Stepanakert

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Estepanaquerte)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Vista da cidade
Stepanakert está localizado em: Azerbaijão
Stepanakert
Localização de Stepanakert, em Artsaque, no oeste do Azerbaijão

Stepanakert (em armênio/arménio: Ստեփանակերտ; romaniz.: Stepanakert , Estepanaquerte[1]), oficialmente conhecida como Khankendi (em azeri: Xankəndi , Canquendi[2]), é a capital da autoproclamada República de Artsaque, com uma população de quase 53 000 habitantes (2010). O controle da área tem sido objeto de disputa entre o Azerbaijão e a Arménia, inclusivamente provocando uma longa guerra, iniciada logo após a dissolução da União Soviética. Atualmente Stepanakert, como o resto de Alto Carabaque, está sob controle militar das forças armadas arménias.

História[editar | editar código-fonte]

A cidade foi fundada em 1917 depois da revolução de Outubro no lugar de uma vila chamada Khankendi. Em 1923 atribuiu-se-lhe o nome de Stepanakert, em honra de Stepan Shahumyan, um arménio comunista, líder de Bacu. Depois do colapso soviético o Azerbaijão declarou a sua independência, vindo o governo do Azerbaijão voltar a chamar à cidade Khankendi.

Cidades-Irmãs[editar | editar código-fonte]

Em 03 de Fevereiro de 2016, o município brasileiro de Franco da Rocha, através da Lei 1174/2016[3], se declara cidade-irmã de Stepanakert, capital da autodeclarada República de Artsaque.

Dois anos depois, em 18 de Junho de 2018, o município brasileiro de Mairiporã foi declarado, através da Lei n° 3767/18[4], também cidade-irmã de Stepanakert.

Apesar do alerta dado pelo Itamaraty sobre o problema de que o Brasil, nem qualquer país integrante da ONU, reconhece a este país como independente, ambas os municípios mantem Stepanakert como sua cidade-irmã.

Referências

  1. Rocha, Carlos (21 de outubro de 2013). «Aportuguesamento de vários topónimos estrangeiros». Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Consultado em 21 de outubro de 2013 
  2. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome :1
  3. «Prefeitura Municipal de Franco da Rocha». www.francodarocha.sp.gov.br. Consultado em 15 de outubro de 2020 
  4. «Lei Ordinária 3767 2018 de Mairiporã SP». leismunicipais.com.br. Consultado em 14 de outubro de 2020