Portal:São Mateus (Espírito Santo)/Banco de destaques/3

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Estátua de São Benedito

Benedito Caravelas, mais conhecido como Benedito Meia-Légua, foi um escravo, insurgente e líder quilombola, tendo atuado na região que compreende os atuais municípios de São Mateus e Conceição da Barra. O apelido Meia-Légua veio de suas várias viagens ao nordeste. Suas qualidades de líder, sua coragem e sua astúcia transformaram-no em símbolo de esperança de libertação para os escravos da região norte do Espírito Santo.

Pretendia invadir São Mateus no dia 26 de Julho de 1881, dia de Santa Ana. No entanto o plano foi descoberto, sendo o ataque evitado pelas autoridades.

Saía sempre me pequenos grupos, sendo que cada grupo tinha um líder que mantinha sempre as características suas, a fim de confundir os perseguidores. Com tal artifício, Meia-Légua e seus companheiros conseguiram se manter durante quarenta anos, sempre perseguidos, mas nunca capturados. Quando era noticiada sua morte, ele reaparecia em outra fazendo com novas investidas. Graças a isso, espalhou-se o mito de que era imortal.

Velho, doente e mancando de uma perna, só foi morto por ter sido traído por um caçador, que denunciou as tropas seu esconderijo, sendo este o oco de uma árvore, onde sempre dormia. Aqueles que o perseguiam montaram tocaia em volta do tronco e ali ficaram até a noite, esperando que ele se recolhesse para dormir. Logo que o viram entrar, taparam o tronco e lhe atearam fogo, que ardeu durante dois dias e duas noites.

Leia o artigo completo...