Santo Eustáquio (Países Baixos)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sint Eustatius
Santo Eustáquio
Bandeira de Santo Eustáquio
(Bandeira)
Lema nacional:Tera di Solo y suave biento
Posição de Santo Eustáquio
Língua oficial Neerlandês[1]
Capital Oranjestad
Governo
Mike Franco
Área
21 km²
População
• Censo de 2016
Densidade
Lista de países por área
3.193
150/km²
Moeda Dólar dos Estados Unidos
Internet TLD .an/.nl
Fuso horário UTC -4

A ilha de Santo Eustáquio[2][3] (neerlandês: Sint Eustatius, também conhecida como Statia ou Saint Eustace) é uma das ilhas e município especial dos Países Baixos localizada nas Pequenas Antilhas, no mar do Caribe. Até 2011 fazia parte das Antilhas Neerlandesas, formalmente extintas.

Localiza-se porção norte das Ilhas de sotavento, nas Índias Ocidentais, a sudeste das Ilhas Virgens. Sint Eustatius localiza-se imediatamente a noroeste de São Cristóvão e a sudeste de Saba. A capital regional é Oranjestad.

Com uma área de 21 quilômetros quadrados e população de aproximadamente 3.500 habitantes, a ilha apresenta uma densidade populacional de cerca de 169 habitantes por quilômetro quadrado. A partir de 2015, a população foi oficialmente estimada em 3.877. A língua oficial é o holandês, mas o inglês é a "língua da vida cotidiana" na ilha, a educação é apenas em inglês. Um crioulo local baseado no inglês também é falado informalmente. Viajantes para a ilha por via aérea chegam através de F.D. Aeroporto Roosevelt.

Nome[editar | editar código-fonte]

O nome da ilha, “Sint Eustatius”, é o nome holandês para Santo Eustáquio, um lendário mártir cristão, conhecido em espanhol como San Eustaquio e em português como Santo Eustáquio.

História[editar | editar código-fonte]

A ilha foi avistada por Cristóvão Colombo em 1493 e reclamada por uma surpreendente justaposição de nações durante os 150 anos seguintes. Em 1636, foi colonizada pela Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais. A ilha foi, também, a sede de um dos primeiros assentamentos judaicos no Novo Mundo, que remonta pelo menos ao século XVIII. A Sinagoga Honen Dalim, agora em ruínas, foi construída em 1739 e queimada pelo almirante Rodney em 1781. Nesse mesmo ano, parte da comunidade judaica foi deportada.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Monte Mazinga

Geograficamente, a ilha é em forma de sela, com o monte Mazinga (um vulcão extinto) de 602 metros de altura, coloquialmente chamado de Quill (a partir do neerlandês kuil, que significa "buraco", por causa de sua cratera) para o sudeste e ao menor par Hill/Little Mountain e Mountain Boven ao noroeste. A cratera do Quill é um destino turístico. A maior parte da população da ilha vive no intervalo entre as duas áreas que atravessa o centro da ilha.

Formação[editar | editar código-fonte]

Anteriormente parte das Antilhas Holandesas, Sint Eustatius tornou-se um município especial nos Países Baixos em 10 de outubro de 2010.

Referências

  1. Papiamentu can be used in relations with the government
    «Invoeringswet openbare lichamen Bonaire, Sint Eustatius en Saba» (em Dutch). wetten.nl. Consultado em 22 de setembro de 2017 
  2. Ministério da Saúde de Portugal
  3. Jornal FolhaOnline