Saltar para o conteúdo

Portal:Bahia/Artigo em destaque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vistas incríveis esperam o visitante
Vistas incríveis esperam o visitante

A Chapada Diamantina é um conjunto de serras e montanhas que corta o centro da Bahia no sentido norte-sul, com cidades históricas como Rio de Contas (a primeira cidade planejada do Brasil), ou Lençóis (terra do "super-coronel" Horácio de Matos). Um passado de lutas e resistência, retratado em filmes, novelas e livros como Maria Dusá ou Torto Arado, em ciclos como o do ouro e do diamante, cujos registros tornaram a região um dos principais destinos turísticos brasileiros.

Ali estão os pontos culminantes da Região Nordeste, como o Pico do Barbado, além de numerosas áreas de proteção ambiental como o PARNA-CD ou a APA Marimbus-Iraquara com o inusitado "pantanal da Bahia". Completam seus atrativos naturais as cavernas como o Poço Azul, escorregadores naturais como o Poço do Diabo, dezenas de cachoeiras como a Buracão. A região é considerada um "berçário de rios", ali nascendo os rios principais das bacias do Paraguaçu e Contas, além de importantes afluentes da bacia do rio São Francisco. Por suas características diversas de todo o meio à sua volta, ali foram registradas várias espécies endêmicas da fauna e da flora, como o beija-flor-de-gravata-vermelha.

Patrimônios históricos, como o "Cemitério Bizantino" em Mucugê, a Igreja de Pedra de Rio de Contas, os casarões de Andaraí, as casas de Igatu, registram seu passado de riqueza preservados. Sua economia vai além do turismo, tendo em Seabra um dos centros; a agricultura vem se desenvolvendo em polos agrícolas e produção de excelência no café, frutas, oliveiras, etc.

Com um falar diferenciado, uma cultura peculiar, a Chapada Diamantina é um exemplo da vastidão que é o estado da Bahia.