Human Nature (Doctor Who)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
185a – "Human Nature"
"Natureza Humana" (BR)
Episódio de Doctor Who
Martha tenta recobrar a memória do Doutor mostrando-lhe sua chave de fenda sônica.
Informação geral
Escrito por Paul Cornell
Direção Charles Palmer
Editor de script Lindsey Alford
Produtor Susie Liggat
Produtor executivo Russell T Davies
Julie Gardner
Phil Collinson
Música Murray Gold
Temporada 3.ª temporada
Código de produção 3.8
Duração 1ª parte de uma história divida em 2 episódios; 45 minutos
Exibição original 26 de maio de 2007
Elenco
Convidados
Cronologia
"42"
"The Family of Blood"

"Human Nature" é o oitavo episódio da terceira temporada da série de ficção científica britânica Doctor Who, transmitido originalmente através da BBC One em 26 de maio de 2007. É a primeira parte de uma história dividida em dois episódios, que foi concluída por "The Family of Blood". É uma adaptação do romance Human Nature da mesma série publicado em 1995. Ambos os episódios foram escritos por Paul Cornell e concorreram ao Prêmio Hugo de Melhor Apresentação Dramática, Forma Curta em 2008.[1]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O Doutor e Martha correm para a TARDIS enquanto um inimigo invisível atiram neles. O Doutor diz a Marta que eles estão sendo perseguidos pela "Família de Sangue", que buscam sua força de Senhor do Tempo para impedi-los de morrer. Ele diz a Marta que ele deve se transformar em um ser humano para escapar da detecção da família até que eles morram, e dá a ela uma lista de instruções a seguir. Ele usa um dispositivo chamado "Chameleon Arch" para transformá-lo em um ser humano e transferir sua essência de Senhor do Tempo e memórias em um relógio de bolso que ele pede a Martha para guardar.

Eles pousam na Terra em 1913. O Doutor toma a personalidade de John Smith, um professor na Farringham School para garotos, e Martha atua como empregada doméstica na escola. John é calmo e tímido, mas tem leves lembranças do Doutor através de seus sonhos. Ele cataloga os sonhos em um livro que ele intitulou A Journal of Impossible Things. John mantém o relógio de bolso no seu manto, mas um filtro de percepção em torno dele o impede de ficar curioso sobre isso. John também se tornou apaixonado pela enfermeira da escola, a jovem viúva Joan Redfern, com quem compartilha seu diário. Martha está preocupada, já que o Doutor não a instruiu sobre o que fazer se ele se apaixonasse. Ela também se esforça com sua posição inferior na escola, mas seu ressentimento com os colegiais públicos arrogantes é acalmando pelo conhecimento de que muitos deles vão morrer na Primeira Guerra Mundial. Timothy Latimer, um jovem estudante na escola com percepção extrassensorial, descobre o relógio de bolso e o guarda para si mesmo.

A Família de Sangue têm monitorado o Doutor na Terra, que pousaram seu navio num bosque vizinho com um escudo de invisibilidade para mantê-lo escondido. A Família procura seres humanos para possuírem, e levam os corpos de várias pessoas, incluindo um dos estudantes, Jeremy Baines. Quando Timothy abre brevemente o relógio de bolso, ele experimenta memórias do Doutor, e a família detecta a sua presença na escola. Eles tentam obter informações de Martha sobre o Doutor quando ela percebe que a Família encontrou-os e tenta recuperar o relógio, mas não consegue encontrá-lo. Ela fala com John e tenta despertar seu lado de Senhor do Tempo, mas em vez disso faz com que ele tornar-se irritado com ela e a demita. John pede a enfermeira Redfern para acompanhá-lo ao baile naquela noite, e ela aceita. No baile, Martha novamente tenta convencer John para se tornar no Doutor, mostrando-lhe elementos de seu passado, como sua chave de fenda sônica. Agora ciente de que John Smith é o Doutor, a família interrompe a dança e confrontá-o. Por fim, eles tomam Martha e Joan como reféns e dá a John uma escolha de se tornar um Senhor do Tempo de novo ou deixar suas companheiras morrerem.[2]

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «2008 Hugo Nomination List». Denvention 3: The 66th World Science Fiction Convention. World Science Fiction Society. 2008. Consultado em 21 de março de 2008. 
  2. Wilkins, Alasdair (6 de abril de 2014). «Doctor Who: "Human Nature"/"The Family Of Blood"». The A.V. Club. Consultado em 5 de junho de 2016. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Doctor Who é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.