Campo Formoso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Campo Formoso
"'A terra das esmeraldas'"
Bandeira desconhecida
Brasão desconhecido
Bandeira desconhecida Brasão desconhecido
Hino
Aniversário 28 de julho
Fundação 28 de julho de 1880
Gentílico campo-formosense
Prefeito(a) Eurico Soares (PSD)
(2013–2016)
Localização
Localização de Campo Formoso
Localização de Campo Formoso na Bahia
Campo Formoso está localizado em: Brasil
Campo Formoso
Localização de Campo Formoso no Brasil
10° 30' 32" S 40° 19' 15" O10° 30' 32" S 40° 19' 15" O
Unidade federativa  Bahia
Mesorregião Centro Norte Baiano IBGE/2008 [1]
Microrregião Senhor do Bonfim IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofes Senhor do Bonfim, Juazeiro, Mirangaba, Sento Sé, Umburanas,Jaguarari, Sobradinho, Antônio Gonçalves,
Distância até a capital 401 km
Características geográficas
Área 7,258 574 km² (BR: 216º)
População 71,507 hab. est. IBGE/2013 [2]
Densidade 9 1 hab,/km²
Altitude 556 m
Clima Semiárido Tropical BSh
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,586 baixo PNUD/2010 [3]
Gini 0,57 PNUD/2010[4]
PIB R$ 208.290 mil IBGE/2005 [5]
PIB per capita R$ 3,368 00 IBGE/2005 [5]
Página oficial
Prefeitura www.campoformoso.ba.gov.br/

Campo Formoso é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2013 era de 71.507 habitantes, segundo IBGE (instituto brasileiro de geografia e estatística).

Histórico[editar | editar código-fonte]

O Município de Campo Formoso teve sua emancipação política em 28 de Julho de 1880, através da lei provincial de nº 2051, sendo desmembrado do município de Senhor do Bonfim. O local onde está situada a cidade de Campo Formoso foi, nos seus primórdios, um aldeamento indígena. Os missionários da Companhia de Jesus incumbidos da catequese dos silvícolas da região, prestando aos primeiros habitantes assistência espiritual e orientando-os também na vida secular, contribuíram decisivamente para a prosperidade da povoação que aí se formou. Seus primeiros colonizadores foram os portugueses, que escravizaram os índios que existiam. Esses colonizadores trouxeram novos hábitos culturais, tradições e heranças religiosas do catolicismo, e o culto aos santos.   As primeiras edificações dos portugueses, além de suas casas, foram as igrejas, para as cerimônias religiosas e dias santos. Santo Antônio, santo português nascido em Lisboa, defensor dos fracos e oprimidos e também conhecido com santo casamenteiro, foi adotado como padroeiro da cidade e até hoje é comemorado o dia de Santo Antônio.

Campo Formoso também é conhecido como "cidade das esmeraldas ", por existir no povoado de Tuiutiba um garimpo com esmeraldas distinguidas como de melhor qualidade, em comparação com outros garimpos de esmeraldas do Brasil. A cidade também recebe esse título pela comercialização dessas pedras no centro da cidade - "feira do rato" - onde se comercializam as pedras do município e das cidades vizinhas, e que é o conhecido "rolo", troca de pedras por televisores, celulares, casas, entre outros. A "feira do rato" surgiu com a descoberta das minas em Carnaíba, a 42 Km de Campo Formoso. Os garimpeiros costumavam se encontrar nesse local porque era de fácil acesso para os compradores e por lá existir bares e restaurantes. 

Belezas naturais da cidade[editar | editar código-fonte]

A cidade de Campo Formoso é conhecida por suas grutas e pelo comércio de esmeraldas. Localiza-se na Chapada Diamantina e tem em seu território muitas cavernas com diversos tipos de formação interior, além maior gruta, em extensão, do Hemisfério Sul: a Toca da Boa Vista, maior caverna conhecida do Brasil e Hemisfério Sul com mais de 120 km de galerias mapeadas até 2007, é um dos mais importantes sítios espeleológicos e paleontológicos brasileiros. Conjuntamente com as cavernas vizinhas Toca da Barriguda, Toca do Calor de Cima, Gruta do Convento, Toca do Pitu e Toca do Morrinho, constituem um conjunto de relevância geológica mundial.

Vilas e povoados[editar | editar código-fonte]

A cidade de Campo Formoso possui 177 povoados e vilas distantes da sede do município e entre elas está o povoado de Queixo Dantas que está localizado no salitre a cerca de 90 km.

As comunidades quilombolas de Lage dos Negros e São Tomé[editar | editar código-fonte]

Dentro do município de Campo Formoso há diversas comunidades quilombolas reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares, sendo a maior delas, a Lage dos Negros que tem mais de 15.000 habitantes e distante quase 100 Km da sede do município. Outra comunidade quilombola de destaque é o povoado de São tomé.

População[editar | editar código-fonte]

De acordo com o Censo 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a população do município é de 71.507 habitantes. Sendo esta predominantemente rural. A distribuição espacial da população apresenta uma baixa densidade demográfica, media de 9,1 hab./km².  Dentre as povoações do município, merecem destaque: Poços, Tiquara, Laje dos Negros, São Tomé, Brejão da Caatinga, Tuiutiba, e Caraíbas. 

Clima[editar | editar código-fonte]

Em função de sua localização geográfica, Campo Formoso encontra-se inserido no Polígono da Secas, apresentando um clima predominantemente semi-árido especialmente na zona da caatinga onde é quente e seco, é quente apresentando chuvas concentradas no verão. O Município é muito árido, com precipitações anuais inferiores a 500 mm.  A zona das grotas e a dos tabuleiros apresenta um clima mais ameno. A zona das grotas apresenta maior incidência de chuvas, as quais concentram-se no inverno, que são bastante frios.

Relevo[editar | editar código-fonte]

 Todo o município é cercado de belas serras pertencentes à Chapada Diamantina. Dentre elas destacam-se a Serra da Jacobina, Serra dos Morgados, a Serra do São Francisco, a Serra do Mulato e a Serra do Angelim.  A geologia revela a existência de rochas antigas e metassedimentares da Serra da Jacobina, além de coberturas Terciárias e Quaternárias recentes em planícies aluviais dos rios. Nas áreas mais elevadas da Serra da Jacobina prevalecem solos Podzólicos que apresentam boas condições físicas e de fertilidade.

O município possui inúmeras cavernas, dentre elas destacam-se:

  • Gruta do Convento, situa-se nas proximidades do povoado de Baixa Grande e Abreus, sua extensão é calculada em 6 km;
  • gruta da Toca da Onça, se encontra no Povoado de Tiquara, tem grande importância científica, pois, no seu interior encontramos uma grande variedade de pinturas rupestres, embora em sua maioria já depredadas;
  • Gruta de Abreus ou do Cesário, apresenta inscrições atribuídas aos índios que viviam nas suas imediações;
  • Gruta Icó, situa-se proximidades do povoado de Caraíbas. 

Nas proximidades do povoado de Lage dos Negros estão a Gruta da Barriguda e Toca da Boa Vista, as quais têm sido atrativas para estudiosos não somente devido à beleza, mas também devido as suas extensões e à presença de fósseis no interior dessas cavidades.

Vegetação[editar | editar código-fonte]

No município predominam as formações vegetais de caatinga dos tipos arbórea, arbustiva e de aluviões distribuídas segundo as condições climáticas, o relevo e as condições hídricas. A floresta estacional decidual surge nas áreas mais úmidas, na Serra da jacobina.

Conforme a vegetação o município é dividido em três zonas distintas: a Zona da Caatinga, Zona das Grotas e zona da jacobina Nova. A Zona da Caatinga é formada por vegetação com predominância de arbustos de pequeno porte com galhos retorcidos e desfolhados. Os rios são temporários e as chuvas são escassas. A zona das Grotas é de vales e grotões férteis com rios e riachos permanentes. Está situada entre os morros que formam a serra da Jacobina. A vegetação ai é exuberante com árvores frondosas  bosques e matas. A Zona da Jacobina Nova é formada por extensos tabuleiros situados entre a Serra do São Francisco, Serra Escurial, Serra do Mulato e Rio Salitre. A vegetação ai assemelha-se à das grotas com árvores de grande porte formando matas e bosques.  A sede do município está a 600 m acima do nível do mar.

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

O município é banhado por muitos rios e ribeiros, perenes e temporários, sendo estes últimos os predominantes. Na zona da caatinga os rios são temporários devido à escassez de chuvas. Na zona das grotas predominam rios e riachos permanentes.  A zona dos tabuleiros assemelha-se à das grotas com a predominância de lindos riachos e cachoeiras.

O município é drenado por duas grandes bacias hidrográficas, a Bacia do rio Itapicuru e a Bacia do rio Salitre. A Bacia do rio Itapicuru é de grande relevância para a região uma vez que a maior parte dos povoados que formam a grande área habitada do município se abastece das águas dessa bacia. Muitos dos rios e riachos da região têm suas nascentes em grotões e vales próximos à cidade. Os rios mais importantes desta bacia que cortam o município são: Rio Campo Formoso, Rio das Pedras, Rio Gia, Rio água Branca, Fio Brejo do Coelho, Rio Itapicuru Mirim, Fio Barroca. A Bacia do Salitre está interligada a bacia do São Francisco e drena a zona da caatinga e tabuleiros, abrangendo assim a área mais árida do município. São seus principais afluentes: Rio Pacui, Rio Preto, Rio da Lage, Rio Escurial, Rio Tanquinho, Riacho das Piabas, Riacho do Morim e Riacho Ventura.  

Turismo[editar | editar código-fonte]

Localizada na encosta da Serra da Jacobina, Campo Formoso é uma cidade cheia de ladeiras e colinas. Sobre o Morro dos Alecrins situa-se o centro comercial, as repartições públicas, os hotéis, hospital, igrejas e antigas residências. O visitante pode percorrer a pé ou em montarias de cavalo ou jumento trilhas encantadoras, entre prados e campos verdejantes, contemplando cenários emoldurados por serras e montes, rios e riachos.

Prefeitura municipal[editar | editar código-fonte]

A prefeitura municipal de Campo Formoso esta localizada na praça da bandeira no centro de campo formoso.O atual prefeito do município é Eurico Soares do Nascimento que retornou a Prefeitura em função da queda de Limitar que transitava em Processo Eleitoral junto a Supremo Tribunal Eleitoral em 22/01/2015.

Câmara de vereadores[editar | editar código-fonte]

A câmara de vereadores de Campo Formoso esta localizada no Loteamento Parque Santa Luzia, 22 - Centro. Atualmente o presidente do poder legislativo municipal é o vereador Nagy Martins do PHS e ainda sendo composta por 15 vereadores que são:

  • Ismael Pereira PHS
  • Zé Lambão PSD
  • João Pedro PSB
  • Wolnei Borges PSD
  • André Custodio PP
  • Junior Nascimento PMDB
  • Erivelton Curaçá PSDB
  • PSB
  • Elmo PR
  • Luciano Jatobá PRB
  • Edmundo Miranda DEM
  • Arlivan Gonçalves PTB
  • Damasceno PMDB
  • Nagy Martins PHS
  • Val do Lelé PSD

Comunicações[editar | editar código-fonte]

  • rede de telefonia TIM
  • rede de telefonia VIVO
  • rede de telefonia OI
  • rede de telefonia CLARO
  • rádio NUPORANGA FM
  • rádio ESMERALDA FM
  • emissora TV SÃO FRANCISCO GLOBO
  • emissora TV ARATU SBT
  • emissora BAND BAHIA BAND
  • emissora RECORD BAHIA RECORD
  • emissora TV APARECIDA
  • Site Esmeralda Noticias
  • Site Campo Formoso Noticias
  • Site Campo Formoso Teen
  • Site Portal Tiquara News
  • site formosogospel

Pecuária[editar | editar código-fonte]

  • Asininos - efetivo dos rebanhos
487 cabeças
  • Bovinos - efetivo dos rebanhos
26.412 cabeças
  • Bubalinos - efetivo dos rebanhos
- cabeças
  • Caprinos - efetivo dos rebanhos
63.525 cabeças
  • Casulos do bicho-da-seda - valor da produção
- Mil Reais
  • Codornas - efetivo dos rebanhos
2.115 cabeças
  • Coelhos - efetivo dos rebanhos
- cabeças
  • Equinos - efetivo dos rebanhos
711 cabeças
  • Galinhas - efetivo dos rebanhos
39.782 cabeças
  • Galos, frangas, frangos e pintos - efetivo dos rebanhos
41.723 cabeças
  • Lã - produção - quantidade
- Kg
  • Lã - valor da produção
- Mil Reais
  • Leite de vaca - produção - quantidade
2.782 Mil litros
  • Leite de vaca - valor da produção
3.339 Mil Reais
  • Mel de abelha - produção - quantidade
8.123 Kg
  • Mel de abelha - valor da produção
45 Mil Reais
  • Ovinos - efetivo dos rebanhos
40.137 cabeças
  • Ovinos tosquiados - quantidade
- cabeças
  • Ovos de codorna - produção - quantidade
10 Mil dúzias
  • Ovos de codorna - valor da produção
15 Mil Reais
  • Ovos de galinha - produção - quantidade
207 Mil dúzias
  • Ovos de galinha - valor da produção
602 Mil Reais
  • Suínos - efetivo dos rebanhos
8.444 cabeças
  • Vacas ordenhadas - quantidade
8.574 cabeças

Fonte: IBGE, Produção da Pecuária Municipal 2012. Rio de Janeiro: IBGE, 2013. NOTA 1: Atribui-se zeros aos valores dos municípios onde, por arredondamento, os totais não atingem a unidade de medida. NOTA 2: Atribui-se a expressão dado não existente onde não há ocorrência da variável no município.

Empresas na cidade[editar | editar código-fonte]

  • Número de empresas atuantes
1.086 Unidades
  • Número de unidades locais
1.095 Unidades
  • Pessoal ocupado assalariado
4.034 Pessoas
  • Pessoal ocupado total
4.974 Pessoas
  • Salário médio mensal
2,2 Salários mínimos
  • Salários e outras remunerações
60.273 Mil Reais

Fonte: IBGE,Cadastro Central de Empresas 2011. Rio de Janeiro: IBGE, 2013. NOTA 1:Atribui-se zeros aos valores dos municípios onde não há ocorrência da variável ou onde, por arredondamento, os totais não atingem a unidade de medida. NOTA 2:Os dados com menos de 3(três) informantes estão desidentificados, apresentando a expressão Não disponível, a fim de evitar a individualização da informação.

Frota de veículos[editar | editar código-fonte]

  • Automóvel - Tipo de Veículo
3.196 automóveis
  • Caminhão - Tipo de Veículo
217 caminhões
  • Caminhão trator - Tipo de Veículo
116 caminhões Trator
  • Caminhonete - Tipo de Veículo
1.010 caminhonetes
  • Camioneta - Tipo de Veículo
159 camionetas
  • Micro-ônibus - Tipo de Veículo
27 micro-ônibus
  • Motocicleta - Tipo de Veículo
3.785 motocicletas
  • Motoneta - Tipo de Veículo
223 motonetas
  • Ônibus - Tipo de Veículo
78 ônibus
  • Outros - Tipo de Veículo
175 veículos
  • Total de Veículos
9.013 veículos
  • Trator de rodas - Tipo de Veículo
0 tratores de rodas
  • Utilitário - Tipo de Veículo
27 utilitários

Fonte: Ministério das Cidades, Departamento Nacional de Trânsito - DENATRAN - 2012. NOTA 1: Atribui-se zeros aos valores dos municípios onde não há ocorrência da variável. NOTA 2: Atribui-se a expressão dado não informado às variáveis onde os valores dos municípios não foram informados.

Instituições financeiras[editar | editar código-fonte]

  • Depósitos a prazo
10.032.319 Reais
  • Depósitos à vista - governo
1.366.217 Reais
  • Depósitos à vista - privado
13.306.117 Reais
  • Número de Agências
4 Agências
  • Operações de Crédito
54.036.363 Reais
  • Poupança
51.730.320 Reais

Fontes: Banco Central do Brasil, Registros Administrativos 2012. NOTA 1: Atribui-se a expressão dado não informado às variáveis onde os valores dos municípios não foram informados. NOTA 2: Atribui-se zeros aos valores dos municípios onde não há ocorrência da variável. NOTA 3: O município pode ter mais agências, mas os valores apresentados são das agências que estavam efetivamente operantes na data do fechamento da pesquisa.

PIB de Campo Formoso[editar | editar código-fonte]

  • Impostos sobre produtos líquidos de subsídios a preços correntes
29.429 mil reais
  • PIB a preços correntes
426.181 mil reais
  • PIB per capita a preços correntes
6.364,05 reais
  • Valor adicionado bruto da agropecuária a preços correntes
47.125 mil reais
  • Valor adicionado bruto da indústria a preços correntes
110.041 mil reais
  • Valor adicionado bruto dos serviços a preços correntes
239.586 mil reais

Fonte: IBGE, em parceria com os Órgãos Estaduais de Estatística, Secretarias Estaduais de Governo e Superintendência da Zona Franca de Manaus - SUFRAMA.

Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Visitado em 11 de outubro de 2008.
  2. Estimativas da população para 1º de julho de 2008 (PDF) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de agosto de 2008). Visitado em 5 de setembro de 2008.
  3. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil Atlas do Desenvolvimento Humano Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2010). Visitado em 07 de agosto de 2013.
  4. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (2010). Perfil do município de Campo Formoso - BA Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013. Visitado em 4 de março de 2014.
  5. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Visitado em 11 de outubro de 2008.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um município da Bahia é um esboço relacionado ao WikiProjeto Nordeste do Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.