Ewen Bremner

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ewen Bremner
Bremner em fevereiro de 2017, no Festival de Berlim.
Nascimento 23 de janeiro de 1972 (45 anos)
Edimburgo, Escócia
Nacionalidade Escócia escocês
Ocupação Ator
Atividade 1993-presente
IMDb: (inglês)

Ewen Bremner (Edimburgo, 23 de janeiro de 1972) é um ator escocês.

Bremner é filho de dois professores de arte. Seu pai chama-se Aidan. Ele frequentou a Escola Primária Davidsons Mains e a Portobello High School. Inicialmente ele queria ser uma palhaço de circo, mas foi-lhe oferecido uma oportunidade num programa de televisão pelo diretor Richard D. Brooks. Um de seus primeiros papéis foi como um estudante de Glasgow em Heavenly Pursuits (1985) de Charles Gormley. Ele também teve um papel num longa-metragem da BBC Escócia adaptado do conto "Dreaming" (1990) de William McIlvanney.

Bremner é provavelmente mais conhecido do público britânico por interpretar Spud na adaptação cinematográfica de Danny Boyle do romance Trainspotting de Irvine Welsh, e por Mullet, o bandido de rua em Snatch , de Guy Ritchie. Em Trainspotting, Bremner interpreta o infantil, amável e aparentemente crédulo Spud, e em Snatch é provavelmente mais lembrado por sua memorável cena do interrogatório com Vinnie Jones.

Na versão para o teatro de Trainspotting, em 1995, Bremner interpretou o personagem Renton, o papel desempenhado por Ewan McGregor no filme. Na América, ele é talvez mais conhecido por desempenhar papéis de apoio em grandes produções, como Pearl Harbor e Black Hawk Down, em que ele apareceu ao lado do companheiro de Trainspotting, Ewan McGregor. Em 2005, ele teve uma pequena participação na minissérie Elizabeth I como Jaime VI, rei da Escócia. Em dezembro de 2006, ele interpretou Stritzke Harold na minissérie The Lost Room do Sci Fi Channel.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]