Mega Senha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mega Senha
Mega Senha Sidney Oliveira
Logotipo do programa
Informação geral
Formato Game show
Duração 90 minutos
Criador(es) Bob Stewart
País de origem  Brasil
Idioma original (português brasileiro)
Produção
Diretor(es) Cláudia Bexiga
Produtor(es) Leon Abravanel Jr.
Sérgio Christophe
Câmera Multicâmera
Distribuída por FremantleMedia
Apresentador(es) Marcelo de Carvalho
Tema de abertura Instrumental
Tema de encerramento Instrumental
Localização Osasco, SP
Exibição
Emissora de televisão original Brasil RedeTV!
Formato de exibição 480i (SDTV)
1080i (HDTV/3DTV)
Formato de áudio Stereo
Mono
Transmissão original 29 de abril de 2010 – presente
Cronologia
Programas relacionados Password (formato)

Mega Senha (atualmente Mega Senha Sidney Oliveira por força de patrocínio) é um game show brasileiro produzido pela RedeTV! em parceira com a FremantleMedia. Esse game show é uma versão do original Password, que começou a ser exibido nos Estados Unidos em 1961 pela CBS. No Brasil, estreou dia 29 de abril de 2010, com apresentação de Luciana Gimenez e Marcelo de Carvalho. Antes apresentado nas quintas, em setembro de 2010 o programa passou a ser exibido aos sábados. Desde 2011, é apresentado somente por Marcelo de Carvalho.

Desde que o programa estreou, nenhum participante conseguiu ganhar o prêmio máximo de um milhão de reais, tornando-se um dos game-shows mais difíceis de se vencer de todo o mundo.

Formato[editar | editar código-fonte]

O game show consiste em um jogo de palavras no qual dois participantes, um homem e uma mulher, concorrem entre si jogando com duas pessoas famosas. Na primeira fase, são passadas cinco palavras por jogada, chamadas de "senhas", para as quais uma pessoa dá dicas de uma única palavra para a outra pessoa tentar adivinhar em 30 segundos. Dos participantes, quem obtiver mais pontos será o vencedor e passará para a fase seguinte, concorrendo aos prêmios em dinheiro, que variam de R$ 5.000 até R$ 1 milhão. Nessa fase, o participante joga com um dos famosos, o qual tenta adivinhar cinco palavras cujas dicas são dadas pelo participante, dentro de até 90 segundos. O número de "senhas" em cada etapa vai diminuindo até que, para ganhar o prêmio máximo, o jogador e o famoso devem acertar todas as cinco palavras dadas.

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Pagamento da premiação[editar | editar código-fonte]

Uma participante do programa teve que buscar o seu prêmio junto aos patrocinadores da atração, de acordo com o F5 Folha. A emissora disse que não há atrasos, e que os prêmios são não são entregues na data do programa, já que antes precisa preencher documentos solicitados pelo departamento jurídico do canal. O procedimento está de acordo com o regulamento e com a legislação pertinente.[1]

Bloqueio na justiça[editar | editar código-fonte]

Um dos ex-funcionários da RedeTV!, o jornalista Berto Filho, conseguiu na justiça o bloqueio da verba publicitária da Bombril, patrocinadora do Mega Senha e apresentado pelo vice-presidente da emissora, Marcelo de Carvalho, pelo pagamento de salários tanto na época em que trabalhava na Rede Manchete e posteriormente na RedeTV! entre 1998 e 1999; o jornalista, em nota, encoraja para que outros colegas que também foram prejudicados a entrar com a mesma ação.[2]

Versão em jogo de tabuleiro[editar | editar código-fonte]

Aproveitando o sucesso do programa na RedeTV!, a Estrela, fabricante de jogos e brinquedos, resolveu apostar em uma versão doméstica do jogo do Mega Senha, na forma de tabuleiro. O jogo Mega Senha foi lançado em meados de 2011. O jogo ganhou no ano seguinte uma segunda versão: Mega Senha 2, no mesmo formato da versão anterior e com novos conjuntos de senhas.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]