Mucuri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Mucuri (desambiguação).
Mucuri
  Município do Brasil  
Vista da praia da Costa Dourada
Vista da praia da Costa Dourada
Símbolos
Bandeira de Mucuri
Bandeira
Brasão de armas de Mucuri
Brasão de armas
Hino
Lema Pra frente e juntos!
Gentílico mucuriense
Localização
Localização de Mucuri na Bahia
Localização de Mucuri na Bahia
Mucuri está localizado em: Brasil
Mucuri
Localização de Mucuri no Brasil
Mapa de Mucuri
Coordenadas 18° 05' 09" S 39° 33' 03" O
País Brasil
Unidade federativa Bahia
Região intermediária[1] Ilhéus-Itabuna
Região imediata[1] Teixeira de Freitas
Municípios limítrofes Ibirapuã, Nova Viçosa, Conceição da Barra, Pedro Canário, Nanuque, Serra dos Aimorés.
Distância até a capital 903 km
História
Fundação 10 de outubro de 1769 (250 anos)
Administração
Prefeito(a) José Carlos Simões (PDT, 2017 – 2020)
Características geográficas
Área total [2] 1 774,763 km²
População total (IBGE/2018[3]) 41 221 hab.
Densidade 23,23 hab./km²
Clima Tropical (Aw)
Altitude 7 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
CEP 45930-000
Indicadores
IDH (PNUD/2010[4]) 0,665 médio
PIB (IBGE/2016[5]) R$ 1 991 626 mil
PIB per capita (IBGE/2016[5]) R$ 47 890,59
Outras informações
Padroeiro(a) São José
mucuri.ba.gov.br (Prefeitura)
camaramucuri.ba.gov.br (Câmara)

Mucuri é um município localizado no extremo sul da Bahia, no Brasil. Sua população pela estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística era de 41 221 habitantes em 2018.

Topônimo[editar | editar código-fonte]

"Mucuri" se origina do tupi antigo mukury, que significa "bacurizeiro".[6]

História[editar | editar código-fonte]

A história de Mucuri foi registrada por colonos e aventureiros que atravessaram a região, a exemplo do historiador e precursor do movimento bandeirante na Bahia, Gabriel Soares de Sousa. Os registros se referem à presença dos temidos índios botocudos, que resistiram bravamente à dominação do homem branco. Eram nômades, caçadores e extremamente ferozes. A prática da antropofagia entre eles vinha da crença de que comer a carne do inimigo que era forte e destemido lhes traria também força e coragem.

As primeiras expedições portuguesas à região aconteceram no século XVI; duas bandeiras, lideradas respectivamente pelo português Martim Carvalho e pelo mestre de campo Antônio da Silva Guimarães, registraram passagem pelo rio Mucuri em busca de ouro, pedras preciosas e escravos índios. A partir da aldeia de Mucuri, formada por índios e portugueses degredados, nasceu São José de Porto Alegre, um dos primeiros núcleos urbanos do extremo sul da Bahia.

Antiga aldeia dos índios aimorés, a região começou a ser explorada no século XVI na busca de ouro e pedras preciosas, mas o povoamento foi dificultado devido à ferocidade dos índios. Por volta do século XVIII, chegaram, à região, alemães e suíços que se estabeleceram cultivando café. Em virtude da Ordem Régia datada de 10 de outubro do ano de 1769, criou-se o município chamado São José de Porto Alegre, cuja instalação se deu a 15 de outubro de 1779 pelo ouvidor-geral da comarca de Porto Seguro, José Xavier de Machado Monteiro.

O distrito-sede deve sua criação ao alvará de 22 de dezembro de 1795, data em que foi a Capela de São José elevada à categoria de freguesia eclesiástica pelo então arcebispo dom Frei Antonio Correia, com o nome de São José de Porto Alegre.

Em 1931, o topônimo foi mudado para Mucuri. Os nativos de Mucuri são chamados mucurienses. 

O município está situado na divisa com os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, Mucuri possui 35 quilômetros de praias urbanas e virgens com falésias e inúmeros coqueirais. O município de Mucuri comemora o seu aniversário, a contar da autorização de uma ordem régia, dia 10 de outubro de 1769. A vila fundada nesta data com o nome do padroeiro, São José de Porto Alegre, sofreu diversas modificações para chegar até a atual divisão política vigente.

Atualmente está despertando para o turismo recebendo, em sua grande maioria, mineiros, goianos e baianos. Seu nome tem origem na língua tupi e é o nome de uma madeira abundante no local. Seu padroeiro é São José.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Município litorâneo, Mucuri é o limite sul do estado da Bahia, fazendo, portanto, fronteira com os estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Praias[editar | editar código-fonte]

Costa Dourada

Referências

  1. a b Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2017). «Base de dados por municípios das Regiões Geográficas Imediatas e Intermediárias do Brasil». Consultado em 10 de fevereiro de 2018 
  2. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  3. «estimativa_ibge_2018.xls». agenciadenoticias.ibge.gov.br. Consultado em 1 de setembro de 2018 
  4. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil» (PDF). Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 31 de julho de 2013 
  5. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios - 2010 à 2016». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 15 de dezembro de 2018 
  6. NAVARRO, E. A. Dicionário de tupi antigo: a língua indígena clássica do Brasil. São Paulo. Global. 2013. p. 588.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Mucuri

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um município da Bahia é um esboço relacionado ao WikiProjeto Nordeste do Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.