Portal:Numismática

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Portal da Numismática
InternationalCoins.JPG37 5.JPGTravelmoney.jpgMacuq-extrajeras3.jpgAlaric II 484 507 gold 1470mg reverse.jpgМонета2.JPG063 - Mihail Radu.jpgCommodus denier verso ag1.jpgMaria Theresa ein kreutzer 1760 reverse.jpgCalif al Amir Tyre 1118 CE.jpg


Introdução

Numismatica - Alegoria.jpg

Numismática (do grego clássico νόμισμα - nomisma, através do latim numisma, moeda) é a ciência que tem por objetivo o estudo sob o ponto de vista histórico, artístico e econômico das cédulas, moedas e medalhas, muito embora o termo também seja empregado como sinônimo ao colecionismo desses itens. A numismática engloba ainda outros objetos "monetiformes", ou seja, assemelhados às moedas, como os jetons (geralmente emitidos por corporações para identificar seus membros), moedas particulares (destinadas a circular em círculos restritos, como uma fazenda) ou ainda os pesos monetários (que serviam para conferir os pesos das moedas em circulação). Na atualidade, desenvolveu-se também o conceito de colecionar moedas como forma de investimento, visto que as moedas costumam se valorizar com o passar dos anos e, dessa forma, podem garantir lucro aos “investidores” no momento da revenda.



Artigos selecionados

Anverso da nota de dez euros

A nota de dez euros (€10) é a segunda nota de euro de menor valor e tem sido usada desde a introdução do euro (em sua forma em espécie) em 2002. A nota é usada nos 22 países que têm o euro como única moeda (20 deles a adotando legalmente); com uma população de cerca de 332 milhões.

É a segunda menor nota, medindo 127x67mm e tem um esquema de cor vermelha. As notas de dez euros retraram pontes e arcos/portais em arquitetura românica (entre os séculos XI e XII).

A nota de dez euros contém inúmeros recursos de segurança complexos como marcas d'água, tinta invisível, hologramas e microimpressões que provam sua autenticidade. Em setembro de 2011, havia cerca de 2.005.149.600 (dois bilhões, cinco milhões, cento e quarenta e nove mil e seiscentas) notas de dez euros em circulação em toda a Zona Euro. (ler mais...)


Notas selecionadas

Dollar11963A.JPG

Frente e verso da nota de um dólar dos Estados Unidos.


Categorias

Moedas e medalhas selecionadas

Você sabia…

... que a moeda brasileira mais valiosa é a Peça da Coroação que pode chegar a valer 200 mil dólares?

... que as comunidades francesas do Pacífico (Nova Caledônia, Polinésia Francesa e Wallis e Futuna) não usam o euro, mas o franco Pacífico (franco CFP)?

... que o Kosovo e o Montenegro, embora não-membros da União Europeia, utilizam o euro?

... que o euro é a segunda moeda do mundo para transações e a primeira em termos de espécies em circulação?


Coisas que você pode fazer

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Numismática na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

Portais relacionados

Wikimedia

Numismática no Wikinotícias     Numismática no Wikiquote     Numismática no Wikilivros     Numismática no Wikisource     Numismática no Wikcionário     Numismática na Wikiversidade     Numismática no Wikivoyage     Numismática no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Numism%C3%A1ticaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Numism%C3%A1ticaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Numism%C3%A1ticaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Numism%C3%A1ticaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Numism%C3%A1ticaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Numism%C3%A1ticaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Numism%C3%A1ticaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Numism%C3%A1ticaCommons-logo.svg
Purgar cache do servidor