Süddeutsche Zeitung

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Süddeutsche Zeitung
Logo
Periodicidade Diário
Formato Nordico
Sede Hultschiner Straße 8, München
Preço 2,40 €
Fundação 6 de outubro de 1945 (70 anos)
Director Kurt Kister
Wolfgang Krach
Heribert Prantl
Circulação 379.798 (2014)
Sede do jornal em Munique

O Süddeutsche Zeitung (SZ) é o maior jornal diário de qualidade na Alemanha e de circulação nacional.[1]

Fundado em 1945 após a Segunda Guerra Mundial, com permissão especial dos Aliados, o Süddeutsche Zeitung foi publicado pela primeira vez em 6 de outubro de 1945.

É publicado diariamente pela editora Süddeutscher Verlag, tendo sua sede em Munique. No fim de semana, a Süddeutsche Zeitung tem uma circulação mais alta e conta com mais de 418 170 exemplares vendidos.[2]

A postura editorial do jornal SZ é liberal e geralmente pendendo para a centro-esquerda.[3][4] Já a Baviera como um todo tem um longo histórico de conservadorismo político, marcado pela dominação por parte do partido União Social-Cristã, o qual se mantém no poder desde 1949, salvo mínimas interrupções durante esse prolongado período.

Referências

  1. «Mercado da Mídia». Brasil.diplo.de. Consultado em 14 de abril de 2016. 
  2. «Markt und mediastudien mafo» (em alemão). Sz-media.sueddeutsche.de. 
  3. «The Substance of What S&P Is Saying Is Quite Right». Spiegel Online (em inglês). Spiegel.de. Consultado em 20 de agosto de 2012. 
  4. Barbara Pfetsch. (maio de 2007) "Towards a Europeanised Public Sphere? Comparing Political Actors and the Media in Germany" (Report) (em inglês). Centre for European Studies. Visitado em 19 de dezembro de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre meios de comunicação ou jornalismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.