Verticalização (urbanismo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Verticalização em Chicago (EUA)

Verticalização é um processo urbanístico que consiste na construção de grandes e inúmeros edifícios e que costuma resultar na densificação populacional.

Em algumas cidades dos Estados Unidos, como Chicago, a verticalização pode ser notada por um projeto urbanístico, ou planejamento urbano. Em cidades como São Paulo, no Brasil, a verticalização não ocorre acentuadamente em toda sua estrutura urbana, mas sim em pontos característicos (no entorno de avenidas, distritos ou determinados bairros), como as regiões concentradoras de centros financeiros. Em outras áreas urbanas, como a do Rio de Janeiro, há também um padrão litorâneo de verticalização, com fileiras de prédios à beira-mar.

A verticalização costuma dificultar a circulação de ar, devido à diminuição do espaço físico plano para construção. Dela pode decorrer a formação de ilhas de calor locais.

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.