglês). Consultado em 14 de outubro de 2019 
  10. Wicks, Kevin. «'Doctor Who' Star Karen Gillan Scores Lead in ABC Sitcom Pilot, 'Selfie'». BBC America (em inglês). Consultado em 14 de outubro de 2019 
  11. Andreeva, Nellie; Andreeva, Nellie (7 de novembro de 2014). «'Selfie' Cancelled By ABC». Deadline (em inglês). Consultado em 14 de outubro de 2019 
  12. Mitovich, Matt Webb; Mitovich, Matt Webb (25 de novembro de 2014). «Unaired Selfie Episodes Head to Hulu». TVLine (em inglês). Consultado em 14 de outubro de 2019 
  13. Cooper2011-08-01T09:59:00+01:00, Contributing Editor Sarah. «Karen Gillan, Emun Elliott to star in Not Another Happy Ending». Screen (em inglês). Consultado em 14 de outubro de 2019 
  14. «John McKay Talks "Not Another Happy Ending" - zConnection». zcint.co.uk. Consultado em 14 de outubro de 2019 
  15. «"Not Another Happy Ending" Casts Stanley Weber - zConnection». zcint.co.uk. Consultado em 14 de outubro de 2019 
  16. «Karen Gillan And Arthur Darvill: What's Next? - zConnection». zcint.co.uk. Consultado em 14 de outubro de 2019 
  17. «Karen Gillan Rom-Com Will Close Edinburgh Film Festival - zConnection». zcint.co.uk. Consultado em 14 de outubro de 2019 
  18. «BBC Four - We'll Take Manhattan, Bailey shoots Shrimpton». BBC (em inglês). Consultado em 14 de outubro de 2019 
  19. «ATTACHMENT – Casting: Karen Gillan to star in "Oculus" - ItsontheGrid». archive.is. 26 de janeiro de 2013. Consultado em 14 de outubro de 2019 
  20. «Report: Guardians of the Galaxy villains revealed». web.archive.org. 18 de julho de 2013. Consultado em 14 de outubro de 2019 
  21. Gonzalez, Sandra. «Marvel Made Karen Gillan a Wig of Her Own Hair That She'll Wear on 'Selfie'». Mashable (em inglês). Consultado em 14 de outubro de 2019 
  22. Yamato, Jen; Yamato, Jen (23 de maio de 2014). «'Doctor Who's Karen Gillan Joins Ti West's 'In A Valley Of Violence'». Deadline (em inglês). Consultado em 14 de outubro de 2019 
  23. Palace, Steve (9 de maio de 2015). «Karen Gillan Joins Brad Pitt's 'The Big Short'». THN (em inglês). Consultado em 14 de outubro de 2019 
  24. «Independent Filmmakers Showcase - Awards for 2015». www.ifsfilm.com. Consultado em 14 de outubro de 2019 
  25. Barraclough, Leo; Barraclough, Leo (30 de março de 2015). «'Interstellar' wins Film, Director at Empire Awards». Variety (em inglês). Consultado em 14 de outubro de 2019 
  26. McLean, Pauline (17 de janeiro de 2017). «Gillan returns to Scotland with new film» (em inglês) 
  27. Dalton2018-09-26T12:39:00+01:00, Ben. «'Calibre' leads BAFTA Scotland nominations». Screen (em inglês). Consultado em 14 de outubro de 2019 
  28. Guardians of the Galaxy Vol. 2: Zoe Saldana on Gamora, Nebula and Thanos - IGN (em inglês), consultado em 14 de outubro de 2019 
  29. Hipes, Patrick; Hipes, Patrick (30 de agosto de 2016). «Karen Gillan Game For Big Role In 'Jumanji' Alongside Dwayne Johnson & Kevin Hart». Deadline (em inglês). Consultado em 14 de outubro de 2019 
  30. Wiseman, Andreas; Wiseman, Andreas (29 de outubro de 2018). «Ben Mendelsohn, Karen Gillan, Rashida Jones, DJ Khaled and Masi Oka Join Voice Cast Of Fox Animation 'Spies In Disguise'». Deadline (em inglês). Consultado em 14 de outubro de 2019 
  31. «Karen Gillan on life, love and Doctor Who». HeraldScotland (em inglês). Consultado em 14 de outubro de 2019 
  32. a b Liz Thomas (29 de maio de 2009). «Unknown Scottish actress Karen Gillan cast as new Doctor Who Matt Smith's companion». TV&Showbiz (em inglês). Mail Online. Consultado em 13 de abril de 2010 
  33. «"Rebus" Question of Blood (2006)». The Internet Movie Database. Consultado em 13 de abril de 2010 
  34. Beaumont-Thomas, Ben (19 de fevereiro de 2014). «Karen Gillan to film US sitcom pilot Selfie». The Guardian 
  35. a b c http://www.imdb.com/name/nm2394794/awards
  36. Published Tuesday, September 13, 2011, 5:29pm EDT (13 de setembro de 2011). «TV Choice Awards 2011 - The winners - TV News». Digital Spy. Consultado em 5 de setembro de 2012 
  37. «Doctor Who's Day Roundup: Karen Gillan Named Scottish Fashion Icon of the Year». BBC America. 12 de junho de 2012. Consultado em 16 de junho de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Karen Gillan