Quarto Doutor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Quarto Doutor
Quarto Doutor (Doctor Who).jpg
O Doutor
Primeira aparição Planet of the Spiders
Última aparição Logopolis (regular)
Dimensions in Time (especial de caridade)
Interpretado por Tom Baker
Informações
Período 8 de junho de 1974 – 21 de março de 1981
de
temporadas
7
Aparições 41 histórias (172 episódios)
Acompanhantes Sarah Jane Smith
Harry Sullivan
Leela
K-9
Romana
Adric
Nyssa
Tegan Jovanka
Cronologia
Precedido por Terceiro Doutor
(Jon Pertwee)
Sucedido por Quinto Doutor
(Peter Davison)
Lista de
temporadas
12ª temporada (1974-75)
13ª temporada (1975-1976)
14ª temporada (1976-1977)
15ª temporada (1977-1978)
16ª temporada (1978-1979)
17ª temporada (1979-1980)
18ª temporada (1980-1981)

O Quarto Doutor (em inglês Fourth Doctor) foi a quarta encarnação do Doutor, o protagonista da série de ficção científica da BBC Doctor Who. Ele foi interpretado pelo ator Tom Baker e teve o maior número de temporadas na série.

Com a chegada do quarto Doutor ganhamos a encarnação que é uma das mais reconhecidas e populares do personagem fora do Reino Unido (principalmente nos EUA). Tom Baker é também aquele que, até hoje, mais interpretou o personagem. E ainda por cima, a chegada da quarta encarnação trouxe um Doutor com a personalidade mais “alien” que seus antecessores.

Uma Breve História[editar | editar código-fonte]

O quarto Doutor foi interpretado por Tom Baker de 1974 a 1981 (da décima segunda temporada até a décima oitava temporada).

As histórias iniciais do quarto Doutor, que foram ainda mais voltadas para a ficção científica, receberam a classificação de “horror gótico”. Essas histórias trouxeram um aumento do elemento “terror” e consequentemente um certo aumento da violência, que de certa forma foi ultrajante para a época. Essas histórias foram consideradas polêmicas dentro do propósito inicial da série fazendo os ingleses pedirem pelo retorno de um Doutor mais familiar. Sucumbindo a pressão, as histórias do quarto Doutor foram “suavizadas” a partir da décima terceira temporada (a segunda temporada do quarto Doutor).

Inicialmente o quarto Doutor viajou acompanhado de Sarah Jane Smith (Elisabeth Sladen) e depois também de Harry Sullivan (Ian Marter). Depois que Harry decide permanecer na Terra, o quarto Doutor e Sarah Jane continuam suas viagens, até o Doctor ser convocado a ir para Gallifrey. Como não era permitida a entrada de humanos em Gallifrey, o Doutor se viu obrigado a se separar de Sarah Jane.

Depois de ir embora de Gallifrey o Doutor conheceu Leela (Louise Jameson), uma guerreira da tribo Sevateem (uma tribo de humanos “selvagens”). Além de Leela, o Doutor ganhou a companhia do cão robô, construído pelo professor Marius (Frederick Jaeger), K-9, que certamente é um dos elementos mais reconhecidos do universo de Doctor Who.

O Doutor é novamente convocado a Gallifrey, afim de impedir uma iminente invasão no planeta dos Senhores do Tempo. É assim que Leela conhece e se apaixona por Andred, um Senhor do Tempo membro da “The Chancellery Guard” (organização responsável por manter a ordem e segurança em Gallifrey). Leela e K-9 decidem ficar no lar dos Senhores do Tempo com Andred.

Em determinados momentos de suas aventuras o quarto Doutor teve também a companhia de: Oliver Day, Romana (Mary Tamm antes da regeneração e Lalla Ward depois da regeneração) uma Time Lady (Senhora do Tempo) que se juntou ao Doutor e o auxiliou na busca pela “Key to Time” (um artefato místico e poderoso que os “Guardians of Time” usavam para manter o controle sobre a ordem universal e prever o caos). Durante essa mesma expedição o quarto Doutor também teve como companhia o K-9 Mark II (uma segunda versão do K-9, aparentemente construída pelo próprio Doutor). Depois, o Doutor também foi acompanhado pelo jovem gênio matemático Adric (Matthew Waterhouse). Adric junto com Nyssa (Sarah Sutton) e Tegan (Janet Fielding) são os companheiros quando o quarto Doutor passa pela regeneração.[1]

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

O Quarto Doutor apareceu em 172 episódios (179, contando a regeneração em Planet of the Spiders e a abortada Shada) durante um período de sete anos, de 1974 a 1981. Isso faz dele o mais antigo Doutor na tela da série. Ele também apareceu em especiais The Five Doctors (via metragem a partir do incompleto Shada) e fez sua última aparição como o doutor no especial de caridade Dimensions in Time (além de uma série de anúncios de televisão na Nova Zelândia em 1997).[2] Tom Baker reapareceu no 50º aniversário especial, como um misterioso curador.[3]

Esta encarnação é geralmente considerado como o mais reconhecível dos Doutores e um dos mais populares, especialmente no Estados Unidos. Em pesquisas realizadas pela Doctor Who Magazine, Tom Baker perdeu a categoria "Melhor Doutor" apenas três vezes: uma vez para Sylvester McCoy (o Sétimo Doutor) em 1990, e duas vezes para David Tennant (o Décimo Doutor) em 2006 e 2009.[4] O quarto Doutor se veste e fala com estilo excêntrico - especialmente a sua marca cachecol e carinho para bebês da geléia - fez dele uma figura reconhecível imediatamente e ele rapidamente cativou a imaginação do público espectador.

Referências

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Doctor Who é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.