Cultura da África

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Africa satellite orthographic.jpg Portal África
August Macke 023.jpg Portal Arte
P culture.svg Portal Cultura
Human Language Families (wikicolors).png Portal Linguística
Religious symbols.svg Portal Religião
África
African culture.jpg

Este artigo é parte da série:
Cultura da África

Outros países - Portal Cultura

A cultura da África reflete a sua antiga história e é tão diversificada como foi o seu ambiente natural ao longo dos milênios. África é o território terrestre habitado há mais tempo, e supõe-se que foi neste continente que a espécie humana surgiu; os mais antigos fósseis de hominídeos encontrados na África (Tanzânia e Quênia) têm cerca de cinco milhões de anos. O Egito foi provavelmente o primeiro estado a constituir-se na África, há cerca de 5000 anos, mas muitos outros reinos ou cidades-estados se foram sucedendo neste continente, ao longo dos séculos (por exemplo, Axum, o Grande Zimbabwe). Para além disso, a África foi, desde a antiguidade, procurada por povos em outros continentes, que buscavam as suas riquezas.

Escultura Yombe (Louvre, Paris)

O continente africano cobre uma área de 30 221 532 de quilômetros quadrados, um quinto da área terrestre da Terra, e possui mais de 50 países. Suas características geográficas são diversas e variam de tropical úmido ou floresta tropical, com chuvas de 250 a 380 centímetros a desertos. O monte Kilimanjaro (5895 metros de altitude) permanece coberto de neve durante todo o ano enquanto o Saara é o segundo maior deserto da Terra. A África possui uma vegetação diversa, variando de savana, arbustos de deserto e uma variedade de vegetação crescente nas montanhas bem como nas florestas tropicais e tropófitas.

Como a natureza, os atuais 922 011 000 habitantes da África evoluíram um ambiente cultural cheio de contrastes e que possui várias dimensões. As pessoas através do continente possuem diferenças marcantes sob qualquer comparação: falam um vasto número de diferentes línguas, praticam diferentes religiões, vivem em uma variedade de tipos de habitações e se envolvem em um amplo leque de atividades econômicas.

Tribos e grupos étnicos[editar | editar código-fonte]

A África é o lar de inumeráveis tribos ou grupos étnicos , alguns dos quais representam populações muito grandes, se consistindo de milhões de pessoas, outras são grupos menores, de poucos milhares. Alguns países possuem mais de 70 diferentes grupos étnicos. Todas estas tribos e grupos possuem culturas que são diferentes, mas representam o mosaico da diversidade cultural africana.

Arte Africana contemporânea[editar | editar código-fonte]

Hoje Fathi Hassan é considerado o início dos representantes da Arte Africana contemporânea.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Cultura da África
Ícone de esboço Este artigo sobre Cultura da África é um esboço relacionado ao Projeto África. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.