Gallifrey

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Gallifrey
Planeta de Doctor Who
A Capital (à esquerda) e as Terras Secas (à direita) de Gallifrey, mostradas no episódio "Hell Bent", exibido em 2015.
Universo(s) Whoniverse
Localizações
notáveis
Citadel, Panopticon, Arcadia, Academy, Death Zone, Eye of Harmony, Continent of Wild Endeavour, Mountains of Solace and Solitude, Mount Perdition, Drylands
Raça(s)
notável(is)
Senhores do Tempo
Primeira aparição The Time Warrior
Última aparição Hell Bent

Gallifrey é um planeta fictício da série de televisão Doctor Who. É o planeta natal do Doutor e dos Senhores do Tempo. Ele está localizado em um sistema estelar binário dentro da constelação de Kasterborous, em "coordenadas galáctico 10-0-11-0-0 por 0-2 de zero de Centro de Galáctico, que está a cerca de 250 milhões de anos-luz de distância da Terra." O planeta extinguiu-se na batalha travada entre os senhores do tempo e uma espécie alienígena muito poderosa - os Daleks. O extinto planeta e os seus antigos habitantes tornam-se, assim, quase uma lenda. Dessa lenda, é nosso testemunho O Doutor, personagem protagonista da série e, aparentemente, o último sobrevivente de Gallifrey.

Durante a primeira década da série, o nome do planeta natal do Doutor não foi revelado, embora tenha sido mostrado pela primeira vez em The War Games (1969) durante o julgamento do doutor. Foi identificado pelo nome, pela primeira vez em The Time Warrior (1973).

Exilado pela sua própria comunidade, o Doutor voltou a Gallifrey apenas em algumas ocasiões – nos arcos The Deadly Assasin (1976), The Invasion of Time (1978), Arc of Infinity (1983) The Five Doctors (1983) e The Day of the Doctor (2013).

Na nova série (2005), foi implícito que Gallifrey foi destruída junto com o Império Dalek, pelo Doutor durante a Guerra do Tempo. O planeta não foi referido pelo nome até o Especial de Natal de 2006, e desempenhou um papel importante na trama de The End of Time. Foi visto brevemente em The Name of The Doctor (2013), mostrando o momento em que o primeiro Doutor e Susan roubam a TARDIS.