Andorra-a-Velha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Andorra la Vella (Andorra-a-Velha)
Andorra-a-Velha
Andorra-a-Velha
Bandeira oficial de Andorra la Vella
Brasão oficial de Andorra la Vella
Bandeira Brasão
Posição de Andorra-a-Velha em Andorra
Posição de Andorra-a-Velha em Andorra
País  Andorra
Área  
  Total 30 km²
Altitude 1023 m
Fuso horário CET (UTC+1)
Website: www.comuandorra.ad

Andorra-a-Velha (em catalão: Andorra la Vella, em espanhol: Andorra la Vieja,[1] AFI[ənˈdorə ɫə ˈβeʎə], localmente: [anˈdɔra la ˈβeʎa]), é a capital e mais populosa cidade do principado de Andorra, pequeno país europeu entre a França e a Espanha. Com uma população de 22.256 habitantes (em 2011), recebe mais de 10 milhões de turistas anualmente.[2] Situada a 1.013 metros de altitude, é um importante destino turístico nos Pirenéus e a capital mais alta da Europa.

História[editar | editar código-fonte]

O local de Andorra-a-Velha tem sido povoado desde pelo menos a era cristã e tem sido a principal cidade de Andorra desde 1278, quando os co-príncipes francês (o Rei de França) e espanhol (o Bispo de Urgel) tomaram posse deste co-principado e partilharam a soberania. Em 1993, a primeira constituição do país que estabeleceu uma democracia parlamentar, cujos poderes executivo, legislativo e judicial estão localizados em Andorra-a-Velha. Em 2014, Andorra tornou-se membro das Nações Unidas.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Com 22.256 habitantes (est. 2011), Andorra-a-Velha é a capital do coprincipado de Andorra e está localizada nos Pirenéus Orientais, entre a Espanha e a França. É também a sede de uma paróquia de Andorra com o mesmo nome (12 km²), onde se situa também o povoado de Santa Coloma d'Andorra. É banhada na sua margem direita pelo rio Valira.

População[editar | editar código-fonte]

A população da cidade é muito diversa: espanhóis (43%), andorranos (33%), portugueses (11%), franceses (7%) e outros (6%). O catalão é a língua oficial em todo o principado, se bem que o castelhano e o francês e o português sejam também falados. A maioria dos habitantes é de religião cristã católica.

Economia[editar | editar código-fonte]

As principais atividades econômicas são o turismo e o comércio. Este último é essencial na economia do co-principado (as marcas internacionais têm em Andorra isenção de impostos). No sector secundário, as principais produções são as de móveis e bebidas alcoólicas (brandy e anis, em especial).

Monumentos[editar | editar código-fonte]

A cidade antiga está atravessada por uma larga rua no sentido Norte-Sul, aliás praticamente a única rua da cidade. No bairro central, uma rede de ruas estreitas conduz o visitante à igreja românica e à Casa de La Vall (século XVI), a sede do governo: a visita com um guia permite descobrir sucessivamente a cozinha, no primeiro andar, o grande salão (pinturas murais do século XVI) de onde se pode ter acesso à Câmara do Conselho, onde se conservam os arquivos no armário «das sete chaves» (cada uma das sete paróquias de Andorra dispõe da sua).

Cidades geminadas[editar | editar código-fonte]

Andorra-a-Velha é cidade geminada de:


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Andorra-a-Velha
  1. Abril. "Viaje Aqui - Editora Abril - Andorra". Consult. 2015-09-05. 
  2. "infopédia". infopédia. Consult. 2015-09-05.