Avenida Silviano Brandão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A avenida Silviano Brandão no bairro Sagrada Família.

A Avenida Silviano Brandão é uma das principais avenidas da Região Leste de Belo Horizonte. Passa pelos bairros da Graça, Floresta, Sagrada Família, Santa Tereza e Horto.

Descrição do Percurso[editar | editar código-fonte]

Seu percurso inicia-se na Avenida Cristiano Machado, no bairro da Graça. No local, recentemente, foi construído um viaduto da Linha Verde. Daí, segue para sul, cortando a Rua Pitangui e adentra o bairro Floresta. Daí, corta a Rua Itajubá e se dirige para leste. Passa a tangenciar o bairro Sagrada Família (limita este ao Floresta), atravessa a Rua Conselheiro Lafaiete e passa pelo entroncamento com a Avenida Flávio dos Santos, onde inicia-se o bairro Horto.

Continua na direção leste, passando perto do Estádio Independência e do bairro Santa Teresa. Corta a rua Conselheiro Rocha e termina na Avenida dos Andradas.

História[editar | editar código-fonte]

Foi construída sobre o leito canalizado do Córrego da Mata, afluente do Ribeirão Arrudas. Teve seu projeto aprovado em 1929, pela Prefeitura de Belo Horizonte e foi concluída em 1937.[1]

Até a década de 80, passava por inundações quando da época das chuvas. Com a canalização do Ribeirão Arrudas, esse problema foi parcialmente resolvido, sendo que as ocorrências deste tipo tiveram sua frequência bastante reduzida.

Características[editar | editar código-fonte]

É considerada o principal polo da indústria moveleira de Belo Horizonte. Sua origem data de 1951, com o surgimento da Fábrica de Móveis Ianni, na Avenida Silviano Brandão. Em 1965, Walter Ianni, proprietário da fábrica, teve sua produção de guarda-roupas cancelada pela loja Inglesa Levy e colocou todos na calçada da Avenida Silviano Brandão nº 700, em frente à sua fábrica. Gostou do negócio, abriu lojas e assim outros lojistas vieram e deram início ao maior polo da indústria moveleira de Belo Horizonte. Ao longo dos seus seis quilômetros, a Avenida Silviano Brandão concentra mais de 300 lojas de móveis e vários empreendimentos comerciais do ramo, bem como lojas de artigos semi-novos (conhecidas como topa-tudo). Anualmente, é realizada pelo Sindlojas BH a famosa promoção Liquida Silviano Brandão, atraindo público da grande BH para o polo moveleiro à procura de móveis de qualidade.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Linha do tempo: Belo Horizonte e Regional Leste» (PDF). Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Consultado em 11 de janeiro de 2010 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.