Donna Noble

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Donna Noble
Personagem fictícia de Doctor Who
Catherine Tate and David Tennant @ Wyndham's Theatre.jpg
Origem Londres, Inglaterra
Sexo Feminino
Espécie Humana
Família Geoff Noble (pai)
Sylvia Noble (mãe)
Wilfred Mott (avô)
Criado por Russell T Davies
Série(s) Doctor Who
Temporada(s) 2ª Temporada
3ª Temporada
4ª temporada
Primeira aparição Doomsday
Última aparição The End of Time (parte 2)
Interpretado por Catherine Tate
Espécie Humana

Donna Noble é um personagem fictício da série britânica de ficção científica Doctor Who. Retratada pela atriz e comediante britânica Catherine Tate, ela é uma companheira do Décimo Doutor (David Tennant). Originalmente aparecendo na cena final da 2ª temporada em 2006 e como atriz convidada no especial de Natal seguinte, "The Runaway Bride", Tate não era esperada para reprisar seu papel como Donna. Para a 3ª temporada (2007), o Doutor viajou ao lado da estudante de medicina Martha Jones (Freema Agyeman). No entanto, Tate expressou interesse em voltar para o papel, e ela voltou como Donna durante a 4ª temporada (2008), e em um posteriormente nos especiais de Natal e de Ano Novo em 2009-10.[1][2]

Aparicões[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Donna Noble faz sua primeira aparição, creditada como "A Noiva", nas cenas finais do último episódio da 2ª temporada "Doomsday"; ela aparece em um vestido de noiva, indignada por estar inexplicavelmente a bordo da TARDIS. A cena foi mantida em segredo até exibição, filmada com poucos membros da equipe, e foi um contraponto cómico para a despedida triste do Doutor com a sua companheira Rose Tyler (Billie Piper) momentos antes. A história de Donna é mostrada no especial de Natal de 2006 "A Noiva em Fuga".[3] Donna é uma secretária temporária no HC Clements, em Londres, uma empresa de segurança que, sem o conhecimento dela, é uma organização de fachada para o Instituto Torchwood.[4]

Literatura[editar | editar código-fonte]

Fora da série de televisão, Donna aparece em alguns dos livros da BBC New Series Adventures, ao lado do Décimo Doutor, em histórias ambientadas entre os episódios da 4ª temporada. Donna aparece pela primeira vez pela Ghosts of India pela Mark Morris, The Doctor Trap pela Simon Messingham e Shining Darkness de Mark Michalowski em setembro de 2008. Ela faz uma quarta e última aparição nos livros pela Beautiful Chaos pela Gary Russell em dezembro de 2008; Nos livros seguintes da New Series Adventures o Décimo Doutor é visto viajando sozinho.

Áudios Drama[editar | editar código-fonte]

Donna também aparece em três audiobooks originais publicados pela BBC Livros:. Pest Control (maio de 2008), The Trap Forever (Outubro de 2008) e The Nemonite Invasion (fevereiro de 2009)[5]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Em sua análise da 4ª temporada, opinou Digital Spy "No centro estava a excelente performance de Catherine Tate como Donna Noble, sintetizando a fusão complexa de diversão, aventura, tristeza e um desejo de pertencer." A Digital Spy observou que os fãs inicialmente ficaram preocupados com a escolha de Tate para o elenco, como ela é conhecida por seu papéis como uma atriz de comédia. Eles atribuíram o sucesso da personagem com a modificação do caráter muito mais ousado e violento que ela parecia ter em "The Runaway Bride". Elementos cômicos da personagem continuaram na forma de sua tendência em gritar, mas a Digital Spy elogiou os muitos momentos cômicos da personagem. Eles elogiaram mais extremamente cenas de Tate chorando em "The Fires of Pompeii", que "deu ao episódio já visualmente impressionante uma muito necessária profundidade", bem como sua sensibilidade e emotividade em relação aos maus tratos dos aliens "Ood" em "Planet of the Ood". O editor da revista Cult Ben Rawson-Jones também elogiou cenas "trágicas" da personagem, tais como a perda de seus falsos filhos e seu homem ideal em "Forest of the Dead", e o "espremedor emocional" do episódio centrado em Donna "Turn Left".[6] Donna foi eleita a segunda melhor companheira de todos os tempos pela Doctor Who Magazine.

Referências

  1. David Tennant, Catherine Tate (guest hosts) (11 de abril de 2009). «Jonathan Ross». BBC Radio 2  Em falta ou vazio |series= (ajuda)
  2. Miloudi, Sarah (14 de abril de 2009). «Catherine Tate spotted filming Doctor Who in Swansea sun». Western Mail. Consultado em 16 de abril de 2009. 
  3. «SFX Exclusive! Phil Collinson on Doctor Who (SPOILER ALERT!)». SFX. 13 de dezembro de 2007. Consultado em 4 de fevereiro de 2008. 
  4. Cook, Benjamin; Davies, Russell T (setembro de 2007). «Leader of the Gang». Doctor Who Magazine (386). p. 7 
  5. BBC Worldwide Press Releases (25 de fevereiro de 2008). «David Tennant to read Doctor Who: Pest Control». BBC. Consultado em 2 de março de 2008. 
  6. Rawson-Jones, Ben (13 de julho de 2008). «'Doctor Who' - Season Four Review». Digital Spy. Consultado em 1 de julho de 2010.