Turismo em Goiás

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Goiás é um estado cosmopolitano, conhecido por suas belezas naturais, por ter o cerrado bem preservado em algumas regiões e pelo grande numero de parques verdes, tanto na capital, quanto no interior do estado.

Capital[editar | editar código-fonte]

Vista do lago Parque Vaca Brava.

A Capital Goiana é muito conhecida por ser uma cidade hospitaleira, a cidade tem diversos pontos de entretenimento, como centros culturais, museus e parques. A Cidade mais verde do Brasil com 0,8 árvore e 94 m² de mata por habitante, Goiânia é a cidade com a área urbana mais verde do país[1]. Cerca de 30% da área total da cidade é verde e não é preciso andar muito para encontrar algum parque. Muito deles são Parque vaca brava, Bosque dos Buritis, Jardim Zoológico de Goiânia,O parque de diversões Mutirama e etc. Na cidade conta com vários Museus, um dos principais é o Museu Estadual Professor Zoroastro Artiaga localizado na Praça Cívica. Goiânia é uma cidade jovem com diversos eventos exemplos Bananada, Goiânia Rodeo Festival,Festeja,Festival Villa Mix diversidade de duplas sertanejas fazem de Goiânia o Berço do sertanejo vários shows acontecem na cidade diariamente. Os centros culturais da cidade tem grandes nomes de arquitetura brasileira como a obra do Centro Cultural Oscar Niemeyer criada pelo então arquiteto Oscar Niemeyer, no prédios acontece vários eventos como apresentação de shows e peças de teatros. Os principais pontos turísticos da cidade são seus Bares noturnos, diversas boates rodeiam toda a cidade.

Turismo ecológico[editar | editar código-fonte]

Hotéis em Caldas Novas.

No turismo ecológico destaca-se as áreas de cerrado, as inúmeras cachoeiras e grutas existentes no estado, como também formações rochosas.

As regiões do cerrado são regiões ricas em biodiversidade e por isso criaram dois parques para proteger este bioma o Parque Nacional das Emas e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros[1]. Sendo o Ipê-amarelo símbolo do estado do Goiás e também de Alagoas.

Por ser uma região da antiga Goiás possui inúmeras grutas e cachoeiras, que predominam em todo o Norte Goiano, sendo que a cidade de São Domingos possui mais de 1000 grutas e cavernas, algumas ainda inexploradas. As cidades de Formosa, Corumbá de Goiás, Alto Paraíso e Pirenópolis.

Em Cachoeira Dourada, ocorre um fenômeno estranho, um lago com águas salgadas. Em Caiapônia e Mineiros existem centenas de cachoeiras, formações rochosas, cavernas e grutas. Em Serranópolis há sítios arqueológico com vestígios da ocupação do homem paleo-índio há 11 mil anos atrás. Lagoa Santa é conhecida pelas águas termais e medicinais que saem naturalmente do solo chegando a 35°C[2].

Em época de verão os goianos vão sempre ao Rio Araguaia que chega a receber cerca de 180.000 turistas na temporada sendo acidade com maior número deles é Aruanã.

As águas termais encantam os turistas principalmente de Goiânia, região Sudeste e de Brasília que vão para Caldas Novas, hoje considerada uma das cidades turísticas mais visitadas do Brasil, por abrigar grandes hotéis de classe superior e o maior parque hidrotermal do mundo com suas águas que chegam a 58ºC, recebendo cerca de 300 mil turistas em época de fim de ano e cerca de 1 milhão durante o ano inteiro. A cidade também é conhecida por ser uma das cidades com o maior número de hotéis de luxo, mesmo não sendo uma cidade grande, superando cidades como Pelotas-Rs, Búzios, Palmas, Governador Valadares, Piracicaba-Sp e Goiânia.

A pratica de mergulho que ocorre nos lagos, sendo Lago de Serra da Mesa, em Niquelândia; o Lago das Brisas, em Buriti Alegre, a Lagoa Santa no município de mesmo nome, o Lago Azul em Três Ranchos.

As formações rochosas predominam em Ivolândia onde a pessoa encontra a Cidade de Pedra. E em Cristalina a pedra chapéu do sol e a maior jazida de cristal do mundo.

Na cidade de Hidrolândia, próxima a Goiânia há a maior concentração de jabuticabeiras, que atrai até turistas de outros países, sendo os mais presentes os americanos e canadenses.

Chapeu do Sol em Cristalina.

Turismo histórico[editar | editar código-fonte]

Igreja da Boa Morte no município de Goiás Velho,Cidade Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

A região do estado é muito antiga por isso a locais que são considerados sitio arqueológico, sendo a cidade de Serranópolis, com o mais conhecido do estado o Sítio Arqueológico Manoel.

Por Goiás ser um estado colonizado há muito, possui varias cidades com Patrimônio Colonial, criadas a partir das descobertas de ouro e prata.

A cidade de Goiás, foi capital até 1933 até a transferência para Goiânia, possui o Centro Histórico de Goiás, declarado em 2001 como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A cidade de Pirenópolis, possui também um vasto patrimônio histórico, com suas ladeiras e ruas de pedra, algumas cidades possuem patrimônio histórico mais com acervo moderado como Niquelândia que surgiu por causa do ouro de aluvial, seu acervo que se concentra ao Largo da Matriz, e no povoado de Tupiraçaba que foi por um dia a capital federal, e que no passado possui mais de 200 casas, a cidade de Corumbá de Goiás, onde seu patrimônio todo se concentra no morro, era antigamente entreposto comercial de gado, e a cidade e a Cidade de Pilar de Goiás, com patrimônio conservado, antigamente com minas de prata.

A predominância em Goiás e de patrimônio colonial sendo o estilo art decó em Goiânia, sendo o maior do país, que se destaca, concebida originalmente neste estilo, o centro administrativo da cidade, e basicamente na Avenida Goiás, agora com projetos de restauração.

Turismo cultural[editar | editar código-fonte]

Rei cristão e cavaleiros nasCavalhadas de Pirenópolis.

O turismo cultural e muito importante para o estado com misturas de todas as partes do mundo como os quilombolas de Cavalcante. A Feira Hippie de Goiânia, aos domingos, sendo a maior da América Latina. A Cavalhada em Pirenópolis, atrai turistas do Brasil inteiro.

Turismo exotérico[editar | editar código-fonte]

As cidades de Caiapônia e Alto Paraíso de Goiás possuem comunidades isoladas em seus arredores que acreditam em poderes místicos vindos da natureza.

Turismo religioso[editar | editar código-fonte]

Santuário Basílica do Divino Pai Eterno.

Algumas cidades contam com Romarias famosas como a Trindade com a do Divino Pai Eterno, Niquelândia, no povoado de Muquém, com a de Nossa Senhora da Abadia, a cidade de Goiás com a Procissão do Fogaréu e as vias sacras.

Regiões Turísticas[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b http://viajando.expedia.com.br/noticias/goiania-e-cidade-mais-verde-do-pais-e-segunda-do-mundo-por-habitante-736  Em falta ou vazio |título= (ajuda) Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "icmbio_visitac.C3.A3o" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
  2. {{citar web|url=http://www.lagoasantagoias.com.br/