Físico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Albert Einstein, físico que desenvolveu a teoria geral da relatividade.

Físico é um cientista especializado em física. Os físicos estudam uma ampla gama de fenômenos da natureza em diversas divisões da física, abrangendo todas as escalas de comprimento: de partículas sub-atômicas, das quais toda a matéria ordinária é composta (física de partículas), até o comportamento do universo material como um todo (cosmologia física).

O termo "físico" foi cunhado por William Whewell em seu livro de 1840, The Philosophy of the Inductive Sciences.[1]

Educação[editar | editar código-fonte]

A maior parte do material que os estudantes encontram nos cursos de graduação é baseado em descobertas e percepções ocorridas a um século ou mais. A "teoria da intromissão" da luz de Alhazen foi formulada no século XI; as leis do movimento de Newton e a lei da gravitação universal de Newton foram formuladas no século XVII; as equações de Maxwell foram formuladas no século XIX; e a mecânica quântica foi formulada no início do século XX. Os currículos de graduação em física incluem geralmente os seguintes tópicos: química, física clássica, cinemática, astronomia e astrofísica, laboratório de física, eletricidade e magnetismo, termodinâmica, óptica, física moderna, física quântica, física nuclear e física do estado sólido. Os estudantes de graduação de física também devem estudar intensivamente cursos de matemática (cálculo, equações diferenciais, álgebra linear, análise complexa, etc.), ciência da computação e programação.

Muitas colocações, especialmente em pesquisa, requerem um grau de doutorado. Os campos de especialização incluem as áreas experimentais e teóricas de astrofísica, física atômica, física molecular, biofísica, física química, física médica, física da matéria condensada, cosmologia, geofísica, física gravitacional, ciência dos materiais, física nuclear, óptica, física de partículas e física do plasma. Experiência em pós-doutorado pode ser requerida para determinados cargos.

Honrarias e prêmios[editar | editar código-fonte]

A maior honraria concedida a físicos é o Nobel de Física, concedido desde 1901 pela Academia Real das Ciências da Suécia.


Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Whewell, William. The Philosophy of the Inductive Sciences Part 1 (Cambridge: John W Parker J&J Deighton). p. cxiii. [1]

Leitura adicional[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete físico.