Terceiro Doutor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Terceiro Doutor
Terceiro Doutor.png
O Doutor
Primeira aparição Spearhead from Space
Última aparição Planet of the Spiders (regular)
Dimensions in Time (especial de caridade)
Interpretado por Jon Pertwee
Informações
Período 3 de janeiro de 1970 – 8 de junho de 1974
de
temporadas
5
Aparições 24 histórias (128 episódios)
Acompanhantes Liz Shaw
Jo Grant
Sarah Jane Smith
Cronologia
Precedido por Segundo Doutor
(Patrick Troughton)
Sucedido por Quarto Doutor
(Tom Baker)
Lista de
temporadas
7ª temporada (1970)
8ª temporada (1971)
9ª temporada (1972)
10ª temporada (1972–73)
11ª temporada (1973–74)

O Terceiro Doutor (em inglês: Third Doctor) é a terceira encarnação do protagonista da série britânica de ficção científica da BBC, Doctor Who, que foi interpretado por Jon Pertwee entre 3 de janeiro de 1970 e 8 de junho de 1974. Dentro da narrativa da série, o Doutor é um alienígena viajante do tempo, um Senhor do Tempo do planeta Gallifrey, que viaja no tempo e no espaço em sua TARDIS, uma cabine policial britânica dos anos 60, frequentemente acompanhados por companheiros. Quando o Doutor está gravemente ferido, ele pode regenerar seu corpo, mas ao fazê-lo, ganha uma nova aparência física e com ele, uma nova personalidade distinta.

Pertwee retrata um homem esmerado de ação, um contraste gritante com seus antecessores. Enquanto as histórias dos Doutores aconteciam em todo o tempo e espaço, por razões de produção as histórias de Pertwee inicialmente retrataram o Doutor preso na Terra, onde ele trabalhou como assessor científico do grupo militar internacional UNIT. Suas aventuras muitas vezes se inspiravam no spy-fi popularizado pelo programa Os Vingadores da década anterior. Dentro da história, o Terceiro Doutor passou a existir como parte de um castigo de sua própria raça, os Senhores do Tempo, que o obrigou a se regenerar e também desativou sua TARDIS. Eventualmente, esta restrição é revogada e o Doutor embarca em mais histórias de viagens e exploração espacial tradicionais.

Sua acompanhante inicial é a cientista da UNIT Liz Shaw (Caroline John), que é substituída por Jo Grant (Katy Manning), que, em seguida, continua a acompanhar o Doutor depois que ele recupera a utilização de sua TARDIS. Sua companheira final foi a jornalista Sarah Jane Smith (Elisabeth Sladen), que viria a tornar-se companheira do Quarto e também do Décimo Doutor.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Doctor Who é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.